Estas são as sete maravilhas naturais do mundo, e duas estão na América do Sul!

Através de um concurso internacional que recebeu mais de 500 milhões de votos, foram escolhidas as sete maravilhas naturais do mundo. Descubra quais são e onde estão localizadas essas belezas naturais.

Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu são uma das duas maravilhas naturais do mundo na América do Sul.

Em 2011, foi realizado um concurso internacional que buscava destacar sete lugares do planeta como maravilhas naturais do mundo, de forma semelhante à forma como foi realizada a votação para escolha das sete maravilhas do mundo moderno quatro anos antes.

Ambas as iniciativas partiram do cineasta e aventureiro suíço Bernard Weber, fundador da empresa New Open World Corporation, responsável pela organização dos dois eventos.

Foram 454 indicados para o concurso das sete maravilhas naturais do mundo, que foram reduzidos até chegar a 28 finalistas, entre os quais estavam lugares como a Grande Barreira de Corais da Austrália, o Grand Canyon dos Estados Unidos e as Ilhas Galápagos do Equador.

Por fim, os 7 selecionados foram escolhidos em concurso que recebeu mais de 500 milhões de votos de todo o mundo. A seguir, te contamos quais são eles.

Cataratas do Iguaçu (Argentina e Brasil)

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na divisa entre a Província de Misiones, na Argentina, e o estado do Paraná, no Brasil, e são um espetáculo da natureza.

São uma das maiores cataratas do planeta, composta por 275 cachoeiras, a maioria delas localizadas em território argentino. A mais alta delas é a Garganta do Diabo, com cerca de 80 metros, que é também a maior e mais impressionante desta maravilha natural do mundo.

Montanha da Mesa (África do Sul)

A próxima maravilha natural está localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, e é uma montanha que se destaca porque no seu topo possui um planalto que se estende por cerca de 3 km de lado a lado.

Montanha da Mesa, África do Sul.
A Montanha da Mesa é um símbolo da Cidade do Cabo, até aparece em sua bandeira.

Esta surpreendente montanha é uma maravilha geológica, que estima-se ter sido formada ao longo de milhões de anos. Devido à sua importância, foi criado o Parque Nacional Montanha da Mesa em 1998.

O planalto fica a cerca de 1.085 metros acima do nível do mar e oferece deslumbrantes vistas panorâmicas da cidade e arredores. Visitar o cume a partir da Cidade do Cabo é bastante fácil, pois existe um teleférico que permite subir sem esforço.

Baía de Ha-Long (Vietnã)

A seguir, temos uma baía deslumbrante de águas cristalinas que está localizada na província de Quang Ninh, no Vietnã, e é uma das atrações mais populares do Sudeste Asiático.

Nesta baía existem mais de 1.600 ilhas e ilhotas calcárias, de diferentes formas e tamanhos, distribuídas por todo o Golfo de Tonkin. Algumas dessas ilhas possuem até cavernas antigas e praias de areia branca.

Além de ser eleita uma maravilha natural do mundo, a Baía de Ha-Long também foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Amazônia (vários países da América do Sul)

Tamanha é a extensão da próxima maravilha natural do mundo que é compartilhada por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Amazônia, uma das maravilhas naturais do mundo.
O rio Amazonas é considerado o mais longo e extenso do mundo.

Com seus 6,7 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, considerada o "pulmão verde do mundo" e um importante reservatório biológico. Estima-se que mais de 3.700 espécies de fauna e mais de 17.500 espécies de flora vivam em suas florestas e rios.

A maneira mais fácil de visitar a Amazônia é usando como base cidades como Iquitos no Peru, Leticia na Colômbia ou Manaus no Brasil.

Rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas)

O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa está localizado na província de Palawan, nas Filipinas. Este local abriga uma paisagem impressionante com formações calcárias. No entanto, o que o torna extraordinário é que abriga o maior rio subterrâneo navegável do mundo, que se estende por cerca de 8 km.

Este rio de águas cristalinas passa por uma caverna com impressionantes formações geológicas, como estalactites, e deságua no mar, tornando-o muito suscetível às mudanças de maré.

Além de ser uma maravilha natural do mundo, este local também foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e é uma grande atração turística. Pode ser explorado como parte de uma excursão guiada de cerca de 45 minutos.

Ilha de Komodo (Indonésia)

Komodo é uma das muitas ilhas da Indonésia, famosa por ser o habitat do maior lagarto do mundo, o dragão de Komodo, daí o seu nome. Estes répteis excepcionais, que podem atingir 3 metros de comprimento e pesar mais de 300 quilos, só são encontrados nas ilhas menores de Sunda Indonésia.

dragão de komodo
O Parque Nacional de Komodo foi criado em 1980 com o objetivo de proteger o dragão de Komodo.

A Ilha de Komodo, juntamente com as Ilhas Rinca e Padar, constituem o Parque Nacional de Komodo, que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e foi criado com o objetivo de proteger o dragão de Komodo.

Além da importância para a conservação desta espécie, o Parque Nacional de Komodo também se destaca por abrigar uma rica biodiversidade marinha, tornando-se um local muito procurado pelos mergulhadores.

Ilha de Jeju (Coreia do Sul)

A próxima maravilha natural do mundo é a maior ilha da Coreia do Sul. Esta ilha deve o seu nome ao fato de estar localizada na província de Jeju, embora também seja conhecida como a Ilha do Amor, por ser um destino popular para lua de mel.

É uma ilha vulcânica de clima subtropical, vegetação exuberante e inúmeras atrações turísticas, entre as quais se destacam as suas cavernas de lava e os Harubang ou avós de pedra, peculiares estátuas alongadas em forma de cogumelo esculpidas em rocha vulcânica, muito características da ilha.

Referência da notícia:

Nature. "New 7 wonders of nature". 2011.