Dieta rica em comidas gordurosas deixa você mais ansioso, diz novo estudo

Um estudo publicado recentemente afirma que uma dieta baseada principalmente em comidas gordurosas faz você ficar mais ansioso. Veja aqui mais informações.

alimentos gordurosos, ansiedade
Alimentos gordurosos influenciam na sua ansiedade. Crédito: bymuratdeniz/Getty Images.

A ansiedade é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal. No entanto, quando essa emoção se torna muito intensa, com preocupações desproporcionais aos problemas e de forma contínua, ela se transforma em um transtorno.

Segundo um levantamento nacional divulgado ano passado (o Covitel 2023), mais de 26% dos brasileiros têm diagnóstico de ansiedade, e os maiores índices de ansiedade foram observados na faixa etária da população mais jovem, de 18 a 24 anos.

Atualmente, nota-se que é comum pessoas estressadas ou ansiosas recorrerem a alimentos ricos em gorduras e açúcares como forma de consolo, e até achando que isso pode aliviar os sintomas. Contudo, não é bem assim, isso pode ter o efeito oposto.

E é o que mostra o novo estudo publicado recentemente na revista Biological Research. Segundo os autores, uma dieta rica em gordura influencia as substâncias químicas cerebrais de uma forma que alimenta a ansiedade.

Como foi feito o estudo

Foram realizados testes em ratos machos de laboratório para analisar o impacto que a dieta rica em gorduras e açúcares (a chamada ‘junk food’) tem nas substâncias químicas do cérebro que controlam a ansiedade.

Os pesquisadores separaram os animais em dois grupos. O primeiro grupo recebeu uma dieta padrão, com aproximadamente 11% de gordura, durante nove semanas. Os demais seguiram uma dieta com 45% de gordura, composta principalmente de gordura saturada de origem animal.

Os piores resultados foram observados entre os ratos que seguiram a dieta rica em gordura: além de ganhar mais peso, eles mostraram uma diversidade significativamente menor de bactérias intestinais.

Durante as nove semanas, os pesquisadores colheram amostras das fezes dos ratos para analisar as bactérias do microbioma intestinal. Ao final do período, os animais foram submetidos a uma bateria de testes.

Os resultados do estudo

O estudo, que foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, e pela Universidade do Colorado em Boulder, mostrou que tal dieta altera as bactérias intestinais através de um caminho complexo que conecta o intestino ao cérebro. E essa alteração influencia também a liberação de substâncias químicas no cérebro associadas à ansiedade.

"Todos sabem que esses alimentos não são saudáveis, mas tendemos a pensar neles apenas em termos de ganho de peso. Se você considerar que eles também afetam o seu cérebro e podem causar ansiedade, isso torna os riscos ainda maiores", disse Christopher Lowry, um dos autores da pesquisa.

ansiedade, comida
A dieta rica em gorduras favorece a liberação de substâncias químicas no cérebro associadas à ansiedade. Crédito: Divulgação.

Lowry sugere que algum microbioma intestinal não saudável compromete o revestimento do intestino, e isso permite que as bactérias se infiltrem no sistema circulatório e se comuniquem com o cérebro através do nervo vago.

Os resultados mostraram que a dieta mais rica em gordura foi associada a um aumento de peso e a uma menor diversidade de bactérias intestinais. Essa menor variedade bacteriana está associada com uma saúde não tão boa assim.

A dieta rica em gordura essencialmente apresentou a assinatura molecular de um estado de alta ansiedade em seus cérebros - Christopher Lowry, um dos autores da pesquisa.

Além disso, essa mesma dieta apresentou uma maior expressão de três genes envolvidos na produção e sinalização do neurotransmissor serotonina; e isso ocorreu especialmente em uma região do tronco cerebral ligada ao estresse e à ansiedade. Ou seja, segundo os autores, ativar subconjuntos de neurônios ligados à serotonina pode gerar respostas semelhantes à ansiedade.

E os pesquisadores ainda deram um conselho: que as pessoas consumam o maior número possível e diverso de frutas e vegetais, além de ingerir alimentos fermentados para ter um microbioma saudável.

de Noronha, S.I.S.R. et al. High-fat diet, microbiome-gut-brain axis signaling, and anxiety-like behavior in male rats. Biological Research, v. 57, n. 23, 2024.