Uma espécie de drone super-leve, de alta altitude, 100% elétrico e movido a energia solar, o Airbus Zephyr S, acabou de superar seu próprio recorde de resistência sobrevoando uma região há mais de 40 dias, sem precisar aterrissar para reabastecer.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
A temporada de monções deste ano já causou muitos prejuízos e mortes na Índia e algumas partes do Oriente Médio. Só nesta semana, cerca de 70 pessoas morreram na Índia pelos raios associados a essas tempestades!
O violento incêndio florestal Oak Fire explodiu perto do Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, e se espalhou rapidamente no fim de semana, queimando mais de 16.700 acres e destruindo 7 edifícios, tornando- se o maior incêndio florestal do estado da temporada.
Da Amazônia aos Andes, das geleiras sul-americanas as águas quentes do Caribe, as mudanças climáticas estão causando mega secas, chuvas extremas, desmatamento e derretimento de geleiras em toda a região da América Latina e Caribe, de acordo com novo relatório da OMM.
As últimas previsões indicam um aumento da probabilidade da La Niña, fase negativas do ENOS, permanecer até o final de 2022, sendo o 3º ano seguido do evento. Além disso, a fase negativa do Dipolo do Oceano Índico começou a se configurar.
Uma frente fria formada no início dessa semana foi responsável pela quebra do bloqueio atmosférico que atuava no Centro-Sul do Brasil, provocando uma virada no tempo brusca no Sul e mudando as condições do tempo em partes do Sudeste e Centro-Oeste.
Mineradores dos campos de ouro do norte do Canadá fizeram uma descoberta surpreendente: um bebe mamute lanudo mumificado quase completo! Acredita-se que o bebe mamute era uma pequena fêmea de 1 mês de idade que viveu na região há 30 mil anos!
O mês de julho nos reserva eventos astronômicos incríveis: uma superlua, duas chuvas de meteoros e a passagem de um cometa! Preparem seus calendários astronômicos, seus cobertores e binóculos, e não percam esses espetáculos!
A Itália, além de sofrer com o calor exacerbante, passa pela pior seca em 70 anos! O Rio Pó, o maior e mais importante do país, atingiu níveis tão baixos que trouxe à tona vestígios da Segunda Guerra Mundial!
Nos últimos dias, partes da Índia e Bangladesh têm enfrentado chuvas torrenciais que provocaram grandes inundações e deslizamentos de terra, causando a morte de mais de 100 pessoas. La Niña tem parte da culpa, mas outros sistemas meteorológicos também contribuíram para essa catástrofe.
O inverno começou com muitas chuvas e tempestades no Sul do Brasil, inclusive com registros de queda de granizo! Essas condições instáveis e severas deverão continuar na região nos próximos dias, enquanto um ciclone extratropical se forma sobre o Atlântico.
Nos últimos dias grande parte da Europa vivenciou uma onda de calor extremamente precoce e intensa, que fez os termômetros chegarem a 40°C antes mesmo do início do verão! Eventos como este eram esperados para décadas à frente, devido ao efeito das mudanças climáticas!
Um novo estudo da Nature revela que se nada for feito para frear as mudanças climáticas, a Circulação Meridional do Oceano Atlântico poderá colapsar totalmente. Se isso ocorrer, o planeta será induzido a um estado de clima semelhante ao gerado pela La Niña!
Ao longo do mês de junho observadores de todo o mundo poderão admirar o alinhamento de 5 planetas - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - pouco antes do nascer do sol. E no dia 24 a lua crescente também entrará neste alinhamento!
A maior planta viva do mundo foi descoberta sob as águas rasas da costa da Austrália Ocidental! A planta gigante é uma espécie de grama marinha, da espécie Posidonia australis. Além de grande, ela também é bem antiga, com 4 500 anos de idade!
O furacão Agatha, primeiro furacão a se formar no Hemisfério Norte neste ano, atingiu a costa sudoeste do México nesta segunda-feira (30). Agatha é a primeira tempestade tropical nomeada da temporada de furacões de 2022 do Pacífico Leste e poderá entrar na história!
Assim como em 2021, as chuvas volumosas não deram trégua à região Norte neste ano, devido principalmente ao retorno da La Niña. Isso acarretou no rápido aumento dos níveis dos rios, que agora invadem diversas cidades do estado do Amazonas.
O novo relatório publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela que em 2021, 4 dos 7 indicadores críticos das mudanças climáticas globais bateram novos recordes! Importante evidência de que estamos indo na contramão da rota ideal para frear as mudanças climáticas.
Nessa segunda-feira um ciclone extratropical que atuava sobre o Atlântico Sul adquiriu características subtropicais, transformando-se na Tempestade Subtropical Yakecan! A tempestade tomou um rumo incomum e está se aproximando da costa do Brasil, onde poderá provocar ventos de até 100 km/h!
A nova atualização da situação climática global feita pela OMM indica que há 50% de chance de ultrapassarmos a barreira de +1,5°C nos próximos 5 anos! Além disso, grandes alterações nos padrões de precipitação do mundo são esperados nos próximos anos.