Apenas duas semanas após ser atingida pelo Super Ciclone Amphan, a Índia é novamente atingida por um ciclone tropical, o Ciclone Nisarga. Dessa vez a região atingida foi a costa oeste, ameaçando a mais importante cidade do país, Mumbai.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
No início dessa semana, a primeira tempestade tropical nomeada do ano no Pacífico Leste, a Tempestade Tropical Amanda, atingiu a Guatemala e El Salvador com muitas chuvas, deixando pelo menos 15 mortos.
Nas últimas semanas a Índia enfrentou a fúria do Super Ciclone Amphan, uma forte onda de calor pós-ciclone, que fez os termômetros chegarem aos 50°C, a infestação de gafanhotos em plantações e cidades e o crescente número de casos e mortes associados a Covid-19!
Nessa quarta-feira (27) a empresa norte-americana SpaceX, do empresário Elon Musk, junto a NASA, espera fazer história transportando dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional em seu primeiro voo tripulado partindo de solo americano!
Os vestígios de um ciclone tropical formado no Oceano Índico Central, chamado de Ciclone Tropical Mangga, se fundiram com um sistema extratropical e formaram um super sistema extratropical severo que atingiu com força grande parte da Austrália Ocidental!
Um novo estudo revela que padrões de ondas identificados no Sol são similares as grandes ondas atmosféricas da Terra! Essas ondas podem dar indícios da ocorrência de tempestades solares que são danosas aos nossos satélites, redes elétricas e outras infraestruturas da Terra.
Um super ciclone tropical, formado no golfo de Bengala, está indo em direção a fronteira da Índia com Bangladesh. O Super Ciclone Amphan é o primeiro da temporada de ciclones do Índico Norte de 2020 e o mais intenso já registrado na região.
As Filipinas foram atingidas pelo primeiro tufão da temporada do Pacífico Oeste de 2020. O Tufão Vongfong, ou Ambo, deixa o país em uma situação extremamente preocupante, deixando a população exposta aos perigos do tufão e também da pandemia da COVID-19.
Nos últimos dias brasileiros avistaram uma série de pontos brilhantes cruzarem o céu ao mesmo tempo! Muitos acreditaram que esses pontos eram OVNIs ou objetos misteriosos, mas na verdade são os mais novos satélites do Projeto Starlink, da empresa SpaceX!
Uma tempestade que caiu há dois anos sobre Villa Carlos Paz pode ter produzido o maior granizo do mundo! As pedras de granizo, do tamanho de bolas de futebol, eram tão grandes que os cientistas precisaram criar uma categoria para descrevê-los!
Projeções indicam 75% de chance de 2020 ser o ano mais quente da história global! Se não for o mais quente, com certeza estará entre os 5 mais quentes, mesmo com a redução da poluição devido a pandemia da COVID-19.
Após aprendermos os nomes de cada nuvem do céu, agora podemos aprender a prever o tempo com base na identificação das nuvens! Isso porque cada tipo de nuvem está associado a uma condição do tempo ou antecedem alguma mudança futura!
Após uma série de restrições impostas pelo governo, devido a pandemia do novo coronavírus, grande parte da Índia registrou uma drástica diminuição da poluição do ar. Graças a isso, os Himalaias voltaram a se tornar visíveis para o norte do país!
Você já reparou na diversidade de nuvens do céu? Quantos tipos de nuvens você acha que existem? Na meteorologia todos as nuvens possuem uma classificação e um nome, de acordo com o Atlas Internacional de Nuvens!
Nos últimos dias algumas partes do Brasil, como as grandes cidades do Sudeste, presenciaram belíssimos pores do sol, que trouxeram momentos de beleza em meio a quarentena do coronavírus. Mas por que será que o pôr do sol está mais bonito?
A estiagem que atinge grande parte do Sul do Brasil também afeta uma das 7 maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu. Grande parte de suas famosas quedas d’água secaram diante da falta de chuvas, criando um cenário desolador.
Um poderoso ciclone tropical, Ciclone Harold, se desenvolveu e ganhou forças sobre as águas do Oceano Pacífico Sul. Entre sexta e essa segunda, o ciclone já causou mortes e destruições nas Ilhas Salomão e Ilhas Vanuatu, agora segue em direção a Fiji.
Nos últimos dias muitas pessoas no Brasil relataram ouvir barulhos estranhos e misteriosos do céu. Muitas especulações têm surgido a respeito de um possível sinal do “fim do mundo”, mas será que a ciência não possui explicações para esses fenômenos?
Faltam dois meses para o início oficial da temporada de furacões de 2020 no Oceano Atlântico Norte! Algumas previsões já indicam que essa poderá ser uma temporada bastante ativa, com uma atividade de ciclones tropicais acima da média.
A pandemia do novo coronavírus pode estar associada a maneira com que a atividade humana tem modificado o meio ambiente! A destruição dos habitats naturais expõe os seres humanos a novos vírus desconhecidos que antes estavam isolados na natureza.