O ciclone tropical Seroja atingiu o estado da Austrália Ocidental com categoria 3 na noite desse domingo (11), percorrendo um trecho de 1 000 km pelo interior do estado, deixando um rastro de destruição e milhares de pessoas sem eletricidade.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Neste ano, as árvores cerejeiras desabrocharam mais cedo que o esperado em diversos locais, principalmente em cidades no sul do Japão. Cientistas dizem que esse florescimento antecipado pode estar associado às mudanças climáticas.
Em plena primavera boreal a Europa experimentou um verão fora de época na semana passada, com temperaturas muito acima da média, e agora nessa semana um inverno fora de época, com direito a temperaturas negativas e neve!
Uma grande explosão fez com que uma das maiores refinarias de petróleo da Indonésia interrompesse suas operações nessa segunda-feira (29). As suspeitas são de que um vazamento e um raio foram os responsáveis pela explosão e o grande incêndio que a sucedeu.
Se continuarmos nos atuais níveis de emissões e sem esforços para mitigar as mudanças climáticas, até 2100 os verões serão mais duradouros, podendo se estender por até 6 meses no Hemisfério Norte, de acordo com os resultados encontrados num novo estudo.
Nesse dia 23 de março é celebrado o Dia Meteorológico Mundial, dia que marca o aniversário de instituição da Organização Meteorológica Mundial. Para a celebração desse ano, a OMM escolheu o tema “O oceano, nosso clima e tempo”.
De acordo com o último relatório climático mensal da NOAA, o mês de fevereiro deste ano foi o 16º mais quente dos registros e o mais frio desde 2014! Além disso, esse mês foi marcado por grandes contrastes térmicos pelo planeta.
Nessa segunda-feira (15) o nordeste da China foi atingido por uma das piores tempestade de areia dos últimos anos! A mesma tempestade foi responsável por 6 mortes e o desaparecimento de dezenas de pessoas no país vizinho, a Mongólia.
Com o fim de 2020, chegou a hora de atualizar as médias climatológicas da temporada de furacões do Atlântico Norte! A nova média do período entre 1991 a 2020 revela que houve um aumento tanto na frequência quanto na intensidade das tempestades tropicais!
De acordo com uma descoberta recente, no último evento de entrada de poeira do deserto do Saara sobre a Europa, a França recebeu de volta parte da radioatividade deixada a 60 anos atrás por experimentos nucleares feitos no deserto argelino.
O Amazonia-1 é o primeiro satélite de desenvolvimento 100% nacional a ser colocado no espaço! Esse novo satélite fornecerá aos pesquisadores brasileiros imagens e atualizações mais frequentes a respeito do desmatamento e atividade agropecuária, principalmente sobre a Amazônia.
Duas semanas após uma forte onda de frio histórica congelar partes da Europa, agora grande parte do continente europeu está experimentando uma primavera antecipada, com as temperaturas chegando aos 20°C, quebrando recordes de temperaturas máximas!
As chuvas acima da média que tem ocorrido no oeste da Amazônia acarretaram no transbordamento de vários rios e igarapés no estado do Acre, que acabaram invadindo as cidades. Para piorar, ao mesmo tempo o estado lida com crises migratória e de saúde.
Nos últimos dias os Estados Unidos têm experimentado uma onda de frio sem precedentes, que levou neve a locais que não estão habituados com as temperaturas frias. Mas será que ondas de frio como essa são possíveis em um planeta mais quente?
Esse final de semana será de nebulosidade e chuvas em grande parte do Brasil, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Essas condições deverão permanecer até o início da próxima semana, quando um ciclone contribuirá para a manutenção das instabilidades.
Uma forte nevasca atingiu o norte da Europa nesse final de semana e tem causado uma série de transtornos. A Alemanha e Holanda foram os países mais afetados, onde os grandes acumulados de neve interromperam os tráfegos rodoviário e ferroviário.
Após sofrer com o pior episódio de incêndios em décadas, o Pantanal brasileiro finalmente está se recuperando! Com o retorno das chuvas a vegetação está renascendo aos poucos e os animais estão retornando a seu habitat natural!
Nesse mês de fevereiro, último mês do nosso verão meteorológico, a atuação da Oscilação Antártica, a La Niña e as anomalias de temperatura da superfície do mar no Oceano Atlântico modularão o regime de chuvas no Brasil.
A região Sudeste do Brasil tem sofrido com temperaturas máximas extremas, uma sensação de calor escaldante e umidade relativa baixa desde o meio da semana passada. Quais sistemas atmosféricos são responsáveis por tais condições? Até quando durarão?
Nessa quarta-feira (27) o vulcão do Monte Merapi, um dos mais ativos da Indonésia e do mundo, entrou em erupção lançando grandes nuvens de cinzas e fumaça, além de expelir rios de lava.