Além do Brasil, a Austrália também tem sofrido com as altas temperaturas nesse verão. Enquanto aqui os termômetros estão beirando os 40°C, lá eles estão muito próximos dos 50°C!
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
O ano de 2019 começou muito quente no Brasil! Temperaturas acima de 40°C foram registradas em várias cidades, com sensação térmica chegando aos 50°C! Essa sucessão de dias muito quentes marcaram a primeira onda de calor de 2019 no Brasil!
Os bloqueios atmosféricos são sistemas meteorológicos que geralmente estão associados a um período mais quente e seco que o normal. Por este motivo, são sistemas extremamente importantes na elaboração de previsões, principalmente para os setores hídricos, energético e agropecuário do país.
O ano de 2018 foi marcado por vários desastres naturais ao redor do mundo, muitos associados a condições meteorológicas extremas. Vamos relembrar alguns desses eventos que ocorreram no Brasil e no mundo!
A data mais especial do ano já chegou, o Natal! Nessa data, vamos relembrar alguns Natais que ficaram marcados na memória dos brasileiros devido as suas condições meteorológicas extremas!
Um estudo recente publicado pela Nature traz a tona evidências mais concretas de que o aquecimento global implicará em maiores variações e maior frequência na ocorrência de eventos de El Niño, principalmente de super El Niños!
Nas últimas semanas, o Sertão Nordestino foi surpreendido com grandes volumes de chuvas. Essas chuvas foram muito bem-vindas na região que vem sofrendo com a falta de chuvas e a situação de seca que se prolonga há vários anos.
A constante emissão de gases de efeito estufa, além de resultar no aumento da temperatura média da Terra e no aumento de eventos extremos climáticos, também está associada a precariedade da saúde da população do planeta.
Depois do Camp Fire, Woolsey Fire e Hill Fire destruírem grande parte do estado da Califórnia no mês passado, agora foram as fortes chuvas que atingiram as regiões incendiadas com inundações e fortes enxurradas.
É comum ouvirmos nas previsões do tempo o termo “Oscilação de Madden-Julian”. Mas, que oscilação é essa? E por que ela é tão importante para a previsão do tempo no Brasil?
O dia 30 de novembro marca o fim da temporada de furacões do oceano Atlântico Norte! Ao contrário das previsões feitas, essa temporada foi mais ativa que o normal, com dois furacões, Florence e Michael, que vão entrar para a história.
Com o retorno das chuvas as grandes cidades do Brasil voltam a sofrer com os alagamentos, enchentes e inundações. Apesar de muitas vezes serem usados para explicar um mesmo evento, alagamento, enchente e inundação, não são a mesma coisa!
Estamos observando a persistência de anomalias quentes de temperatura de superfície do mar nos oceanos Pacífico Central e Leste nos últimos meses, mas ainda não houve o estabelecimento do El Niño. O que será que tem atrasado o estabelecimento desse evento?
Quem não gosta daquele cheiro de terra molhada ou aquele cheiro de ar limpo após uma chuva?! Mas, se a chuva em si não tem cheiro, como e porque sempre sentimos esses aromas quando chove?
Incêndios de grande magnitude estão devastando o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, desde a última quinta-feira. 31 pessoas morreram, mais de 300 mil tiveram que deixar suas casas, milhares de casas foram destruídas e uma imensa área foi completamente queimada.
As fortes chuvas dos últimos dias geraram grandes prejuízos e perda de vidas no estado do Rio de Janeiro. Um grave deslizamento de terra matou 15 pessoas na cidade de Niterói e, além disso, várias pessoas permanecem desalojadas ou desabrigadas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 90% das crianças do mundo estão respirando um ar mais poluído que o recomendado. Isso coloca em risco a saúde e o desenvolvimento da nova geração.
Com o verão chegando aí e as chuvas retornando, cada vez mais ouvimos sobre as tais zonas de convergência. O que são essas zonas de convergência? Como elas se formam e quais são suas diferenças?
Nessa semana observamos mais dois intensos ciclones tropicais atingido diferentes regiões do hemisfério norte. O furacão Willa no México e o tufão Yutu nas Ilhas da Marianas, no oceano Pacífico. Quando será que a atividade desses ciclones tropicais vai parar?
Apesar das chuvas observadas nos últimos meses, os reservatórios da maior região metropolitana do Brasil, a Região Metropolitana de São Paulo, ainda estão na mira de uma nova crise hídrica, principalmente o grande Sistema Cantareira.