Um novo estudo indica que todas as cobras de hoje evoluíram a partir de espécies que sobreviveram ao impacto de um asteróide gigante, responsável por exterminar os dinossauros e a maioria dos outros seres vivos há 66 milhões de anos atrás.
Matheus Manente
Meteorologista - 509 artigosArtigos de Matheus Manente
Uma tempestade de poeira atingiu diversas cidades do interior de São Paulo este fim de semana, assustando moradores que não estão acostumados a ver este tipo de fenômeno na região.
O Telescópio Espacial James Webb, 100 vezes mais poderoso que o Hubble, será lançado em Dezembro. Suas imagens revelarão segredos sobre o início do universo.
Previsões indicam que o tempo mudará ao longo desta semana no Sudeste. A região, que está registrando altas temperaturas e tempo seco, será atingida por uma frente fria que causa chuvas e faz as temperaturas ficarem mais amenas - Mas não em todos os Estados.
Um intenso terremoto de magnitude 6.0 atingiu a província de Sichuan, na China, nesta quarta-feira (15). O tremor danificou centenas de edifícios, matou três pessoas e feriu outras dezenas. Milhares de pessoas atuam nos resgates.
Artigo divulgado pela BBC mostra que episódios de calor extremo praticamente dobraram nas últimas décadas, começando a ocorrer também em regiões que nunca haviam registrado temperaturas tão altas.
Nova pesquisa indica que os cabos subaquáticos que conectam nações vão parar de funcionar com a próxima tempestade solar, deixando o planeta sem internet por meses.
Cientistas começam a elaborar previsões meteorológicas extraterrestres, extremamente importantes para evitar que missões tripuladas se tornem grandes tragédias. Os resultados surpreendentes mostram que os fenômenos atmosféricos de outros planetas podem ser muito parecidos com os da Terra.
Agricultores já estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas em suas atividades. Culturas nativas da Floresta Amazônica, como castanha-do-pará, açaí e cacau estão entrando em declínio e podem sumir completamente das reservas extrativistas dentro de alguns anos.
Chuvas intensas atingiram o Oeste da Venezuela esta semana, afetando diretamente 54 mil pessoas, destruindo cerca de 8 mil casas, e causando a morte de 20 pessoas.
O incêndio, iniciado neste domingo, já havia consumido pelo menos 60% do parque no início desta segunda-feira (23) e causou uma “chuva de cinzas” em toda a região metropolitana de São Paulo.
Previsões indicam que a onda de calor que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil persistirá por mais uma semana, trazendo temperaturas altas que podem chegar a 40°C ou mais em estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
Conforme a onda de calor avança pela Europa, novos recordes de temperatura máxima são registrados na Espanha, onde a temperatura atingiu valores altíssimos de 47,4 °C na província de Montoro. Madrid e Córdoba também registram máximas históricas.
Uma onda de calor histórica está atingindo a Europa e seus arredores, causando recordes de temperatura máxima e um pico no número de focos de incêndios florestais. O fenômeno está devastando regiões que vão desde o mediterrâneo até o norte da África.
Estações meteorológicas italianas registraram uma temperatura de 48.8°C, quebrando todos os recordes anteriores e se tornando a maior temperatura já registrada em toda a história da Europa.
Cientistas estudam mudanças no genoma da planta do gênero Welwitschia que deram a ela a capacidade de sobreviver por milhares de anos no meio do deserto, enfrentando falta de água e calor excessivo.
A onda de frio que está passando pelo país já causou neve e geada em vários estados e fez as temperaturas mínimas despencarem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A friagem será sentida em boa parte do Norte e até mesmo Nordeste, uma região que geralmente é pouco afetada por fenômenos do tipo.
Temperaturas caem bruscamente em todo o Sul e Sudeste ao longo desta semana, atingindo valores negativos. Haverá formação de neve no Sul, geada em parte do Sudeste e Centro-Oeste e até mesmo chuva congelante.
Pode parecer estranho, mas a escassez de areia nos setores de tecnologia e especialmente construção tem alimentado um novo mercado ilegal batizado de “Máfia da Areia” - E parte da solução está partindo da reciclagem de resíduos plásticos.
Em apenas quatro horas, diversos tremores de terra foram sentidos em Pancas, no Espírito Santo. A região tem registrado alta atividade sísmica nos últimos meses e moradores assustados estão se mudando para outros lugares.