Há previsão de chuvas no Sul do país neste final de semana. Após a passagem do sistema frontal, a massa de ar frio deve reduzir as temperaturas, com mínimas abaixo de 10°C em algumas cidades.
Karen Teixeira
Meteorologista - 338 artigosArtigos de Karen Teixeira
Onda de calor deve atuar sobre a Região Sudeste nesta semana, trazendo dias quentes e secos e aumentando a concentração de poluentes, especialmente no estado de São Paulo.
A onda de calor atinge o Sul, com temperaturas próximas de 40°C no Paraná e Santa Catarina. A umidade do ar varia entre 10% e 20%, causando riscos à saúde. Confira até quando vai durar o calor!
O final de semana do Dia da Independência no Sul será de contrastes de temperatura: frio no extremo sul do Rio Grande do Sul e calor de até 39°C no norte do Paraná. Mas há previsão de chuva em algumas parte da Região Sul.
A semana termina com chuva e temperaturas mínimas de até 2°C em algumas cidades do Sul. No final de semana, as temperaturas devem subir gradualmente, e no norte do Paraná, a máxima pode chegar perto dos 40°C.
Onda de calor intensa e persistente atinge todas as regiões do Brasil nesta semana, com máximas de até 40°C. Modelos preveem que o calor deve durar até a segunda semana de setembro.
A umidade do ar pode cair para níveis desérticos, entre 8% e 20%, na porção central do país neste fim de semana, com temperaturas máximas previstas de até 40°C em algumas cidades.
No Brasil, o país mais populoso da América Latina, 216,9 milhões de pessoas poderiam ganhar 8,4 meses de expectativa de vida se a poluição por partículas fosse reduzida para atender à diretriz da OMS.
Após uma semana gelada na Região Sudeste, as temperaturas máximas devem subir no final de agosto, alcançando até 40°C em algumas cidades do estado de São Paulo.
Segundo dados do MapBiomas, que examina dados de 1985 a 2023, o Brasil perdeu 33% das áreas naturais em seu território, incluindo vegetação nativa nos cinco biomas do país.
Nesta terça-feira (27), o frio será intenso na Região Sudeste, com mínimas abaixo de 10°C em várias cidades. Na capital, São Paulo, a previsão é de mínimas em torno de 4°C no início da manhã.
Desde a realização de maratonas à noite até a alteração das datas de eventos anuais, as organizações esportivas estão se esforçando para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
O calor extremo pode impactar a segurança alimentar e hídrica, aumentar a contaminação, danificar a infraestrutura e interromper serviços essenciais para crianças, como a educação.
As mudanças climáticas tornaram os incêndios florestais do Pantanal em junho deste ano 40% mais intensos. Se o aquecimento global atingir 2°C, esses incêndios se tornarão duas vezes mais prováveis.
O Rio Grande do Sul terá um final de semana marcado por chuvas no centro-sul e tempo firme e ensolarado no norte, com temperaturas máximas entre 29°C e 30°C. Confira a previsão detalhada abaixo!
Após uma semana fria, o Sudeste terá temperaturas máximas acima de 30°C na próxima semana. Modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, prevê anomalias de temperatura acima de 7°C.
Os estados do Sul estão sob alerta para geadas na madrugada e no início da manhã de terça-feira (13). Em algumas cidades, principalmente na região serrana, as mínimas podem atingir -2°C.
Julho de 2024 foi o segundo mais quente já registrado, com média de 16,91°C, encerrando uma sequência de 13 meses recordes. A temperatura global acumulada em 2024 está 0,70°C acima da média de 1991-2020.
Com a chegada de uma forte massa de ar polar, possivelmente a mais intensa do inverno de 2024, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 10°C no Sul e em algumas partes do Sudeste durante este final de semana.
Entre quarta e quinta-feira, a passagem de uma frente fria trará potencial de tempestades e até 100 milímetros de chuva no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo completa!