Após a passagem do furacão Michael pelos estados do sudeste dos Estados Unidos, agora o estado do Texas que está sendo castigado por inundações históricas! Chuvas fortes têm atingido a região nos últimos dias, causando o transbordamento dos principais rios e reservatórios.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
A primavera já começou, além de nos trazer de volta as flores essa estação também nos traz as chuvas e tempestades! Nesse período do ano a ocorrência de raios é alta, por isso é importante saber como se prevenir!
Um novo relatório lançado pelo IPCC alerta sobre os possíveis impactos de um planeta 1.5°C mais quente. De acordo com o relatório, infelizmente estamos próximos de atingir esse limite e nem mesmo as metas do Acordo de Paris poderão barrar esse aquecimento.
Em setembro experimentamos características das quatro estações do ano em único mês! Frio, calor, tempo seco e temporais marcaram esse mês no Brasil. No cenário internacional, a intensa atividade de furacões, tufões e tempestades tropicais foi o principal destaque do mês.
O El Niño Oscilação Sul se apresenta de várias formas diferentes, fazendo com que exista tipos diferentes de El Niño. Um desse tipos é o El Niño Modoki que, de vez em quando, surge à tona no panorama climático global.
Previsões recentes mostram que provavelmente teremos um novo evento de El Niño consolidado ainda neste ano. Portanto, é importante sabermos quais são os impactos desse fenômeno no clima do Brasil e nos prepararmos para os próximos meses de primavera e verão.
No ultimo dia 5 de setembro foi celebrado o Dia da Amazônia! Nessa data celebramos a riqueza da maior floresta tropical do mundo e também destacamos sua importância na manutenção do clima da América do Sul, principalmente do Brasil.
O mês de agosto desse ano foi marcado pelo frio e pelas chuvas fora de época em grande parte do Brasil, mudando o padrão que era observado nos últimos meses.
Os eventos extremos que tem assolado diversos países do hemisfério norte nos últimos anos, como as chuvas torrenciais e as intensas ondas de calor, podem ser uma consequência do acelerado aquecimento do Ártico observados nos últimos anos.
Novas projeções e previsões indicam que essa temporada de furacões do oceano Atlântico será menos ativa que o normal, bem diferente das previsões feitas em maio desse ano. Mas quais foram os principais motivos da mudança dessas projeções?
O dia 1° de agosto foi o Dia de Sobrecarga da Terra, dia que esgotamos os recursos naturais disponíveis para o ano. Desde então, passamos a consumir mais do que a Terra pode nos oferecer, entrando em dívida com nosso planeta.
Julho foi mais um mês marcado pela falta de chuvas em grande parte do país. Além da falta de chuvas, esse mês também registrou temperaturas mais altas que o normal para o período de inverno.
Até os dias de hoje já se sabe muita coisa sobre um dos fenômenos climáticos mais importantes do planeta, o El Niño-Oscilação Sul. Porém, estudos recentes mostram que esse fenômeno é muito mais complexo e imprevisível do que imaginamos.
Diversos países do Hemisfério Norte têm sofrido com temperaturas muito quentes nesse verão. Países que possuem um clima polar estão tendo que lidar com temperaturas de mais de 30°C, o que acende o alerta para as consequências das mudanças climáticas.
Dias muito quentes durante o inverno, grandes períodos de estiagem, frio intenso e repentino, chuvas muito intensas, ondas de calor e de frio que nos pegam de surpresa. Tudo isso nos faz pensar: será que o tempo está ficando louco?
O mês de junho de 2018 foi marcado pela continuidade do tempo seco em boa parte do Brasil. Em relação às temperaturas, algumas regiões tiveram um mês junho mais quente que o normal, enquanto outras tiveram um frio anormal.
O período de inverno é dado também como período de queimadas em grande parte do Brasil, devido ao tempo seco. Essas queimadas além de causar danos irreversíveis à vegetação, causam grandes transtornos à população e ao clima local.
Após sucessivos meses com chuvas abaixo do normal esperado, a região Sudeste do Brasil está sob ameaça de uma nova crise hídrica. Os níveis dos principais reservatórios têm diminuído nos últimos meses, incluindo o principal deles, o Sistema Cantareira.
Apesar de não serem tão frequentes e intensos quanto aqueles que ocorrem nos Estados Unidos, os tornados também ocorrem no Brasil. E, dentre todos os fenômenos meteorológicos que conhecemos, eles são os mais destrutivos de todos.
Em alguns dias vemos o termômetro marcando uma temperatura, mas parece que a temperatura que estamos sentindo nada tem a ver com a registrada. Isso está associada ao que chamamos de sensação térmica.