O tufão Kammuri atingiu as Filipinas nessa segunda, com ventos que ultrapassaram os 200 km/h e força equivalente a um furacão de categoria 4! Até o momento 3 mortes foram registradas e centenas de milhares de pessoas foram retiradas de suas residências.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
No dia 30 de novembro foi encerrada oficialmente a temporada de furacões do Atlântico Norte. Essa temporada foi mais ativa que o normal e apresentou uma atividade de ciclones tropicais acima do previsto, o principal deles foi o grande furacão Dorian.
O El Niño de 2019 se encerrou em julho, mas estamos observando um retorno das anomalias quentes no Pacífico tropical. Será que isso quer dizer que teremos um novo El Niño? O que as previsões indicam para 2020?
A camada de gelo mais antiga e espessa do Ártico, denominada de último refúgio de gelo marinho, está desaparecendo numa velocidade duas vezes mais rápida que o restante do gelo marinho do Oceano Ártico!
Um novo relatório alerta que o aquecimento global e o aumento da poluição do ar representam grande ameaça à saúde da nova geração de crianças, podendo causar profundos impactos desde seus primeiros dias até o final de suas vidas.
Uma forte massa de ar frio polar atingirá os Estados Unidos nesse final de semana, com ainda mais força que suas antecessoras! Dessa vez o frio deve chegar até os estados do sudeste, na costa do Golfo do México!
Em um estudo pioneiro, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria relataram e analisaram a ocorrência de “derechos” no Rio Grande do Sul, um fenômeno atmosférico associado a ventos intensos que causam danos semelhantes aos de um furacão!
Um súbito e raro aquecimento da temperatura na segunda camada vertical da atmosfera, a estratosfera, poderá modular o clima da América do Sul nos próximos meses, nos mostrando que a previsão climática vai além de observar o que ocorre próximo à superfície!
No dia 18 de outubro de 2019 as astronautas Christina Koch e Jessica Meir fizeram história ao realizarem a primeira caminhada espacial apenas com mulheres, desde 1965! Esse é mais um importante passo para a igualdade de gênero no meio científico.
A chuva de granizo é a precipitação de pedras de gelo. Em alguns casos, essas pedras de gelo podem chegar a ter o tamanho de bolas de tênis, gerando grande estragos! Mas como essas pedras de gelo se formam nas nuvens?!
Após o término do El Niño, outro padrão de teleconexão veio à tona, o Dipolo do Oceano Índico. Apesar de ter uma origem distante, esse dipolo influencia a circulação atmosférica do Brasil, principalmente durante a primavera!
No dia 14 de outubro celebramos o Dia do Meteorologista! Profissão que se dedica a compreender todos os processos que envolvem a atmosfera e superfície terrestre, com a intenção de prever sua variabilidade em prol de toda a vida na Terra.
O super tufão Hagibis, formado no último final de semana no Oceano Pacífico Oeste, entrará para a história como o ciclone tropical de intensificação mais rápida e explosiva, além de ser uma das tempestades tropicais mais intensas do planeta!
Você já viu uma aurora polar? Aquelas lindas faixas coloridas de luzes que cruzam o céu noturno são resultado da interação dos ventos solares, o campo magnético da Terra e a atmosfera terrestre.
O clima já está mudando, as metas estabelecidas e esforços feitos estão longe de ser o suficiente! Essa é a principal mensagem que traz o novo relatório da ONU, “United in Science”, direcionado para os participantes da Cúpula de Ação Climática.
No Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio o mundo foi agraciado com uma excelente notícia: o buraco na camada de ozônio sobre a Antártica observado nesse ano pode ser o menor registrado em três décadas!
É oficial, dia 10 de setembro marca o pico da temporada de furacões do Atlântico Norte! A combinação das condições dinâmicas e termodinâmicas ideias da atmosfera e oceano desse período facilitam a formação e rápida intensificação dos sistemas tropicais.
Grande parte dos padrões de teleconexões que influenciam o clima do Brasil tem origem nos oceanos Pacífico e Atlântico, mas não podemos menosprezar aqueles que vêm do Oceano Índico. O último episódio de seca do verão de 2013/2014 serve como exemplo!
A tempestade tropical Dorian, a quarta dessa atual temporada de furacões, se formou no Mar do Caribe e deve atingir a categoria 1 de furacão nos próximos dias. Dorian deve atingir as ilhas do Caribe, incluindo Porto Rico e República Dominicana.
O novo registro feito pelo telescópio Hubble confirma o que cientistas têm observado nos últimos anos: a Grande Mancha Vermelha de Júpiter está encolhendo! Se essa tendência continuar, a maior tempestade do sistema solar poderá desaparecer nos próximos 20 anos!