O vazamento de óleo no Rio Estrela e Baía de Guanabara no último sábado, no Rio de Janeiro, coloca em risco todo ecossistema da região, especialmente espécies em período de reprodução, como os caranguejos. O principal impacto foi em manguezais e os prejuízos ambientais e socioeconômicos são grandes.
Carolina Barnez
Oceanógrafa - 133 artigosArtigos de Carolina Barnez
Este ano mal acabou e já promete ser o quarto mais quente já registrado. Aumento do nível médio do mar, acidificação dos oceanos, redução da extensão de gelo nos polos... esse é o panorama climático de 2018 feito pela a OMM especialmente para a COP24.
A concentração de gases do efeito estufa bateram um novo record em 2017 segundo relatório da Organização Mundial de Meteorologia. O maior alerta é que que se continuarmos aumentando as concentrações nessa velocidade será difícil manter a temperatura da Terra abaixo de 2°C.
No final da tarde de sexta (23) o ABC Paulista experimentou momentos de caos devido a uma chuva muita intensa. Interdição de vias, interrupção de serviços públicos, duas mortes e o desaparecimento de uma criança foram o resultado deste evento.
Nos últimos dias, Sydney e toda parte leste do estado de Nova Gales do Sul foram atingidos por uma enorme tempestade de poeira que chegou a 500 km de comprimento. Apesar da tempestade ter passado, os alertas de perigo a saúde devido a má qualidade do ar permanecem e as consequências da inalação dessas partículas podem durar vários dias.
O metano é um gás do efeito estufa e o aumento de sua emissão agrava o aquecimento global. Porém as consequência de maiores emissões podem ser muito mais graves e irreversíveis para nosso planeta. Entenda quais são os maiores desafios da comunidade científica quando o assunto é metano.
Dia 16 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Amazônia Azul. Essa área é muito mais que apenas um território marinho: faz parte do nosso capital natural, com uma grande biodiversidade e recursos minerais importantes para o nosso desenvolvimento.
O oceano está em movimento constante, afetando diretamente nosso clima e ecossistemas marinhos. As correntes oceânicas podem ocorrer tanto em superfície quanto em profundidade e são essencialmente geradas pelo vento e diferenças na densidade da água do mar.
A tempestade Adrián causou serveros danos na Europa, da região do Sul da França até a Inglaterra. Inundação recorde em Veneza, fatalidades em várias regiões da Itália, nevasca na França e região dos Alpes. Conheça a primeira tempestade nomeada da temporada no Mediterrâneo.
Um estudo recente mostrou que inundações extremas no Rio Amazonas estão ficando mais frequentes. Essa mudança no ciclo hidrológico de um dos rios mais importantes do mundo está acontecendo por mudanças na temperatura de superfície do mar do Pacífico e Atlântico tropical.
A NASA publicou semana passada a foto de um iceberg retangular que deu o que falar. Obra alienígena? "Fake news"? Nada disso! Saiba mais sobre esse tipo de iceberg que nem é tão raro quanto parece.
Quando estamos na praia é facil perceber o avanço ou recuo do mar durante o dia. Essa variação do nível do mar é a maré, causada principalmente pelo efeito de atração da Lua. Saiba mais sobre esse mecanismos e os tipos de marés.
O ciclones Callum e Leslie atingiram o oeste da Europa em dois pontos distintos nesse fim de semana, causando severas inundações, chuvas e ventos intensos que resultaram em grande destruição e perdas de vidas.
Já chamado de "tempestade do século" o furacão Michael desvastou o estado da Flórida, provocou ventos de de até 250km/h e continua causando prejuízos na costa sudeste dos EUA.
A poluição por plásticos no oceano é assustadora e ainda fica pior quando pensamos nos efeitos do microplástico neste ambiente. Saiba mais sobre esses fragmentos plásticos afetam a vida marinha e quais são as alternativas para minimizar este problema.
Na semana passada um tsunami atingiu a Indonésia, causando muita destruição e perda de vidas. Esses fenômenos podem ser devastadores e são mais frequentes em certas localidades. Mas será que é possível acontecer um tsunami no Brasil?
Os tsunamis são considerados um dos fenômenos mais devastadores do planeta. Diferente da maioria das ondas observadas na superfície do oceano, essas ondas gigantes são formadas geralmente por uma fonte submersa, como abalos sísmicos no fundo oceânico.
Você já ouviu falar em vento solar? Aprenda mais sobre esse fenômeno que é responsável pela aurora boreal, influencia diretamente nossas atividades de telecomunicações e até nosso clima, com esse texto em colaboração com o Dr. Felipe Navarete do IAG-USP.
Já sabemos que as ondas de calor marinhas estão ficando mais frequentes e longas. O oeste do Atlântico Norte é uma das região mais atingidas por esse fenômeno na última década e o último evento registrado promoveu temperaturas 5°C mais quentes que a média.
O Ártico está nos holofotes mundiais. Além de ser uma das regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas, também é fonte de recursos valiosos para o homem.