Resultado da fragmentação do cometa SW3, a chuva de meteoros Tau Herculidas atingirá seu máximo nesta terça-feira (31), quando será possível observar um show noturno com até 1400 estrelas cadentes por hora.
Matheus Manente
Meteorologista - 509 artigosArtigos de Matheus Manente
Com a queda brusca de temperatura nos últimos dias, dois fenômenos meteorológicos raros se formaram no Parque Nacional do Itatiaia, que atingiu temperaturas baixíssimas de -7,6°C.
Após a passagem da tempestade subtropical Yakecan, o tempo volta a ficar firme e ensolarado. Além disso, as temperaturas voltam a ficar agradáveis na maior parte dos Estados atingidos pela onda de frio.
A passagem do ciclone subtropical Yakecan e a entrada de uma intensa massa de ar frio está formando neve e geada em diversos Estados. Será que o fenômeno chegará até o Nordeste?
Antecipando o início do inverno, uma massa de ar polar entrará no continente e fará as temperaturas caírem bruscamente ao longo da semana que vem. Há risco de geadas intensas e até mesmo formação de neve.
O ciclone e a frente fria associada a ele estão se afastando do Brasil após causar muita chuva especialmente no Sul. Será que vai dar para aproveitar o fim de semana, ou chuvas vão começar a se formar novamente?
A chuva de meteoros mais impressionante do ano está se aproximando. As estrelas cadentes de Eta Aquáridas atingem o ápice nesta quinta e sexta-feira. Será que as condições meteorológicas serão favoráveis à observação do fenômeno?
O sistema com formação explosiva está se deslocando do leste da Argentina em direção ao Oceano Atlântico e se intensificará até formar ventos próximos aos de um Furacão - Mas não representa nenhum risco direto para o Brasil.
A formação de um sistema frontal causará temporais severos com potencial de grandes danos no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (27). A chuva também atingirá Santa Catarina entre quinta (28) e sexta-feira (29).
Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão formando uma fileira no céu noturno ao longo dos próximos dias. Sábado, a lua também entrará no alinhamento, e todos os corpos poderão ser vistos a olho nu.
O asteroide Apophis está se aproximando perigosamente de nós e pode causar um evento catastrófico. Para avaliar os riscos que corremos, a NASA está preparando uma missão para interceptar diretamente o objeto no espaço.
Astrônomos encontraram uma galáxia mais distante do que qualquer outra jamais observada. Suas características, no entanto, desafiam aquilo que a ciência sabe sobre o início do universo.
O avanço de um sistema frontal vai influenciar o tempo até mesmo no Nordeste, causando tempestades intensas e tempo severo em estados como a Bahia, Maranhão e Piauí, o que pode frustar os planos de quem planejava passar o feriado prolongado com sol e tempo aberto.
O plástico, normalmente um material flutuante, está afundando com a neve marinha e sendo levado para as camadas mais profundas do oceano - processo que ameaça o frágil equilíbrio da cadeia alimentar marítima.
No planeta Terra, a água é o elemento mais importante para o clima e influencia diretamente as condições atmosféricas. No planeta vermelho, no entanto, o material que domina e controla o clima é a poeira.
O Estado enfrentará tempestades severas nos próximos dias. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm e há risco de alagamentos, queda de árvores e cortes na energia elétrica.
Tempestades causaram destruição e mortes em toda a região serrana do Rio de Janeiro, especialmente na cidade de Petrópolis - apenas um mês após outra tragédia no mesmo local. Previsões indicam tempo firme e seco, mas a chuva pode voltar ainda este mês.
O planeta Terra foi atingido por duas tempestades geomagnéticas separadas, na segunda e na terça-feira. Entenda os efeitos que elas causaram no planeta e os riscos que estamos correndo.
Um sistema frontal está se formando entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O resultado serão tempestades severas que causarão danos em todos os estados da região Sul.
O calor não dará trégua e continuará intenso em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo ao longo de toda a semana. Temperaturas só devem cair na semana que vem.