Recifes de corais são indicadores naturais de como anda as condições marinhas e climáticas em qualquer região do mundo. Um alerta da NOAA de nível 2, o mais alto, para branqueamento de corais está em vigor no litoral do Nordeste. Entenda o que isso significa.
Bruno César Capucin
Meteorologista - 94 artigosArtigos de Bruno César Capucin
Está à deriva e no limite das águas do Oceano Antártico o maior iceberg do mundo, o A68. Em meados de abril, o iceberg colossal perdeu parte de sua massa de gelo para formar o iceberg A68-C. Entenda a história do A68 aqui!
Nos próximos dias, a primeira massa de ar frio significativo da temporada outono-inverno chegará ao Brasil. O país é influenciado anualmente por cinco tipos diferentes de massas de ar. Mas o que seria uma massa de ar e como ela se forma?
A estiagem que atinge o sul do Brasil já fez muitas cidades decretarem estado de emergência, mas também está mudando paisagens de importantes cartões postais da região. Muitos fatores climáticos podem estar associados com a seca.
O litoral do Reino Unido é conhecido pelo registro de fatos estranhos. O último ocorreu na segunda-feira (13), quando vários moradores no litoral do condado de Yorkshire, na Inglaterra, se depararam com a aparição incomum de besouros em massa nas praias da região.
O fim de semana de Páscoa está sendo marcado por tempo severo e impactos nos Estados Unidos. Um forte sistema de tempestade nesta primavera está deixando vários estados do país sob ameaça de tornados violentos, granizo e ventos prejudiciais.
No fim da primeira quinzena deste mês de abril, o naufrágio mais famoso do mundo completa 108 anos. Muito já se sabe sobre a história da construção e do naufrágio do Titanic. Mas qual era a condição meteorológica na noite da tragédia?
Em meio ao surto de coronavírus, parte do centro-leste dos Estados Unidos registrou tempestades severas neste sábado, algumas com atividade tornádica e impactos a população. Mas o aumento da umidade do ar poderia de alguma forma ajudar a combater o Covid-19?
As altas pressões subtropicais fazem parte da circulação geral da atmosfera. A alta subtropical do Atlântico Sul por exemplo, é extremamente importante para os padrões de tempo e clima no Brasil. Entenda como a sua variabilidade pode influenciar o tempo no país.
Estamos nos últimos dias do verão de acordo com o calendário astronômico. Mas segundo o calendário meteorológico, a atmosfera já está em transição para o outono. A nova estação se inicia na próxima sexta-feria (20), quando ocorrerá o equinócio de outono.
Março é um mês propício para o desenvolvimento de ciclones subtropicais. Como eles podem provocar tempo severo nas regiões costeiras do Brasil, os meteorologistas monitoram certos padrões atmosféricos que possam resultar nestes sistemas ao longo da temporada.
Após semanas tempestuosas na região da Irlanda e do Reino Unido, fevereiro termina com um novo sistema de tempestade em parte da Europa. Inundações, ventos prejudiciais, forte ressaca marítima e neve são algumas das principais ameaças da tempestade Jorge.
Recorde de baixa temperatura em Urupema neste mês, geadas nas Serras Catarinenses e temperaturas sub 10 na Região Sul em pleno mês de fevereiro. Entenda o padrão responsável pelo frio fora de época que atinge partes do Brasil durante o Carnaval.
Um estudo recente em uma Universidade de Israel, apontou relações entre o aumento da temperatura na África e a formação de tempestades mais fortes e frequentes. Veja quais seriam os impactos deste possível cenário no continente africano.
No dia 6 de fevereiro de 2020, a Antártica bateu recordes históricos de temperaturas máximas nas Bases Argentinas de Esperanza e Marambio. Este evento pontual, possivelmente teve relação com a configuração atmosférica de grande escala e efeitos locais como o relevo.
As previsões climáticas para o mês de fevereiro sugerem que a ZCIT estará mais ao sul da sua posição climatológica para a época. Isso pode manter condições mais úmidas e chuvosas ao longo do mês em grande parte da região nordeste do Brasil.
Após vários impactos na região sudeste decorrentes da última ZCAS, um novo ciclone subtropical na costa leste e uma nova ZCAS em parte do Brasil podem se formar no começo de fevereiro, segundo as previsões numéricas de médio alcance.
Pelo menos 100 pessoas morreram e dezenas estão feridas em decorrência das avalanches que atingiram países da Ásia nos últimos dias. As nevascas foram formadas por um sistema de tempestade que atingiu a região e deixou muitos impactos.
Um surto de tempo severo deixou pelo menos 7 pessoas mortas e muita destruição em vários Estados. As tempestades severas ocorreram entre à noite da sexta-feira e o sábado, motivadas por uma descida pronunciada da corrente de jato em direção ao sul.
A noite da última sexta-feira (3) foi marcada por um forte temporal na região de Belo Horizonte. Diversos pontos de alagamentos foram reportados na cidade. Houve ainda queda de árvores e postes na região da Pampulha. Apesar dos inconvenientes, não houve vítimas.