Uma tempestade de neve muito intensa e extensa cobriu grande parte do Japão e muitos motoristas presos em uma rodovia tiveram que passar mais de 40 horas no meio da tempestade.
Enzo Campetella
Meteorologista - 175 artigosArtigos de Enzo Campetella
As ondas de calor cada vez mais intensas são uma das faces mais mortais da crise climática. Neste relatório, contamos como nosso modo de vida corre perigo se não agirmos com responsabilidade.
Estudos recentes confirmaram que existem raios até 1000 vezes mais brilhantes do que a média, e que envolvem grandes quantidades de energia. Isto confirma uma suspeita que existia desde a década de 70.
A polêmica técnica visa controlar a população do mosquito Aedes Aegypti. Este inseto é altamente perigoso pelo fato de ser o vetor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Apenas dois anos após o recorde de temperatura no Japão, o mesmo valor foi registrado em 17 de Agosto. Ondas de calor extremas que ocorriam uma vez a cada meio século agora são quase todos os anos.
Depois da tragédia causada pela grande explosão no porto de Beirute, no Líbano, informações combinadas de radares e satélites ajudam a conhecer os detalhes da área atingida pelos danos. Esta informação é vital tanto para o socorro quanto para a reconstrução.
Bagdá, capital do Iraque, registrou um máximo de 51,8°C nos últimos dias de Julho. A grande questão, é que as temperaturas ficaram acima dos 50°C por vários dias e, no país, alguns locais tiveram mínimas em torno dos 45°C.
A ponte Golden Gate em San Francisco surpreendeu a todos ao produzir um som fantasmagórico. Saiba o que está por trás de tal fenômeno!
A Zona de Exclusão de Chernobyl foi afetada por incêndios florestais nos últimos dias. O fogo libera radiação que estava presa em árvores perto de onde um reator nuclear explodiu em 1986.
Enxames gigantes de gafanhotos destroem colheitas e ameaçam países inteiros no Golfo Arábico e na África. A sombra das mudanças climáticas por trás de uma situação que só parece piorar ano após ano.
O aparecimento de “cones” de gelo jorrando água para cima chamou a atenção em uma das áreas mais frias dos Estados Unidos.
Uma ilha na Península Antártica registrou a estranha aparência de neve com a cor do sangue. Um fenômeno que não é novo, mas, que pode estar relacionado ao aquecimento do mar.
A areia é o segundo recurso mais consumido no mundo. O crescimento populacional e o aumento exponencial de seu uso estão colocando a sua disponibilidade em risco. Os seres humanos podem ficar sem areia em algumas décadas.
A cidade peruana de La Rinconada, com mais de 5000 metros de altura, é o maior assentamento permanente do mundo. Quase sem serviços, a vida é difícil e complexa. Saiba mais como é viver lá!
Os incêndios na Austrália são os piores de sua história. A quantidade de fumaça gerada é grande o suficiente para percorrer o mundo e chegar à América do Sul.
O calor extremo se notou consideravelmente nas últimas semanas. É muito comum pensar nos efeitos da mudança climática, quando se atinge o recorde de altas temperaturas em várias partes do mundo.
As alterações na temperatura ou nas chuvas afetam diretamente a saúde da população. Qual é a visão futura para estes acontecimentos?