Na noite de ontem, moradores em diversas cidades do Brasil sentiram alguns tremores em suas residências devido a um terremoto de magnitude 6,8 que ocorreu na região de Jujuy, na Argentina.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Nesse final de semana dois ciclones tropicais se formaram ao mesmo tempo sobre o Oceano Índico. O mais interessante é que eles se formaram de forma espelhada, um ao norte e outro ao sul da Linha do Equador!
O mês de maio trará dois eventos astronômicos imperdíveis: um eclipse lunar total e a chuva de meteoros Eta Aquáridas! O melhor é que os dois poderão ser observados de qualquer região da América do Sul, incluindo todo o Brasil!
Só se passaram 4 meses e diversas cidades da região Nordeste do Brasil já registraram acumulados de chuva superiores ao esperado para todo o ano! Esse volume impressionante de chuvas foi resultado da atuação combinada de diversos sistemas meteorológicos.
Os raios, além de belos e assustadores, desempenham um papel extremamente importante na limpeza da atmosfera, de acordo com estudo! O estudo também revela que essa capacidade de limpeza dos raios é muito maior do que era imaginado.
No começo dessa semana uma explosão solar de forte intensidade atingiu a Terra! Dessa vez a explosão solar foi responsável por um blecaute generalizado dos sinais de rádio que durou algumas horas em diversas partes da Ásia e Oceania.
Um grupo de astrônomos usando o famoso telescópio espacial Hubble, da NASA, estimaram as medidas do maior cometa já descoberto! Apesar de muito distante, espera-se que esse cometa gigante passe próximo ao Sol na próxima década!
A temporada de furacões está chegando e as previsões apontam que teremos mais um ano com uma atividade de ciclones tropicais acima do normal no Atlântico Norte! Além disso, estudam apontam que essas tempestades poderão ser ainda mais poderosas!
Apesar da semana santa ter começado mais quente, as temperaturas prometem despencar nos próximos dias no Sul e Sudeste do país. Em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina as temperaturas poderão ficar próximas de 0°C com possibilidade de geada!
O mês de abril é considerado o mês global da astronomia! Para fazer com que todos tenham a curiosidade de observar o céu, este mês de abril reserva grandes espetáculos astronômicos, alguns dos mais esperados do ano!
As últimas atualizações dos modelos climáticos passaram a apontar uma continuidade da La Niña nos próximos meses. Com essa projeção, os meteorologistas possuem um bom indicativo a respeito de como será a atividade de ciclones tropicais no Hemisfério Norte neste ano!
Uma forte onda de calor fez as temperaturas no leste da Antártica chegarem a valores inimagináveis para essa época do ano. Diversas estações meteorológicas registraram temperaturas 30 a 40°C acima do normal, deixando cientistas do mundo inteiro espantados.
Chuvas volumosas ocorrerão nas regiões Norte e Sul até o final do mês de março. A La Niña terá uma grande influência nesse período, em conjunto com a Oscilação de Madden-Julian e também a passagem de sistemas frontais.
Uma grande nuvem de poeira do Saara está se movendo para fora da África em direção às Américas do Sul e Central. Parte dessa nuvem também atingiu o sul da Europa, deixando o céu completamente laranja em cidades da Espanha, França e Portugal.
O navio Endurance, do explorador britânico Sir Ernest Shackleton, foi finalmente localizado nas profundezas do Mar de Weddell, próximo ao continente antártico, a exatos 100 anos após sua morte. Endurance foi encontrado em condições quase idênticas ao dia que afundou!
Neste Dia Internacional da Mulher, vamos apresentar a história de uma importante mulher na história da meteorologia, a cientista Eunice Foote! Seus experimentos prenunciaram a descoberta do efeito estufa da Terra e do aquecimento global!
Atualmente já sabemos que as previsões do tempo possuem um horizonte limitado de confiabilidade, ficando cada vez mais incertas quanto mais longe tentamos enxergar no futuro. Para piorar, o aumento das temperaturas poderá tornar isso ainda mais difícil.
Ciclone Emnati é o quarto de uma série de ciclones tropicais que atingiram a ilha de Madagascar no último mês! O ciclone despejou grandes acumulados de chuva pelo sudeste do país, além de gerar danos e prejuízos com seus ventos fortes.
A seca prolongada que atinge o sul da América do Sul tem causado uma série de incêndios que já queimaram centenas de milhares de hectares na Argentina. Na província de Corrientes, 9% do território já foi consumido pelas chamas.
Grande parte da Espanha e também Portugal têm vivido uma situação de seca extrema! Os baixos níveis dos reservatórios tem revelado paisagens que haviam sido submersas pelas águas, como um antigo vilarejo na Espanha.