Mesmo que a humanidade pare de emitir gases de efeito estufa amanhã, as temperaturas globais continuariam aumentando, assim como o nível do mar. É o que aponta um polêmico estudo.
Amanda Balbino
Meteorologista - 32 artigosArtigos de Amanda Balbino
O aquecimento de 2°C da atmosfera liberaria cerca de 230 bilhões de toneladas de carbono do solo. A estimativa é mais de quatro vezes o total das emissões da China e mais do que o dobro das emissões dos EUA nos últimos 100 anos.
Tornado é registrado no litoral norte gaúcho na sexta-feira, sem causar danos locais. Já um temporal de granizo trouxe destruição e prejuízos para 2000 pessoas na região metropolitana de Curitiba (PR).
De acordo com uma nova pesquisa usando dados da missão do telescópio espacial Kepler, cerca de metade das estrelas semelhantes ao nosso sol poderiam ter um planeta rochoso capaz de suportar água líquida em sua superfície.
A distribuição e os volumes de chuva esperados para esse mês de novembro mostram que o fenômeno La Niña vai se fazer presente em várias áreas do país. As irregularidades e o baixo volume de chuva podem prejudicar o setor agrícola na região Sul.
Segundo estudo divulgado pela Epagri, um tsunami com características meteorológicas atingiu Santa Catarina em 2019, provocando destruição e prejuízos a pescadores e moradores do litoral catarinense.
A tempestade tropical Zeta deverá se transformar em um furacão e atingir áreas do Caribe e costa norte do Golfo do México. O sistema ainda aproxima o Oceano Atlântico de mais um recorde histórico.
O estudo coordenado pela Embrapa, analisou e cruzou dados de 50 municípios e resultou em um calendário de cultivo para diminuir riscos de estresses hídricos associados a perdas na produção agrícola em anos de El Niño e La Niña.
O incêndio no Colorado está forçando evacuações, queimando o equivalente a 24 km² por hora. O incêndio no leste de Troublesome em Grand County, já se tornou um dos maiores incêndios da história do estado.
O furacão Épsilon se enfraqueceu e caiu para um tempestade de categoria 2 nessa quinta-feira. O furacão continua a ganhar latitude à medida que se desloca a leste das Bermudas, mas devido a sua dimensão o arquipélago ainda continua sob alerta de tempestades tropicais intermitentes.
O novo relatório do Estado dos Serviços Climáticos diz que o mundo precisa aumentar rapidamente os investimentos em sistemas de alerta precoce para eventos climáticos extremos. Em 2030 o número de pessoas atingidas por desastres naturais pode aumentar 50%.
As regiões agrícolas que aguardam a chegada das chuvas em outubro, irão se deparar com condições de maior instabilidade atmosférica na segunda quinzena do mês.