Em plena quarentena do coronavírus, moradores da capital da Croácia, Zagrebe, foram obrigados a deixarem suas casas e saírem às ruas após um terremoto de 5.5 de magnitude abalar as estruturas da capital croata, nesse domingo (22/03).
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
O trimestre de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020 foi o 2° mais quente da história dos registros! Para algumas partes do Hemisfério Norte, esse foi o inverno mais quente da história e o segundo verão mais quente da América do Sul!
O novo coronavírus tem causado muita preocupação devida sua rápida transmissão e alto número de infectados pelo mundo. Com a chegada do outono surge a questão: Será que a transmissão desse vírus pode ser alterada pelas mudanças do clima?
Após uma intensa onda de calor que fez com que as temperaturas chegassem a valores recordes, a Ilha Eagle, na Península Antártica, perdeu cerca de 20% de neve e gelo em apenas 9 dias! Satélites da NASA capturaram as drásticas mudanças.
O final de semana de carnaval nas Ilhas Canárias, da Espanha, foi duramente prejudicado por uma intensa tempestade de poeira do deserto do Saara, chamada de calima. Muitos turistas ficaram presos nas ilhas após todos os 7 aeroportos serem fechados devido à tempestade!
Menos de uma semana após os prejuízos e danos causados pela Tempestade Ciara, a Europa teve que enfrentar outra poderosa tempestade de inverno, a Tempestade Dennis. Por que será que o Oceano Atlântico Norte tem produzido tempestades tão poderosas nesse ano?
Mais uma poderosa tempestade de inverno, Tempestade Ciara, assolou países do noroeste da Europa neste domingo (09/02) e segunda-feira (10/02) com ventos tão fortes quanto os de um furacão, que resultaram num enorme rastro de destruições e 6 mortes.
Essa segunda-feira (10/02) foi um dia de muito caos e prejuízos imensuráveis na grande São Paulo. A entrada de uma frente fria, combinada a outros fatores meteorológicos, resultou num volume excepcional de chuvas na capital paulista e outras cidades do estado.
As condições meteorológicas dos últimos meses resultaram numa gigantesca infestação de gafanhotos no leste da África, colocando em risco a segurança alimentar de uma população que já sofre constantemente com o risco de fome e sofre com extremos climáticos.
A combinação da Zona de Convergência Intertopical (ZCIT), com os sistemas frontais e centros de baixa pressão que atuam no litoral do Sudeste farão com que essa seja uma semana bem chuvosa para parte do Nordeste e para o Centro-Sul do Brasil.
A pior temporada de incêndios florestais na Austrália matou cerca de 1 bilhão de animais em todo o país. A destruição foi tão grande que se o ecossistema um dia conseguir se regenerar, demorará pelo menos 100 anos!
A poderosa tempestade de inverno Gloria assolou o leste da Espanha deixando 5 mortos e um enorme rastro de destruições. Chuvas torrenciais, ventos de mais de 100 km/h, ondas gigantes e muita neve atingiram diversas cidades da Espanha e França.
Os dias de calor sufocante, secura e incêndios deram lugar para dias escuros e de tempestades severas no leste da Austrália. Nuvens gigantes de poeira e granizos do tamanho de bolas de beisebol foram registradas entre domingo (19) e segunda-feira (20).
Entre sábado (11/01) e segunda-feira (13/01) diversas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro experimentaram temperaturas próximas dos 40°C e logo em seguida tempestades intensas com grandes volumes de chuvas que geraram complicações e prejuízos à população.
O ano de 2020 não começou bem para a região de Jacarta, capital da Indonésia. Chuvas muito volumosas causaram grandes inundações e deslizamentos de terra na região, provocando a morte de pelo menos 66 pessoas e deixando centenas de milhares de pessoas desabrigadas.
Tromba d’água e cabeça d’água são popularmente confundidos como o mesmo fenômeno natural, mas na meteorologia estes são fenômenos completamente distintos! Ambos são bem perigosos e podem gerar prejuízos e perdas de vida, principalmente durante a estação mais chuvosa do ano.
2019 foi marcado por eventos meteorológicos extremos que nos surpreenderam por sua magnitude e também, infelizmente, por sua destruição. Tufões, furacões, incêndios, inundações, fortes tempestades, ondas de frio intensas e ondas de calor excepcionais foram alguns dos eventos que marcaram o ano.
As grandes tempestades, quando bem intensas, não só apresentam uma grande atividade elétrica entre a nuvem e a superfície, mas também entre o topo da nuvem e a alta atmosfera! Esses raios exóticos na alta atmosfera são chamados Eventos Luminosos Transientes!
Uma forte onda de calor atingirá grande parte da Austrália ao longo dessa semana. As previsões indicam que as altas temperaturas que serão registradas nos próximos dias poderão quebrar diversos recordes históricos pelo país!
Os países do sul da África estão sofrendo as consequências de uma seca que parece interminável! A falta de chuvas chegou a secar uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas de Vitória, criando um cenário desolador.