Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), são esperadas temperaturas acima da média em muitas partes do mundo nos próximos meses, embora um fenômeno de aquecimento devido ao El Niño seja descartado.
Davi Moura
Meteorologista - 229 artigosArtigos de Davi Moura
O mês de fevereiro foi marcado por chuvas intensas no sudeste do Brasil que chegaram a bater recordes em São Paulo e Minas Gerais. Climatologicamente, a chegada do mês de março marca uma transição gradual no regime de precipitação do país. Veja qual a tendência do próximo trimestre.
O grande volume de água fez as tubulações cederem, provocando o rompimento da represa. Parte dos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo estão sob alerta de risco de fenômenos adversos de acordo com o CPTEC/INPE.
Quase 7 bilhões de reais, este é o investimento que a Inglaterra fará em tecnologia para meteorologia com o intuito de desenvolver um supercomputador capaz de prever mais rapidamente e mais precisamente o tempo e o clima.
A atividade convectiva nos trópicos e subtrópicos na América do Sul tem um ciclo anual regular. A convecção se inicia sobre a bacia amazônica em meados de agosto e se estende nos meses seguintes em direção ao sudeste do Brasil quando uma banda nebulosidade frequentemente se forma.
Na atmosfera superior, o ozônio é essencial para proteger o planeta através da absorção da radiação ultravioleta, mas próximo da superfície do planeta Terra o ozônio é poluente. Reduzir o ozônio troposférico mitigaria seus efeitos nocivos e potencialmente aumentaria um sumidouro de carbono natural.
Desde o início do mês de Janeiro, uma notícia meteorológica falsa tem sido repercutida e espalhada sem filtros em grupos de aplicativos de mensagens. Como você pode se proteger do pânico catastrófico proporcionado por este tipo de conteúdo?
A chuva intensa atingiu os estados do sudeste, sul do nordeste e parte do centro-oeste do Brasil. Foram registrados deslizamentos de terra, alagamentos, destelhamentos de casas por rajadas de vento, risco de rompimento de barragens, tombamento de árvores, falta de energia e de água potável.
Depois de lidar com incêndios catastróficos, inundações e tempestades de granizo, os australianos estão sendo advertidos a tomar cuidado com uma das aranhas mais mortais do mundo, devido ao que os especialistas chamam de "condições perfeitas" para o aracnídeo prosperar.
Quando saímos de casa, respiramos toxinas fornecidas pelo tráfego de carros, usinas de carvão, refinarias de petróleo e queimadas a milhares de quilômetros de distância. Mais de um bilhão de pessoas adicionam toxinas aos pulmões ao fumar cigarros. O que torna essas toxinas tão prejudiciais?
Dezenas de milhares foram evacuados em meio a uma erupção do segundo vulcão mais ativo do país, o Taal, a cerca de 64 quilômetros de Manila. As cinzas se espalharam pela ilha e tremores foram sentidos em aldeias vizinhas. Descargas elétricas dentro da pluma de fumaça viralizaram na internet.
Crianças que crescem em áreas com muita poluição do ar têm maior risco de desenvolver esquizofrenia. Esta é a conclusão de um novo estudo do projeto de psiquiatria dinamarquês. Este resultado sugere que o número de esquizofrênicos em cidades grandes deve aumentar com o passar dos anos.
Cientistas usaram satélites para rastrear o desmatamento da floresta amazônica por várias décadas. As imagens de satélite foram substanciais para a pesquisa, mostrando algumas mudanças notáveis no ritmo devastação, e também para o monitoramento.
Chuvas fortes e calor intenso estão marcando o início deste verão no fim de 2019. No último final de semana, as cidades de Belém (PA), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS) passaram por alagamentos, queda de árvores, apagões durante tempestades de verão.
A Organização das Nações Unidas publicou um relatório com eventos relacionados as mudanças climáticas que produziram impactos bilionários para a economia mundial. Os maiores prejuízos foram em países ricos como Japão e Estados Unidos da América.
O arquipélago das Filipinas foi atingido por um tufão no dia 24 e continuará sendo afetado pelo fenômeno até o dia 26. Neste natal, o tráfego de balsas foi proibido devido ao mar agitado e pelo menos 23.000 passageiros estão presos em portos das ilhas.
Dois sistemas de baixa pressão na América do Sul são frequentemente confundidos e até mesmo considerados como um único sistema: a Baixa do Chaco e a Baixa do Noroeste da Argentina. Porém, as características térmicas e dinâmicas desses sistemas são distintas.
Apesar do grande avanço do desmatamento, queimadas e degradação do meio ambiente, um estudo recente da NASA mostrou que o planeta Terra está mais verde. Porém, isso também se deve ao aumento de áreas agrícolas.
O Oceano Índico Norte está passando por uma de suas estações mais ativas já registradas. Um raro evento ocorreu nesta semana, onde cinco sistemas tropicais se desenvolveram sendo três deles ciclones tropicais.
O andamento das mudanças climáticas estão chegando a pontos irreversíveis e, infelizmente, as pessoas ainda não percebem como isso será impactante para a raça humana. Há esperança, mas seria necessário uma reflexão global e uma conscientização unificada em pró do planeta.