Em andamento forte aquecimento em parte do Cone Sul da América do Sul. Com poucas nuvens e pouquíssima chuva, as temperaturas máximas seguirão elevadas e em torno dos 40°C entre o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai até o fim deste mês.
Bruno César Capucin
Meteorologista - 94 artigosArtigos de Bruno César Capucin
Quando se fala em tempestades, o cisalhamento do vento (wind shear em inglês) é um fator agravante, pois potencializa a trovoada e aumenta o seu grau de severidade. Durante o verão no Brasil, predominam trovoadas de curta duração e menos severas, entenda o porquê disso.
Após o desaparecimento do avião militar chileno na última semana, destroços da aeronave e restos mortais foram localizados no Estreito de Drake entre o sul da América do Sul e a Península Antártica, uma das regiões mais tempestuosas do mundo.
Neste começo de semana, uma massa de ar gélida do Ártico atingirá partes da América do Norte ocasionando temperaturas que podem ficar abaixo de -20°C. Espera-se por anomalias negativas de até -30ºC em áreas do norte americano.
A interação entre a Oscilação Madden-Julian e o Dipolo do Oceano Índico pode favorecer a formação de um ciclone tropical na região de Madagáscar. Esta previsão do modelo ECMWF está sendo válida para a próxima semana.
O mês de novembro tem sido marcado pro graves incêndios florestais na Austrália. Além da perda de vidas humanas e de animais, várias casas foram destruídas pelo fogo. As condições meteorológicas desde o começo do mês estão contribuindo para o alastramento do fogo.
Uma tempestade de fogo trata-se de uma nuvem convectiva (pirocúmulos) que se desenvolve acima da fumaça de grandes incêndios florestais ou erupções vulcânicas. Violentas correntes ascendentes e muita turbulência estão associadas a esse tipo de formação.
Atualmente a tempestade tropical Bulbul afeta o sul da Ásia entre a Índia e Bangladesh. Mas um outro ciclone tropical que está no mar da China atingirá a costa do Vietnã amanhã, região recentemente impactada com a passagem da tempestade tropical Matmo.
Nos últimos dias, o extremo oeste e leste dos Estados Unidos passou por condições ameaçadoras à vida. Na Califórnia, os ventos Santa Ana ajudaram a espalhar os vários focos de incêndios florestais. Já em parte da costa leste, tempestades severas varreram muitos Estados.
O aumento gradativo do calor e da umidade já está sendo percebido em várias regiões do Brasil nesta primavera. Consequentemente, nuvens de tempestade estão se formando durante às tardes e trazem riscos para ocorrência de temporais com consequências materiais e fatais.
Alguns tipos de nuvens podem revelar fenômenos complexos na atmosfera, como por exemplo as ondas de gravidade. Regiões montanhosas frequentemente perturbam o escoamento atmosférico, contribuindo para o desenvolvimento de vários tipos de nuvens peculiares.
Nos últimos dias, incêndios florestais estão consumindo a vegetação em parte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Milhares de pessoas precisaram deixar suas casas e duas mortes já foram reportadas.
Apesar de estarmos entrando no período pré-chuvoso na maior parte do Brasil, oscilações do sistema climático podem impactar na circulação atmosférica de grande escala, favorecendo ou não as primeiras chuvas da temporada, dependendo da configuração dos sistemas sobre a América do Sul.
Na última quarta-feira (dia 25), a NASA divulgou imagens de satélite que registraram uma forte e extensa pluma de poeira deixando o continente africano em direção ao oceano Atlântico. O fenômeno se chama tempestade de areia (ou dust storm em inglês).
Desde o feriado da Independência, as temperaturas seguiram um aumento gradativo pelo interior do país. O forte aquecimento esteve acompanhado ainda de valores de umidade relativa do ar prejudiciais à saúde, condições praticamente típicas de desertos.
Após os fortes impactos deixados pelo furacão Dorian de categoria máxima em parte das Bahamas, a tempestade tropical Humberto está influenciando às condições do tempo nas proximidades do noroeste do país, local mais devastado pelo Dorian no começo do mês.
O fim do inverno pode ser marcado por temperaturas elevadas e desconfortáveis na maior parte do Brasil. Um sistema de bloqueio impedirá o deslocamento de frentes frias mais significativas em direção as regiões centrais do país.
O primeiro furacão significativo da temporada de 2019 está ativo e ameaça parte dos Estados Unidos. Existem incertezas com relação a rota do furacão Dorian, mas a chance maior de uma possível ameaça severa está para o litoral da costa leste da Flórida até a Carolina do Norte.
Tanto a floresta Amazônica como a Cordilheira dos Andes empenham papeis importantes no clima da América do Sul. No Brasil, a umidade do período chuvoso em sua grande maioria procede do bioma Amazônia. A preservação da floresta é fundamental para a biodiversidade e para o clima.
As condições típicas do inverno como a estiagem e por vezes às tardes quentes na maior parte do país, propiciam a formação dos redemoinhos de poeira em regiões de solo árido e sem cobertura vegetal. Embora sejam inofensivos, eles podem gerar inconvenientes.