A região serrana do estado do Rio de Janeiro deverá continuar com o tempo chuvoso neste final de semana, o que dificultará ainda mais a busca por mais vítimas da tragédia ocorrida em Petrópolis nesta terça-feira (15), em decorrência das fortes chuvas.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
A La Niña de 2021 e 2022 começou a perder força no início deste mês e iniciou sua lenta trajetória em direção a seu fim! As previsões indicam que provavelmente ocorrerá um retorno das condições neutras no Pacífico durante o outono.
Milhões de pessoas na região chamada Chifre da África estão passando fome devido a falta de chuvas que desencadeou na pior seca da região dos últimos 40 anos! Com o prognóstico de chuvas abaixo da média, a situação poderá piorar!
Segundo levantamento feito pelo INMET, a última década, de 2011 a 2020, foi a mais quente do Brasil! Os três anos mais quentes da história, desde o início dos registros em 1961, ocorreram dentro dessa década: 2015, 2019 e 2016.
Um foguete Falcon 9, lançado em 2015 pela empresa SpaceX, está em rota de colisão com a lua, após 7 anos vagando descontroladamente pelo espaço! Cientistas calculam que a colisão deverá ocorrer no dia 4 de março.
Dias após a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga-Ha’apai, em Tonga, as cinzas expelidas pelo vulcão viajaram cerca de 13 mil quilômetros até chegarem ao Sudeste do Brasil, onde ocasionaram espetáculos de cores durante o amanhecer e pôr do sol!
Com o grande volume de chuvas registrado principalmente no início de 2022, muitos reservatórios de abastecimento e geração de energia do Brasil começaram a se recuperar após um dos piores cenários hídricos em décadas registrado no ano passado.
As previsões indicam um início de semana ainda muito quente em todo o país. Porém, a partir do meio da semana, uma quebra de padrão pode mudar e finalmente amenizar as temperaturas na região Sul, além de alterar o padrão de chuvas.
Ontem foi mais um dia escaldante para os gaúchos que viram os termômetros passarem dos 40°C em diversas cidades! Para piorar, as previsões indicam que o calorão deve piorar ainda mais nos próximos dias.
A violenta erupção vulcânica no sudoeste do Oceano Pacífico perto de Tonga no sábado (15), enviou ondas de choque pela atmosfera que viajaram por todo o mundo, além de provocar ondas de tsunami a milhares de quilômetros de distância.
A forte onda de calor que tem atingido a América do Sul nesta semana fez com que os termômetros ultrapassassem a marca dos 40°C na Argentina, quebrando vários recordes, provocando apagões e inclusive uma invasão de besouros.
De acordo com o último boletim da ANM, o Brasil possuía 40 barragens em nível de emergência no final de 2021, algumas delas estão atualmente em situação crítica após as fortes chuvas que têm ocorrido nas últimas semanas em Minas Gerais.
O ano de 2022 nos reserva uma variedade de incríveis espetáculos astronômicos, serão várias chuvas de meteoros, superluas, eclipses solares e lunares, além de incríveis alinhamentos entre planetas que poderão ser vistos a olho nu!
Em 2022 a NASA pretende lançar 4 novas missões que têm como objetivo coletar dados e informações a respeito do sistema climático da Terra. Essas informações ajudarão pesquisadores a entender melhor a respeito das mudanças climáticas e eventos extremos.
Poucas semanas após as grandes enchentes que devastaram o sul da Bahia, mais uma vez as chuvas volumosas foram responsáveis por grandes prejuízos nessa mesma região do estado. Dessa vez, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e 20 mortes foram registradas.
Ilhas do Pacífico tropical ocidental estão enfrentando graves inundações costeiras devido a uma elevação do nível do mar decorrente da combinação de maré alta, mudanças climáticas e a La Niña. De acordo com projeções, esse cenário será comum em 2050!
Condições atmosféricas extremas deram origem a uma linha de tempestades muito violenta que varreu os estados do meio oeste dos Estados Unidos na quarta-feira (15) criando cenas assustadoras, causando muitos acidentes e vítimas fatais.
O Super Tufão Rai atingiu as Filipinas nessa quinta-feira (16) com força equivalente a um furacão de categoria 5, com ventos de até 250 km/h. Os ventos fortes causaram enorme destruição nas ilhas do sul do país, além das chuvas torrenciais e inundações.
O cientista Nathan Myhrvold conseguiu registrar as mais belas e detalhadas fotografias de flocos de neve já feitas! Isso graças a um trabalho árduo e uma tecnologia de ponta, criada especialmente para registrar esses pequenos cristais gelados.
A temporada de furacões de 2021 não superou a insana temporada de 2020, mas conseguiu sua posição no ranking de temporadas mais ativas da história com suas 21 tempestades nomeadas! Entre elas o furacão Ida, o mais mortal e prejudicial da temporada.