O tempo no Sul do Brasil na próxima semana: alerta para sequência de massas de ar frio e de frente frias

A próxima semana será marcada pela atuação de três massas de ar frio, frentes frias, pela formação de um ciclone extratropical e também por chuvas intensas e pelo risco de tempestades já nos primeiros dias.

alerta de chuvas intensas
Semana agitada na Região Sul através da atuação de várias massas de ar frio e de frentes frias, que deixam alertas de chuvas intensas e tempestades.

A primeira semana do inverno será agitada, meteorologicamente falando, na Região Sul do Brasil. Uma sequência de formação de sistema frontais, com a atuação de um ciclone extratropical, e o avanço de três massas de ar frio marcam a semana.

A segunda (24) e a terça-feira (25) possuem alertas de chuvas intensas e de tempestades nos três estados da Região, com a semana terminando com alertas somente no Rio Grande do Sul.

Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo.

Segunda-feira: as chuvas e tempestades mais intensas da semana

Já na madrugada, graças a atuação de um cavado e de uma frente fria, instabilidades conseguem se desenvolver e provocar chuvas intensas e tempestades na metade norte do Rio Grande do Sul, com exceção do oeste e incluindo a região de Porto Alegre, no sul e oeste de Santa Catarina.

O início e o fim da semana serão dos dias com os maiores volumes e potencial para transtornos.

No início da manhã, as chuvas ganham intensidade e o potencial para transtornos aumenta. Alerta de chuvas intensas e de tempestades para o norte do Rio Grande do Sul, sul, centro e oeste de Santa Catarina, incluindo a região de Florianópolis. No decorrer do período, as chuvas passam a se concentrar em Santa Catarina, com exceção do norte do estado. No Paraná, há alerta de chuvas intensas e de tempestades somente para o extremo oeste e o sudoeste do estado.

A condição anterior se mantém ao longo da tarde, mas com as chuvas ocorrendo no norte de Santa Catarina e em todo o sul do Paraná.

No período da noite, a frente fria avança mais, tirando a chuva completamente do Rio Grande do Sul e mantendo sobre o norte e leste de Santa Catarina, no oeste, sul e leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, com alertas de chuvas de moderada a forte intensidade.

No decorrer do dia, uma massa de ar frio avança já baixa as temperaturas durante a madrugada na metade sul do Rio Grande do Sul, com o ar frio chegando ao sul do Paraná no período da noite. Assim, as temperaturas mínimas ocorrem à noite.

Terça-feira: chuvas reduzem, mas ainda há alertas para Santa Catarina e o Paraná

A frente fria avança para o Sudeste e se afasta para o oceano, atuando de forma costeira pela Região. No entanto, uma região de cavado se forma e instabilidades provocam chuvas de até forte intensidade e tempestades pontuais durante a madrugada e a amanhã no extremo norte de Santa Catarina, no oeste, porção central e leste do Paraná.

No período da tarde, as chuvas continuam com fraca intensidade e pontuais sobre o Paraná e extremo norte catarinense. Somente por volta do fim do período e início da noite, a região de cavado ganha intensidade e se desloca para sul, trazendo de volta as chuvas de moderada a forte intensidade para o sudoeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina.

A região de cavado continua se intensificando e passando a atuar também sobre o Rio Grande do Sul. Assim, há previsão de chuva fraca ao longo da noite para a metade norte do Rio Grande do Sul e moderadas em Santa Catarina. No Paraná, chove fraco no leste, na região litorânea.

Em relação às temperaturas, a massa de ar frio deixa o dia gelado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sudoeste, sul e leste do Paraná.

Quarta-feira: ciclone se forma e nova massa de ar frio avança

A região de cavado do dia anterior continua evoluindo, passando para uma baixa pressão, que atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na madrugada e manhã. Assim, há alerta de chuvas intensas e de tempestades no norte e leste do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina. No oeste e sudoeste do Paraná, demais regiões catarinenses, porção central e sudeste do Rio Grande do Sul, há previsão de chuva fraca.

No período da tarde, a baixa pressão vai para o oceano, passando para uma ciclone extratropical, com uma fraca frente fria e sem provocar riscos. As chuvas perdem intensidade e uma massa de ar frio, também mais fraca, toma o lugar das instabilidades, proporcionando um tempo mais firme em toda a Região Sul.

A sensação de frio continua ao longo de todo o dia no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no oeste, sul e leste do Paraná. Nas demais regiões paranaenses, o ar frio, que avança posteriormente, garante uma condição mais amenas e ligeira sensação de frio.

Quinta-feira: massa de ar frio garante o tempo mais firme e baixíssimo volume de chuva

Ainda com influência da fraca frente fria, há previsão de chuva fraca e chuvisco no norte de Santa Catarina e no Sul do Paraná durante a madrugada e início da manhã.

As chuvas dão trégua na quinta-feira, retornando com intensidade somente no Rio Grande do Sul na sexta-feira.

No decorrer do dia de quinta-feira (27), o tempo firme predomina, praticamente sem nuvens, no Rio Grande do Sul, no extremo sul de Santa Catarina e no norte do Paraná. Nas demais regiões catarinense e do Paraná, o tempo fica nublado com baixo potencial de chuvas, que acontecem mais no litoral paranaense e no extremo norte catarinense.

A sensação é de frio ao longo do dia em praticamente toda a Região Sul, com calor no período da tarde no norte e noroeste do Paraná.

Sexta-feira: alerta de chuvas intensas retorna para o Rio Grande do Sul

A sexta-feira (28) será marcada pela formação e atuação de uma nova frente fria. O processo começa no período da manhã e deixa alertas de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, sul das Missões, região Central, sul da região Norte e da Serra e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Entre o fim da manhã e início da tarde, as chuvas ocorrem com menor intensidade e se espalham por todo o território gaúcho. Essa condição se mantém até o meio da tarde. Por volta do fim do período, as chuvas passam a se concentrar no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina, uma vez que a frente fria está formada e avança para norte.

alerta de chuvas intensas e tempestades
Acumulados de chuvas até o fim da semana podem passar dos 100 mm no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

Alerta de chuvas de moderada a forte intensidade no período da noite no norte e nordeste gaúcho, no sul e oeste catarinenses.

Nesse processo, uma intensa massa de ar frio começa a atuar no Rio Grande do Sul e avança ao longo do fim de semana por toda a Região Sul.