Em poucos dias, o estado de São Paulo passou por uma onda de calor extremo e uma massa de ar frio congelante. Mudanças climáticas podem estar por trás desse contraste imenso.
Matheus Manente
Meteorologista - 509 artigosArtigos de Matheus Manente
Tempestades vão atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, como resultado da passagem de uma frente fria e outros sistemas associados. Também haverá uma queda brusca nas temperaturas.
O INMET emitiu alerta para uma onda de calor que pode trazer problemas de saúde nos próximos dias. Até o fim da semana, no entanto, uma onda de frio resultará num imenso contraste térmico em todo o país.
O fim de semana será marcado por uma forte mudança de padrão em alguns Estados, especialmente no Sul e no Sudeste. Além das tempestades severas, haverá calor exorbitante em alguns estados, frio intenso e geada em outros. Confira a previsão completa.
Com a previsão de El Niño e um clima mais quente e seco que o normal, há chances de que o número de queimadas e incêndios florestais aumente consideravelmente nos próximos meses.
Um ciclone extratropical está se formando e, nos próximos dias, sua frente fria associada trará tempestades severas e frio para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Uma região de baixa pressão e uma frente fria causarão chuvas no Sul e no litoral do Sudeste neste fim de semana. As temperaturas vão cair e há risco de geadas.
Batizado de HADAR, o equipamento detecta várias informações do ambiente e usa IA para gerar uma imagem fiel do que está sendo observado - mesmo que esteja em escuridão total.
O calor acima da média tem afetado praticamente todos os Estados do Brasil nos últimos dias. A previsão indica alívios rápidos ao longo dos próximos dias, mas será que haverá uma mudança intensa de padrão?
Projeto histórico e multibilionário de limpeza está sendo um sucesso e deixará as águas do Rio Sena completamente limpas até ano que vem, possibilitando sua utilização em provas como o Triatlo.
Uma nova massa de ar frio vai entrar no país quarta-feira (26) fazendo as temperaturas caírem e formando geadas no Rio Grande do Sul. O frio não deve, no entanto, avançar com força sobre outros Estados.
Uma mudança no padrão climático brasileiro fará as temperaturas voltarem a subir ao longo dos próximos dias, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste - ocasionando máximas mais quentes que o normal.
O ciclone extratropical que se formou alguns dias atrás causou ao menos quatro mortes, todas devido a queda de objetos - o que mostra a importância de se levar alertas meteorológicos a sério.
O frio no centro-sul do Brasil já está causando geadas e até mesmo neve nessa sexta-feira (14). Agora, previsões indicam que uma nova massa de ar polar atingirá o país domingo, fazendo as temperaturas caírem ainda mais.
Chuvas volumosas, queda de granizo violento e ventos intensos causaram destruição, alagamentos e interrupção de energia em ambos os Estados, forçando municípios a decretar estado de emergência.
Os órgãos alertam para ocorrência de tempestades severas, com acumulados altos de chuva e rajadas de vento de até 100 km/h, além de ressaca e ondas grossas que tornam o mar perigoso nos próximos dias.
O ciclone extratropical que vai se formar entre essa sexta (07) e sábado (08) causará tempestades severas, com rajadas de até 100 km/h e mar extremamente agitado.
O fotógrafo Gabriel Zaparolli conseguiu fotografar o fenômeno na costa do Rio Grande do Sul, durante uma intensa tempestade em alto mar. Sprites são raríssimos e ainda pouco compreendidos pela ciência.
Pesquisadores analisaram décadas de dados e conseguiram estabelecer novos parâmetros para o clima espacial extremo, onde elétrons “assassinos” ejetados pelo sol são capazes de destruir satélites e outros equipamentos.
Nos últimos dias de Junho, mais um ciclone vai se formar, e sua frente fria associada trará chuvas para a região Sul e Sudeste, além de fazer as temperaturas caírem a ponto de formar geadas.