Antes do ano acabar talvez sejamos agraciados pela passagem do cometa Leonard no céu noturno! A aproximação do cometa em relação ao sol e sua órbita elíptica farão com que o cometa fique brilhante o suficiente para ser visto até mesmo a olho nu!
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Mais um grande feito na história! A agência Hi Fly realizou o primeiro pouso de um Airbus A340 no continente de gelo, graças a muita pesquisa, preparação, conhecimento técnico e uma ótima previsão do tempo!
Mais 301 planetas foram adicionados a listas de exoplanetas descobertos e confirmados pela NASA! Essa enorme descoberta só foi possível graças ao desenvolvimento de uma poderosa ferramenta de aprendizado de máquina, a ExoMiner!
A ambiciosa e inovadora missão DART partirá da Terra nesta quarta-feira (24) e dará início aos planos de defesa planetária contra ameaças espaciais! O lançamento será transmitido pela NASA e todos poderão acompanhar esse novo grande avanço da ciência espacial.
As últimas análises prognósticas do CPC/NOAA revelaram que a La Niña, que se estabeleceu nessa primavera, poderá durar até o outono de 2022! Além disso, espera-se que em seu pico o fenômeno atinja uma intensidade moderada.
Simulações gráficas feitas pelo Climate Central mostram para todo o mundo e para os grandes líderes da COP26 como será o futuro em grandes cidades costeiras caso nenhuma mudança seja feita em relação as emissões de gases de efeito estufa.
A forte erupção do vulcão subaquático Fukutoku-Okanoba no Japão trouxe para a superfície lembranças fantasmagóricas da 2ª Guerra Mundial: 24 navios de guerra que haviam sido afundados na batalha de Iwo Jima!
Neste mês de novembro de 2021 a La Niña, a Oscilação Antártica e o Oceano Atlântico Sul serão os principais moduladores do regime de chuvas e temperatura sobre o Brasil, gerando um contraste entre o Centro-Norte e o Sul do país.
Nesse feriadão de finados o tempo permanecerá mais instável nos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, enquanto um tempo mais estável deve predonimar sobre a região Sul. Entretanto, pancadas de chuva poderão ocorrer no Sul, principalmente no litoral.
Faltando poucos dias para a COP26, a OMM divulgou um boletim que revela que 2020 foi mais um ano de recorde nas concentrações de gases de efeito estufa, mostrando que estamos cada vez mais longe das metas estabelecidas no Acordo de Paris.
No ano passado a La Niña reduziu os acumulados de precipitação durante o período chuvoso no Centro-Sul do Brasil, piorando o cenário hídrico brasileiro. Então, será que com o retorno da La Niña neste ano teremos um cenário hídrico ainda pior?
Uma enorme pedra de granizo de 16 cm de diâmetro que caiu na cidade de Yalborro, no estado de Queensland, Austrália, quebrou o antigo recorde australiano! As tempestades não só castigaram a região com granizo, mas também com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Os últimos registros oceânicos e atmosféricos mostram que a La Niña finalmente ressurgiu sobre o Oceano Pacífico Tropical nessa primavera e tudo indica que ela persistirá e ganhará força durante o verão do Hemisfério Sul.
Na contramão do que tem sido observado no resto do mundo, a Antártica experimentou um inverno mais frio que o normal! Apesar de parecer uma boa notícia, esse evento pode estar associado a variabilidade causada pelas mudanças climáticas.
Na última terça (05), a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou que o Prêmio Nobel de Física de 2021 foi concedido para três cientistas (um meteorologista, um oceanógrafo e um físico) por seus estudos em mudanças climáticas e de fenômenos físicos complexos.
O ciclone Shaheen atingiu a costa norte de Omã com força equivalente a um furacão de categoria 1. Além de ventos fortes e ondas gigantes, Shaheen despejou em dois dias acumulados de chuva superiores ao esperado para um ano inteiro!
O poderoso tufão Mindulle não atingirá diretamente o Japão, mas ele passará muito próximo a costa leste do país, que terá que enfrentar as bandas de chuvas torrenciais e ventos fortes trazidos por essa poderosa tempestade.
O Brasil está vivendo uma verdadeira “tempestade perfeita”, com as graves marcas deixadas pela pandemia da COVID-19 somadas a pior crise hidrológica em 91 anos! A estiagem tem ameaçado o abastecimento de água e energia nas principais regiões do Brasil!
Após uma semana bem movimentada no Atlântico Norte, com a formação das tempestades tropicais Odette, Peter e Rose, mais uma tempestade nasceu sobre o Atlântico: a Tempestade Tropical Sam! Sam poderá evoluir para a categoria de furacão entre hoje e amanhã.
Bem no Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorado no dia 16 de setembro, a Copernicus divulgou dados preocupantes: o buraco na camada de ozônio desse ano já atingiu uma área maior que a Antártica!