A NASA tem uma divisão que é encarregada de prever as órbitas desses corpos em sua aproximação ao nosso planeta, bem como avaliar os possíveis riscos de impacto. Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Asteroide em 30 de junho, traremos aqui algumas informações sobre estes corpos.
Laura Faz
Meteorologista - 88 artigosArtigos de Laura Faz
Os esforços feitos pela ciência para reverter as mudanças climáticas são constantes. Um deles se concentra na geoengenharia. Nesta área, os cientistas do MIT propõem a criação de "bolhas espaciais". Saiba aqui do que se trata este projeto e se ele realmente seria uma solução viável.
Um novo tipo de radiação ultravioleta-C permite desinfetar uma sala cheia de germes, incluindo vírus como o que causa o COVID-19. Como é que isto funciona? A gente te conta aqui.
Durante o Pleistoceno, um meteorito colossal atingiu o Ártico. Como resultado, formou-se o “Olho de Cristal”, uma cratera cheia de água congelada que simboliza uma janela ao passado geológico. Saiba mais sobre sua história e outros vestígios de meteoritos na Terra.
A NASA anunciou que o rover Curiosity obteve imagens de alta resolução de uma formação mineral peculiar presente na superfície de Marte. Conheça aqui sua origem e outras curiosidades do veículo espacial que está no Planeta Vermelho há mais de uma década.
O primeiro laboratório que simula as condições do nosso satélite natural na Terra deverá entrar em operação durante o primeiro semestre de 2022 na cidade de Xuzhou. Conheça detalhes dessa "minilua" e como ela contribuirá com pesquisas para garantir a permanência do homem na Lua.
A NASA lança neste início de ano a segunda etapa do concurso “Deep Space Food Challenge”. O programa foi idealizado para criar sistemas de produção de alimentos inovadores e sustentáveis que ajudem os astronautas em Marte a ser alimentarem adequadamente durante a sua estadia. Saiba mais aqui.
Os costumes fúnebres são tão diversos quanto as culturas existentes no mundo. Práticas ecologicamente corretas de tratamento de cadáveres humanos estão se tornando cada vez mais difundidas. Saiba mais aqui.
O Telescópio Espacial Hubble está chegando ao fim: o recém-lançado James Webb será seu substituto. Mas todas as descobertas feitas com ele não podem ser esquecidas. Conheça aqui um dos mais impressionantes deste ano.
Será este o início de uma era astronômica onde são descobertas novas formas de vida em galáxias muito distantes? Recentemente, foi verificada a existência de água na galáxia mais massiva do universo primitivo. Saiba mais sobre esta novidade aqui!
Até recentemente, apenas três dos maiores objetos no cinturão de asteroides foram observados em detalhes. Agora, um grupo de astrônomos capturou imagens altamente nítidas de 42 deles. Descubra como eles fizeram isso aqui.
Um iate de desenho futurista, movido a energia limpa e equipado com avançados laboratórios de pesquisa oceanográfica, poderá ser uma realidade já em 2025. Conheça aqui o projeto e outras curiosidades sobre os modernos precursores dessa iniciativa.
Há milhões de anos, durante o Eon geológico Arcaico, o Sol não emitia a mesma radiação que hoje. Então, como explicar as grandes massas de água líquida que rodeavam a Terra? Um novo estudo propõe uma resposta para este paradoxo.
Uma publicação recente de um importante geneticista da Weill Cornell Medicine University, em Nova Iork, afirma que podemos fazer isso. A biotecnologia a serviço das viagens espaciais nos oferece resultados surpreendentes em um futuro não muito distante. Saiba mais sobre essa pesquisa aqui.
A National Geographic Society reconheceu o corpo d'água que circunda a Antártica como o quinto oceano do mundo. Veja aqui as controvérsias sobre esta área do oceano global que existiram por vários anos e as características que a tornam única.
Você já se perguntou qual é a origem do nome do oceano que banha a costa de seu país? Como foi possível unificar os nomes que várias culturas usaram para nomear os oceanos? Aqui deixamos para vocês um pouco da história e curiosidades dos corpos d'água que conhecemos como Oceanos.
Desde a sua chegada, o Perseverance teve várias missões em Marte. Um de seus instrumentos, o MOXIE, atingiu seu objetivo: obter oxigênio pela primeira vez em outro planeta. Mas, como ele conseguiu? E para o quê isto serviria? Descubra aqui as respostas.
O rover Perseverance, desde sua "aterrissagem" em 18 de fevereiro, tem explorado o planeta vermelho por meio de instrumentos de alta tecnologia com os quais foi equipado. O MEDA (Mars Environmental Dynamics Analyzer), que monitora a atmosfera marciana, é um deles.
O objeto interestelar foi avistado por telescópios no Havaí em 2017. O astrônomo chefe de Harvard acredita que é o primeiro sinal de vida inteligente fora da Terra, no Sistema Solar.
Dia histórico para o mundo e a geodésia: a nova altura do Everest já é conhecida com precisão e, para surpresa de muitos, aumentou quase um metro. Conheça a seguir sua nova medição e os detalhes do que acabou com a polêmica entre os que a obtiveram.