Apesar do termo ainda ser pouco usado no Brasil, os ciclones subtropicais são sistemas que exigem atenção devido ao seu potencial dano à região costeira. Entenda um pouco mais sobre as características desse tipo de ciclone no Atlântico Sul.
Carolina Barnez
Oceanógrafa - 133 artigosArtigos de Carolina Barnez
Novos equipamentos oceanográficos foram instalados para o monitoramento das variações na circulação do Atlântico Sul. Essas variações podem trazer consequências que vão desde mudanças no regime de precipitação no Brasil até impactos em todo sistema climático da Terra.
A poluição produzida em Manaus afeta o funcionamento do ecossistema Amazônico, comprometendo a fotossíntese das plantas, o balanço de energia da atmosfera e até o regime de chuvas da região.
O ciclone tropical Idai deve chegar às províncias da costa central de Moçambique entre hoje e amanhã. Os ventos e precipitação intensos causados pela aproximação do furacão categoria 3 já deixam vítimas fatais e muitos desabrigados no país.
A última tempestade do inverno atingiu os EUA nessa semana e promete entrar para a história. O desenvolvimento de um ciclone bomba no meio do continente é um evento raro e já promoveu ventos equiparáveis aos de um furacão categoria 1.
Já dura um mês o vazamento de óleo que está colocando em risco as Ilhas Rennells, patrimônio natural da humanidade. O potencial dano socioambiental é grande e a Austrália foi acionada para enviar reforços nas ações de contenção.
O aumento da concentração de CO2 na atmosfera até um nível crítico pode inibir a formação de nuvens stratus. Estas nuvens são responsáveis por refletir parte da radiação solar que chega na Terra e sua diminuição ou ausência poderia gerar um pico de aquecimento no planeta.
Com mais de uma década de existência o Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais da FAPESP tráz novos desafios para os pesquisadores. Dentro das prioridades listadas para os próximos anos estão a divulgação e a alfabetização científica da sociedade.
A comunidade de cientistas do mar ficou desfalcada nesse segundo mês de 2019, com a morte de Walter Munk, o "Einstein dos Oceanos" e Wallace Broecker, o "pai" do aquecimento global. Os dois são responsáveis por grandes achados na oceanografia e áreas afins.
Após 15 anos de exploração a missão Opportunity chega ao fim. Essa missão se tornou um ícone no campo da exploração planetária, e nos mostrou Marte úmido e potencialmente habitável no passado.
Mesmo sendo gerada a 50 quilômetros de distância e 700 m serra abaixo, no litoral paulista, a brisa marítima se propaga até São Paulo. Os efeitos da brisa marítima na região metropolitana estão principalmente associados a chuvas e dispersão de poluentes.
Cientista descobriram a existência de uma cavidade com 2/3 do tamanho de Manhattan (EUA) embaixo do Glacial Thwaites. O crescimento deste "buraco" pode contribuir de forma decisiva para o colapso de Thwaites, trazendo grande impacto no nível médio do mar no futuro.
Um estudo inédito mostra evidências dos efeitos do aquecimento global nas ondas de superfície do oceano. A energia das ondas está aumentando e isso precisa ser levado em conta nas análises de impacto das mudanças climáticas nas zonas costeiras.
A água é essencial para a vida, mas a relação do homem com esse recurso é complexa. Se mantivermos as políticas de gestão atuais, a água que temos será sempre insuficiente e continuaremos vivendo a crise da água no mundo.
O Brasil tem um potencial de geração de energia eólica de cerca de 500 GW, o que representa o triplo da potência da produção de energia nacional considerando todas as outras fontes disponíveis no país.
O aumento do nível do mar já ameaça a sobrevivência e cultura de diversos povos, principalmente no Pacífico. Algumas ilhas já sumiram e o efeito combinado da elevação do mar com outros fenômenos atmosféricos coloca em alerta áreas costeiras ao redor do globo.
O ano começou com grande tensão na Tailândia. A Tempestade Tropical Pabuk, primeira a receber nome em 2019, gerou muita chuva, ventos intensos, grandes ondas e alagamentos para as províncias costeiras do país.
No verão nada melhor que pegar uma praia para se refrescar. Mas para evitar alguns problemas de saúde, é importate ficar atento se a praia que você frequenta está mesmo adequada para banho.
O final do ano chegou e junto com ele vem aquele momento de planejar o mais um ano, viagens e sonhos. Já pensou em conhecer uma praia paradisíaca? Pra ajudar, te mostramos as melhores praias eleitas em 2018. Afinal, não custa nada sonhar...
Após mais de dois anos de sua chegada à Júpiter, Juno chega à metade de sua missão e completa a sua primeira cobertura global do planeta. Os dados coletados apenas na primeira metade da missão já são suficientes para reescrever todo o conhecimento que tínhamos sobre Júpiter.