Cerca de 100 pessoas perderam a vida e mais dezenas continuam desaparecidas devido à passagem da poderosa tempestade tropical Nalgae pelas Filipinas. Apesar do país já estar acostumado a tragédias naturais, a população não esperava uma dessa magnitude!
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Um voo entre as cidades de Santiago, Chile, e Assunção, Paraguai, foi duplamente afetado pelas tempestades severas formadas devido à passagem de uma frente fria. Os passageiros a bordo enfrentaram momentos de terror e o avião foi extremamente danificado!
Nessa primavera, partes da Austrália e da porção Centro-Sul do Brasil estão registrando chuvas muito acima do esperado e o principal padrão climático responsável por essas chuvas é o mesmo, e não é a La Niña! Mas então, qual é esse padrão?
Diversas partes do mundo têm sofrido com desastres de grandes proporções devido ao excesso de chuvas e inundações. Países como a Austrália, Nigéria e Vietnã estão enfrentando inundações históricas que geraram enormes prejuízos, além de centenas de vítimas fatais.
Extremos climáticos como incêndios florestais, secas e ondas de calor não só podem dizimar grandes culturas de uvas mas também podem transformar o sabor do vinho, através de alterações provocadas na composição química das uvas!
Um grande incêndio florestal no início da semana queimou cerca de 100 hectares da famosa Ilha de Páscoa, no Chile, inclusive queimando diversas das enigmáticas grandes figuras de pedra, conhecidas como moais. Os danos às estruturas são considerados irreparáveis!
Um recente estudo publicado na revista Science mostra que há evidências de que um asteroide tenha caído no Oceano Atlântico Norte há cerca de 66 milhões de anos e possa ter contribuído para a extinção dos dinossauros!
Um novo estudo explorou a possível relação da perda de gelo no Ártico e a ocorrência de El Niños. O principal resultado mostra que os El Niños fortes poderão ser mais frequentes se o Ártico perder totalmente seu gelo!
Há quatro décadas uma jovem mulher teve seu corpo congelado por quase 6 horas, em uma pequena cidade de Minnesota, nos Estados Unidos! O mais incrível dessa situação é que a mulher sobreviveu sem sequelas e vive uma vida comum!
O grande volume de água decorrente das chuvas de monção e do derretimento de geleiras deixou cerca de 1400 mortos no Paquistão, até o momento. Essa grande tragédia climática foi denominada como “carnificina climática” pelo chefe da ONU.
O Brasil Central tem vivenciado dias extremamente quentes e secos, com temperaturas de quase 40°C e umidade relativa abaixo de 10%. Essa semana deverá ser de mais calor e secura, mas as previsões indicam que isso poderá mudar na virada do mês!
Na semana de comemoração do Bicentenário de Independência do Brasil, a Amazônia arde em chamas e a pluma de fumaça desses incêndios se estende por grande parte do continente sul-americano, chegando aos estados do Sul e Sudeste do Brasil.
Com a primavera chegando, temos uma mudança no padrão meteorológico sobre o Brasil, e alguns sistemas característicos da estação chuvosa podem começar a ocorrer. Você sabe quais são esses sistemas? Quando a estação chuvosa começa efetivamente?
A grande erupção do vulcão subaquático de Tonga em janeiro deste ano injetou uma enorme quantidade de vapor d’água na estratosfera sobre o Hemisfério Sul, que pode estar esfriando as temperaturas da estratosfera sobre a Antártica, modulando o Vórtice Polar!
Apesar das chuvas volumosas dos últimos dias, o estado do Texas sofre com uma grave seca! Um rio no noroeste do estado chegou a secar completamente, revelando pegadas de dinossauros que viveram a mais de 100 milhões de anos atrás!
A região de Dallas, no estado americano do Texas, foi arrasada por um sistema de tempestades na noite de domingo para segunda-feira que resultou no maior acumulado de precipitação dentro de 24 horas em quase 90 anos, resultando em inundações e enxurradas.
A formação de uma segunda frente fria no meio desta semana traz alertas de tempo severo e chuvas volumosas para grande parte do Centro-Sul do Brasil! Essa frente fria será acompanhada por uma poderosa massa de ar frio que derrubará as temperaturas.
Apesar de uma aparente calmaria, as principais instituições internacionais ainda esperam que 2022 tenha uma temporada de furacões mais ativa que o normal. No entanto, a atividade prevista nessas novas previsões diminuiu em relação às previsões do início da temporada.
A formação de um ciclone próximo à costa provocará chuvas generalizadas em partes do Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Além das chuvas, há alertas de condições perigosas devido aos ventos fortes, principalmente no litoral.
Agosto trará uma série de eventos astronômicos imperdíveis: a última Superlua do ano, acompanhada do pico da chuva de meteoros Perseidas, o planeta Saturno e seus anéis em evidência no céu e, para encerrar o mês, o lançamento da Missão Artemis I.