Ao longo dos últimos dias de Setembro, chuvas devem se intensificar na região Norte, atingindo o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, oeste do Pará e até mesmo o Mato Grosso com acumulados superiores a 100 mm.
Matheus Manente
Meteorologista - 508 artigosArtigos de Matheus Manente
Uma nova pesquisa indica que a luz artificial noturna está causando comportamentos semelhantes à ansiedade em peixes. O efeito é tão perturbador que suas consequências estão sendo transmitidas até mesmo para seus filhotes.
Uma frente fria que está avançando pela região Sul trará uma queda nas temperatura a partir de quinta-feira, afetando todo o Sul e parte do Sudeste. Em alguns municípios, as temperaturas caem 10°C ou mais.
Previsões indicam a possibilidade de chuvas abrangentes se formarem já na primeira semana de Outubro, mas a chuva ainda pode permanecer irregular no Brasil central, sem a certeza de retorno da estação chuvosa.
Um painel rupestre pintado pelos San 200 anos atrás retrata um animal extinto há milhões de anos, o que sugere a existência de conhecimento paleontológico que foi incorporado na crença desse povo.
No próximo fim de semana, uma nova frente fria mais abrangente causará chuvas mais expressivas no Sudeste. Haverá ainda uma queda de até 10°C nas temperaturas, mas nem toda a região será afetada.
Previsões indicam que o clima de Outubro retornará para uma situação de normalidade na maior parte do Brasil, um sinal de que as chuvas podem voltar para o centro do país.
O Brasil tem passado por uma sequência de eventos extremos e altamente prejudiciais nas últimas semanas, desde uma seca histórica até a pior qualidade do ar do mundo. Confira esses eventos em detalhes.
Fim de semana será marcado por chuvas intensas e tempestades, capazes de trazer acumulados superiores a 100 mm para alguns municípios brasileiros que estão sofrendo com a seca.
Uma frente fria atingirá o Centro-Oeste e o Sudeste durante os próximos dias, trazendo chuvas e uma queda nas temperaturas que vão aliviar a estiagem e a onda de calor em alguns municípios.
Uma frente fria avançará por toda a região sul, causando tempestades com raios, ventos fortes e acumulados que podem ultrapassar 100 mm de chuva. Depois, uma massa de ar frio faz as temperaturas caírem e pode formar geadas pontuais.
Uma frente fria atingirá o Sudeste durante o próximo fim de semana, trazendo chuvas e uma queda nas temperaturas para alguns municípios. Ainda assim, a maior parte da região seguirá sob o efeito de uma onda de calor.
O avanço de uma frente fria causará chuvas no Sul do Brasil ao longo dos próximos dias. Associado ao transporte de fumaça das queimadas, o sistema pode ocasionar a formação de um fenômeno chamado "chuva negra".
Uma frente fria avança por São Paulo na quinta-feira, trazendo chuvas e nebulosidade que se estendem para o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e extremo sul de Minas Gerais na sexta-feira.
Chuvas avançam desde o Rio Grande do Sul até Santa Catarina e Paraná entre quarta e sexta, acompanhadas de ventos fortes e uma queda brusca das temperaturas que pode causar geadas.
Além de afetar a saúde respiratória e ocular, especialmente entre crianças, idosos e pessoas vulneráveis, os incêndios podem causar impactos significativos na saúde mental, incluindo casos de estresse, ansiedade e surtos de medo.
Uma região de baixa pressão começa a se formar na sexta-feira, dando origem a um ciclone e uma frente fria que atingirão a região Sul durante o fim de semana com chuvas moderadas e ventos fortes.
Previsões indicam que há condições para formação de ondas de calor mais intensas do que as registradas durante o inverno, associadas a um clima extremamente seco que atingirá a maior parte do território brasileiro.
Ciclone extratropical deve começar a se formar na sexta-feira, atingindo a região sul durante o fim de semana com chuvas moderadas e ventos fortes. Confira quais regiões apresentam os maiores riscos.
A frente fria que avança pelo país pode trazer um breve alívio para a estiagem e onda de calor em parte do Brasil central. Ainda assim, alguns municípios continuarão registrando temperaturas de 40°C ou mais.