Ontem (19/08) o dia virou noite em São Paulo! O cenário apocalíptico, como descrito pelos paulistas, foi resultado da combinação da entrada de uma frente fria com a fumaça vinda das queimadas nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Cientistas de várias partes do mundo fizeram um alerta: para combatermos o aquecimento global, não só devemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas também temos que reformular nossas dietas! A solução é uma dieta com menos carnes e mais vegetais!
Nessa segunda (05/08) o Programa Copernicus confirmou o que os cientistas já esperavam, o mês de julho de 2019 foi o mês mais quente da história! Mais uma vez novos recordes de temperatura foram registrados em diversas localidades do mundo.
Neste final de semana duas tempestades tropicais se formaram quase ao mesmo tempo no Oceano Pacífico Tropical Leste, as tempestades Erick e Flossie. Ambas as tempestades tem grande potencial de virarem furacões nos próximos dias e podem passar bem próximas do Havaí!
Na sexta-feira (19/07) o vulcão Ubinas entrou em erupção no sul do Peru, expelindo grande quantidade de cinzas e gases na atmosfera. Até o momento o vulcão permanece em atividade e já fez com que 30 mil pessoas deixassem suas casas.
As chuvas torrenciais associadas as monções sul asiáticas finalmente chegaram, mas infelizmente já provocaram muitos estragos e prejuízos. Mais de 100 mortes já foram confirmadas entre a Índia, Nepal e Bangladesh, além de milhões de pessoas prejudicadas.
O Furacão Barry atingiu a costa sul dos Estados Unidos como um furacão de categoria 1 neste último sábado (13/07). Apesar de agora o sistema já estar enfraquecido, ele continuará provocando inundações e chuvas torrenciais no interior do país.
A onda de frio experimentada pelo Brasil na última semana trouxe a tona um debate muito polêmico: se existe um aquecimento global, por que temos dias muito frios? Os dias frios refutam a teoria do aquecimento global?
Enquanto o Brasil registra temperaturas polares, o Alasca registra temperaturas tropicais! Os termômetros ultrapassaram os 30°C no estado americano do Alasca, que apesar de estar em seu período de verão, não está habituado com temperaturas tão elevadas.
Hoje partes da América do Sul presenciarão o eclipse total do sol! O eclipse total poderá ser visto somente no Chile e na Argentina, enquanto no Brasil algumas áreas presenciaram o eclipse de forma parcial no final da tarde.
Na sexta-feira meteorologistas do mundo inteiro se uniram pela iniciativa #ShowyourStripes (#MostresuasListras), onde cada um mostrou ao mundo as listras referentes a seu país! Entenda mais sobre essa iniciativa e o significado dessas listras!
Tempestades severas, inundações, ondas de calor extremas, deslizamentos de terra e incêndios foram alguns dos eventos meteorológicos extremos que atingiram diversas partes do mundo ao longo da última semana! Porém, 5 deles se destacaram pela sua magnitude e fatalidade!
Uma curiosa mancha detectada pelo radar do Serviço Meteorológico Americano deixou os meteorologistas confusos na última terça-feira. A macha que parecia ser chuva na verdade era uma “nuvem” de joaninhas! Mas por que será que o radar detectou uma “nuvem” de joaninhas?
Além da forte onda de calor que tem atingido o norte da Índia nas últimas semanas, tempestades de poeira, acompanhadas de fortes rajadas de ventos, raios e chuva, assolaram a região na quinta-feira (06/06), resultando na morte de 26 pessoas.
No último final de semana diversas localidades na Índia e Paquistão registraram temperaturas próximas dos 50°C! Além do calor extremo, a falta de água também tem agravado ainda mais a situação, que já provocou a morte de 17 pessoas.
O meio-oeste dos Estados Unidos está sofrendo com inundações históricas desde meados de março desse ano. As principais causas para todo esse volume de água são as chuvas praticamente ininterruptas desde o início do ano e o derretimento de neve.
Como são feitas as previsões do tempo? Por que elas muitas vezes erram um pouco ou completamente as condições meteorológicas futuras? A matemática nos explica!
Nesse mês alcançamos uma marca nunca observada na história da humanidade: o nível de 415 partes por milhão de concentração de CO2 na atmosfera! Esse nível foi observado pela última vez a mais de 3 milhões de anos atrás!
Um novo relatório divulgado pela ONU alerta: a fauna e flora terrestre estão sendo destruídas numa velocidade nunca vista na história da humanidade! Cerca de 25% dos animais e plantas da Terra estão à beira da extinção.
Um gigante paredão de areia e poeira praticamente engoliu a pequena cidade de Mildura, no estado australiano de Vitória, por alguns minutos na tarde de ontem (07/05), criando um cenário apocalíptico!