O maior incêndio do ano em Portugal já dura 2 dias e afeta principalmente o distrito de Castelo Branco, no centro do país. Casas foram destruídas pelo fogo e somam-se 30 feridos, estando um em estado grave. O tempo quente e seco contribuem para a estação de queimadas que assolam anualmente o país.
Carolina Barnez
Oceanógrafa - 133 artigosArtigos de Carolina Barnez
Nessa semana celebramos um dos maiores triunfos da humanidade: a chegada à Lua. O programa de exploração lunar nas décadas de 60 e 70 representou um verdadeiro impulso de desenvolvimento tecnológico e ampliou os limites da exploração humana do universo. Agora, a meta é ir para ficar!
As previsões para a temporada de furacões do Atlântico neste ano estão mudando ao longo dos meses devido à combinação de variáveis climáticas opostas no Atlântico Tropical. Até agora tivemos uma tempestade nomeada e novo sistema se forma no Golfo do México, com chances de evoluir para um furacão.
Dados inéditos de paleoprecipitação mostram que a posição da Zona de Convergência Intertropical também é influenciada pela temperatura de superfície do mar do Atlântico Sul. A descoberta traz um novo olhar sobre este cinturão de chuvas, que é fundamental para o abastecimento hídrico do Nordeste.
Apesar de ser uma das maiores ameaças à saúde humana da atualidade, a poluição do ar é um problema que pode ser reduzido e controlado. Cientistas de diversos países se juntam para pedir com urgência a criação de um pacto entre os países para o controle e redução da poluição do ar no mundo.
A Groenlândia perdeu em um dia cerca de 2 bilhões de toneladas de gelo. Apesar de parecer assustador, derretimentos desse porte já ocorreram antes. O que preocupa é o derretimento contínuo antecipado e as incertezas quanto as condições deste verão boreal.
A temporada de ciclones tropicais do Oceano Índico foi muito intensa nesse ano. Uma temperatura de superfície do mar excepcionalmente elevada e a contribuição de modos de variabilidade climática tiveram papel importantes nesses eventos catastróficos.
Hoje é Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional do Oceanógrafo! O lema é a conscientizar e mobilizar as pessoas em prol de um oceano mais limpo, um uso mais sustentável de seus recursos e a igualdade de gênero no setor. As mudanças começam no dia-a-dia de cada um!
Já chamada de o "novo tabaco", a poluição do ar é um problema crítico não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana. Este foi tema desse ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que está promovendo diversas iniciativas para conscientizar e atrair soluções para este problema.
Hoje faz 100 anos do Eclipse de Sobral, evento que representa uma das grandes conquistas científicas do século XX. O experimento realizado em Sobral, Ceará, proporcionou a primeira comprovação da Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.
A tempestade subtropical Andreas marcou o início da temporada de furacões deste ano no Atlântico, 11 dias do dia oficial. Nos últimos anos, existe uma tendência da primeira tempestade da temporada se formar cada vez mais cedo.
Segundo um novo trabalho científico, o aumento do nível médio do mar poderá ser maior do que o estimado até agora. Dentro de 100 anos, esse aumento resultará em um fluxo migratório de quase 200 milhões de pessoas no mundo e poderá trazer sérios problemas geopolíticos.
O impacto das mudanças climáticas na biodiversidade é uma preocupação atual. Um novo estudo publicado na Nature mostra que espécies marinhas são mais vulneráveis ao aumento de temperatura do que espécies terrestres.
Os manguezais e marismas são capazes de estocar mais que o dobro de carbono do que florestas tropicais como a Amazônia. Esses ecossistemas são importante reguladores do clima e, consequentemente, nossos aliados no controle do aquecimento global.
Na semana de seu aniversário, o telescópio espacial Hubble trouxe novas informações sobre o processo de expansão do nosso Universo. Novos dados mostram que a taxa de expansão do Universo mudou desde o Big Bang e ainda falta uma nova teoria física para explicar esse processo.
O planeta tem sofrido nos últimos séculos uma grande redução de biodiversidade e há evidências de que já estamos vivendo um evento de extinção em massa. Mudanças climáticas, poluição e mau uso dos recursos naturais são os responsáveis.
Estudo recente mostra que o aumento das emissões de gases do efeito estufa está relacionado com a maior ocorrência de eventos extremos. Esses eventos são ligados ao comportamento do jatos de altos níveis, que está mudando impulsionado, principalmente, pelo rápido derretimento do Ártico.
Ontem foi divulgada em primeira mão a imagem inédita de um buraco negro. Na verdade trata-se da detecção do horizonte de eventos de um buraco negro, um feito tecnológico extraordinário. A detecção confirma a Teoria da Relatividade de Einstein e é a primeira prova concreta da existência de buracos negros.
Se um ciclone bomba sob o continente é raro, imagine dois em menos de um mês. É exatamente o que está acontecendo nos EUA nessa semana. Outro ciclone bomba assola o país, causando grandes nevascas, ventos fortes, chuvas e alagamentos.
Veneza teve o segundo maior nível de água registrado em Abril da história, o que deixou metade da cidade submersa. O fim da semana passada e início dessa semana foram cheio de alertas de tempo severo pela Europa, especialmente nos setores sul e oeste.