O Atlântico Norte deu vida a mais um poderoso ciclone tropical nessa temporada bem ativa, o Furacão Eta. Eta superou todos os furacões desse ano em termos de intensidade e representa uma ameaça severa a países da América Central, como Honduras e Nicarágua.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Um intenso terremoto de magnitude 7.0 foi registrado no Mar Egeu próximo a Ilha de Samos, Grécia, e a costa oeste da Turquia. Diversos edifícios vieram ao chão na cidade turca de Izmir e mini tsunamis foram registrados em várias cidades.
Na noite dessa segunda feira, moradores do interior da Bahia foram surpreendidos pela passagem de um meteoro super brilhante, chamado de bólido. Alguns moradores relataram que a passagem desse objeto foi acompanhada por um estrondo e seguida por um tremor.
O Tufão Molave deixou um rastro de destruição após atravessar as Filipinas, forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas. Agora o tufão está ganhando força sobre o Mar da China e seguindo em direção ao Vietnã, país já muito castigado pelas chuvas.
Desde sua consolidação em agosto, grande parte dos modelos climáticos colocavam que a La Niña desse ano seria fraca, ou no máximo de intensidade moderada. Mas agora as projeções mudaram, provavelmente teremos um evento bem mais forte do que era previsto!
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica atingiu nesse ano a maior dimensão registrada dos últimos 15 anos. Curiosamente, esse grande buraco ocorreu apenas um ano após registrarmos o menor buraco da história dos registros!
Alguns países do Sudeste Asiático têm sofrido com grandes acumulados de chuvas e inundações severas, numa combinação de chuvas torrenciais sazonais e a atuação de tempestades tropicais. Dezenas de pessoas já morreram no Vietnã e Camboja.
Nessa quarta-feira (07), meteorologistas e pesquisadores do mundo inteiro receberam uma excelente notícia. A partir de agora diversos produtos e gráficos de previsão do centro europeu ECMWF estarão disponíveis de forma gratuita em sua plataforma!
Após um pequeno período de tranquilidade, o Atlântico Norte voltou a produzir ciclones tropicais, afinal a temporada de furacões de 2020 ainda não acabou! Nessa segunda feira (05), duas tempestades tropicais atuavam sobre o Mar do Caribe, Gamma e Delta!
Agora o início da La Niña 2020 é oficial e foi confirmado pelos principais centros de monitoramento climático do mundo! As previsões indicam que a La Niña permanecerá entre nós até pelo menos o início de 2021.
A NASA revelou mais detalhes do seu ambicioso Programa Artemis, que pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024! Os preparativos já estão a todo vapor e a primeira etapa desse plano deverá ocorrer em 2021!
Um novo estudo inferiu que partes do Hemisfério Sul poderão sofrer uma redução de 30% no total anual de chuvas até o final desse século! Os pesquisadores descobriram isso analisando um período da Terra que ocorreu há 3 milhões de anos!
Após esgotar a lista de nomes da atual temporada, um novo sistema tropical é nomeado no Golfo do México, a Tempestade Tropical Beta. Apesar de não chegar à categoria de furacão, Beta traz grande potencial destrutivo para o Texas e Louisiana.
Pela primeira vez desde 1971, cinco ciclones tropicais estão ativos ao mesmo tempo na bacia do Atlântico Norte. Entre eles os furacões Paulette, que atingiu as Ilhas Bermudas, e Sally, que em breve atingirá a costa sul dos Estados Unidos.
Enormes incêndios florestais fora do controle criaram cenários apocalípticos em diversas cidades do estado da Califórnia, Estados Unidos. Os incêndios desse ano já são os piores a serem registrados em toda história do estado!
Uma nova pesquisa científica, liderada pela Universidade do Arizona e publicada na revista Nature, revela que a temperatura média da Terra era de 7.8°C na última Era Glacial, 20 mil anos atrás.
Pela segunda vez em menos de uma semana, um poderoso tufão ameaça atingir a Península Coreana. O Tufão Maysak segue os passos do Tufão Bavi, porém, sendo mais forte que seu antecessor, seu potencial destrutivo é ainda maior!
Tufão Bavi, o terceiro tufão da temporada de tufões do Pacífico Oeste desse ano, atingiu a Coréia do Norte nessa quinta-feira (27), além de causar uma série de prejuízos ao contornar a costa da Coréia do Sul nos últimos dias.
Um intenso ciclone extratropical fora de época, chamado de Tempestade Francis, estará passando pela Irlanda e Reino Unido entre hoje e amanhã, com ventos fortes e chuvas volumosas. Francis atinge a região uma semana após a passagem da Tempestade Ellen.
Duas tempestades tropicais estão avançando pelo Golfo do México ao mesmo tempo, Marco e Laura, nessa temporada histórica de furacões no Atlântico Norte. Marco deve atingir a costa sul dos EUA ainda hoje, enquanto Laura atingirá a mesma região na quarta.