De acordo com o documento do Serviço de Mudança Climática Copernicus, o inverno europeu foi 3ºC superior à média e o Ártico Siberiano também registrou um ano 4ºC mais quente em relação à média climatológica.
Davi Moura
Meteorologista - 229 artigosArtigos de Davi Moura
Um novo estudo encontrou uma relação curiosa entre terremotos e o regime de precipitação. De acordo com a pesquisa, Taiwan tem uma alta frequência de terremotos e uma grande variação na quantidade de precipitação e água armazenada no solo.
O vulcão La Soufrière em São Vicente, no Caribe oriental, produziu grandes erupções desde sexta-feira (9). Os gases liberados pelo vulcão deve atravessar o oceano Atlântico e chegar à América do Sul, África e sul da Europa.
Um dia, a humanidade pode pisar em outro planeta habitável. Esse planeta pode parecer muito diferente da Terra em diversos aspectos físicos, mas uma coisa parecerá familiar: as gotas de chuva.
Já enfrentando um preocupante surto de COVID-19, Timor-Leste e Indonésia foram atingidos por inundações e deslizamentos de terra devastadores, provocando a morte de pelo menos 91 pessoas, destruindo estradas, pontes e casas e deixando a capital Dili submersa.
O poder destrutivo dos ciclones tropicais por meio de inundações é amplificado pela elevação do nível do mar, que muito provavelmente tem uma contribuição substancial em escala global da mudança climática antropogênica.
Nosso planeta está constantemente tentando equilibrar o fluxo de energia dentro e fora do sistema da Terra. Porém, as atividades humanas estão desequilibrando esse balanço, fazendo com que nosso planeta aqueça em resposta.
Enquanto os australianos enfrentavam alagamentos generalizadas no leste do país na terça-feira (23), a vida selvagem local também estava sendo forçada a deixar suas moradias para escapar da enchente.
Para o centro-sul do país, principalmente para a região sul, o outono é a época do aumento da frequência e da intensidade das frentes-frias, com direito a vegetação avermelhada, tempo ameno e brisas constantes.
No início da noite de terça-feira (16), moradores de vários bairros de Belém e Ananindeua notaram um corpo desconhecido riscando o céu. O que supostamente seria um meteoro causou surpresa e espanto naqueles que puderam ver o fenômeno.
De acordo com o Centro de Previsão Climática dos EUA, as anomalias de temperatura do oceano Pacífico equatorial estão enfraquecendo desde a última semana e logo as condições de neutralidade devem se estabelecer.
Chuva, raios e trovões entre a noite de domingo e esta segunda-feira deixa municípios capixabas debaixo d'água. O temporal gerou alagamento generalizado em Vitória e até um shopping center ficou inundado.
Dois grandes terremotos atingiram a costa da Nova Zelândia continental gerando três avisos separados de tsunami. Um terceiro terremoto, de magnitude 8,0, atingiu o meio do oceano perto das ilhas Kermadec, gerando um alerta de tsunami para toda Samoa.
Vulcanologistas registraram 13 explosões separadas enquanto o Monte Sinabung expelia destroços até 5.000 metros acima da ilha de Sumatra. De acordo com as autoridades locais, não há perigo imediato para os moradores e nem suas residências.
A teoria da relatividade geral permite que o universo assuma uma de três formas: plano como uma folha de papel, fechado como uma esfera ou aberto como uma sela. Esta geometria astronômica não é uma questão trivial - o destino do cosmos depende disso.
João Pessoa registra fortes chuvas desde a madrugada de sexta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo de chuvas para João Pessoa e outras 112 cidades paraibanas.
Modelos climáticos preveem que os oceanos devem se aquecer até o final do século e isso trará implicações na amplitude das flutuações das chuvas tropicais, o que significa que a frequência de fenômenos extremos de precipitação irão aumentar.
Segundo o serviço de monitoramento por satélite Copernicus da União Europeia, partículas de poeira e areia levantadas do Saara mais uma vez cobrirão os céus da Europa neste fim de semana, afetando a qualidade do ar,
Áreas dos oceanos globais aquecem e esfriam constantemente. Mas recentemente, uma anomalia excepcionalmente forte se desenvolveu na Corrente do Golfo. O clima nos Estados Unidos e na Europa depende muito dessa corrente oceânica.
A quase ausência de processos erosivos na superfície lunar ajuda a preservar as pegadas deixadas pelos astronautas, mas até quando? Eles se parecerão com os dinossauros na Terra? Eles deveriam ser um patrimônio mundial?