Nova pesquisa indica que diversas espécies de flores e plantas entrarão em extinção devido ao derretimento das geleiras nos alpes e outros ambientes montanhosos.
Matheus Manente
Meteorologista - 509 artigosArtigos de Matheus Manente
Zona de convergência causou tempestades em Minas Gerais ao longo deste domingo (07). Foram registrados grandes acumulados de chuva em cidades como Belo Horizonte, onde rios transbordaram e inundaram avenidas, casas e pontos de comércio.
O incêndio florestal de Wooroloo já queimou mais de 10000 hectares, incluindo áreas residenciais, onde destruiu pelo menos 71 casas. Oficiais disseram que o vento está dificultando o controle do fogo na região, que está sob lockdown devido a um surto de COVID-19.
A poluição do mar está levando à contaminação de produtos originados do oceano, como o sal de cozinha que usamos diariamente. O microplástico está presente em mais de 90% do sal comercializado e ameaça a segurança alimentar da população.
Pesquisadores descobriram que os riscos climáticos são altos para as abelhas do gênero Bombus, também conhecidas como Zangões, que podem ser extintas em poucos anos - E sugerem maneiras de evitar que isto ocorra.
Uma barragem se rompeu nesta manhã e o esgoto invadiu várias casas, deixando moradores ilhados e arrastando carros. A principal via de acesso da região foi interditada.
Uma nave construída para salvar a biodiversidade da Terra de uma crise planetária seria muito menor do que a arca bíblica, porém muito mais abrangente e complexa. Te explicamos aqui!
Fenômeno foi capturado na Argélia por um fotógrafo que o descreveu como belas 'pinturas de gelo' nas dunas de areia. As imagens surpreenderam pessoas de todo o mundo.
Em poucas horas, Corumbá registrou 187 mm de chuva - Mais do que o esperado para o mês inteiro. Os alagamentos deixaram 140 famílias desabrigadas e a cidade deve decretar estado de emergência.
A rotação do planeta ficou mais rápida ao longo de 2020, e a tendência deve continuar e possivelmente se acentuar ao longo de 2021, que pode acabar se tornando o ano mais curto da história.
Estudo sugere que a salinidade dos oceanos faz com que as descargas elétricas marítimas durante tempestades sejam mais intensas do que os raios que ocorrem em terra firme.
O fenômeno ocorreu no último sábado (2) e foi possível ver seu brilho mesmo durante o dia. Enquanto se desintegrava na atmosfera, o objeto causou um estrondo que assustou moradores da região.
Cientistas estudaram 270 anos de dados de ciclos solares e manchas solares, identificando padrões de comportamento do sol. Os resultados sugerem que o próximo ciclo pode ser o mais intenso já registrado. Entenda a previsão.
A previsão indica retorno das chuvas para diversas regiões do Brasil durante a virada do ano. Confira como vai ficar o tempo na sua região!
Entre ondas de calor intensas e degelo, incêndios florestais de proporções colossais e furacões incessantes, fenômenos meteorológicos quebraram todos os tipos de recordes em 2020.
O verão é o período onde há maior incidência de raios no Brasil. Esteja onde você estiver, a tendência é que você se depare com várias tempestades ao longo dos próximos meses, e em todas elas existe o risco de ser atingido por um raio. Descubra como se proteger!
Uma tempestade Nor’Easter atingiu Nova Iorque, nos Estados Unidos, e trouxe mais neve em um único dia do que a soma de toda a neve registrada nos últimos dois invernos. Entenda o fenômeno
Pesquisadores descobriram que um aglomerado de ilhas no Alasca pode na verdade ser um enorme supervulcão, interconectado por uma caldeira subterrânea gigantesca.
Experimentos sugerem que carrapatos preferem sangue humano com o aumento da temperatura. Isso significa que pode haver maior disseminação de doenças transmitidas por carrapatos com as mudanças climáticas.
Frutos foram encontrados congelados durante pesquisas na Rússia e a planta foi cultivada com sucesso pelos cientistas, batendo o recorde anterior que era de apenas 2000 anos.