O Super Tufão Doksuri, com intensidade de um furacão de categoria 4 e ventos de 230 km/h, ameaça partes das Filipinas e Taiwan, provocando chuvas extremamente volumosas e ventos intensos. O próximo país na mira do super tufão é a China!
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
O ano de 2023 certamente entrará na história como um dos anos mais quentes dos registros, isso sem o pleno desenvolvimento do El Niño. Com o El Niño em seu auge, 2024 poderá superar todos os recordes de calor dos anos anteriores!
Da América do Norte à Europa e Ásia, milhões de pessoas buscam refresco e abrigo em meio ao calor escaldante, incêndios florestais e chuvas extremamente volumosas. São extremos climáticos de todos os tipos atingindo diferentes partes do mundo ao mesmo tempo!
A região Sul do Brasil está em alerta de perigo para a formação de mais um ciclone extratropical que poderá trazer elevados volumes de chuva e fortes rajadas de vento, uma combinação que poderá trazer muitos prejuízos e transtornos!
O processo de formação de um novo ciclone extratropical e sua frente fria associada próximo ao Sul do Brasil provocou acumulados da ordem de 100 mm entre a sexta-feira (7) e o sábado (8) em diversas cidades do Rio Grande do Sul, provocando alguns transtornos.
As chuvas volumosas voltaram a castigar a costa leste do Nordeste e deverão provocar transtornos ao longo do final de semana. O INMET emitiu alerta de risco moderado a extremo para alguns estados da região, confira a previsão!
Dica para os exploradores da natureza: ao prestar atenção no barulho feito pelos grilos, você pode estimar a temperature do ambiente onde is! Parece mais um mito meteorológico, mas é verdade e te explicamos tudo!
Durante a história da humanidade, diversas guerras e batalhas foram travadas sob as mais diversas estratégias. Porém, em algumas delas, os resultados dependeram de fatores externos, como as condições meteorológicas!
Nesta segunda-feira a Tempestade Tropical Bret se formou na porção central do Atlântico, em um desenvolvimento incomum para a bacia nesta época do ano! Agora Bret segue em direção ao Mar do caribe, onde atingirá as pequenas ilhas já na quinta-feira.
Após uma semana de muito frio e sensação térmica congelante em grande parte do Centro-sul do Brasil, as temperaturas finalmente voltarão a subir ainda nesta semana! O final de semana ainda trará a sensação de calor de volta.
As mudanças climáticas causadas pelas emissões de gases de efeito estufa, principalmente o CO2, tem impactos em todo o mundo, mas principalmente nas florestas tropicais, como a Amazônia! Para saber como a Amazônia responderá a essas mudanças, cientistas projetaram o AmazonFACE!
Diversas partes da Ásia tem sofrido com uma intensa onda de calor que tem feito novos recordes de temperatura em diversas cidades, reescrevendo a climatologia dessas regiões! Mas não é só a Ásia, o Canadá também sofre com as temperaturas altas.
De acordo com a última atualização da NOAA, agora é oficial, o El Niño está entre nós! Ainda espera-se que o fenômeno ganhe ainda mais força nos próximos meses, podendo chegar a intensidade forte até o final de 2023!
A próxima semana será marcada por uma grande mudança das condições meteorológicas no centro-sul do Brasil! O padrão seco dará lugar a grandes acumulados de chuvas e as temperaturas despencarão, com chance de neve no Sul!
Os incêndios florestais continuam queimando o Canadá, agora da costa oeste a leste do país. Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas, que foram destruídas pelas chamas, nesta temporada de incêndios que tem sido classificada como “sem precedentes”.
Na semana passada, durante o Congresso Meteorológico Mundial, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) reconheceu 5 estações meteorológicas centenárias brasileiras! Dessa forma, agora o Brasil possui um total de 16 estações meteorológicas centenárias reconhecidas pela OMM.
O Tufão Mawar atingiu Guam, na última quarta, causando grandes estragos. Após passar pela ilha, a tempestade se intensificou para categoria 5, sendo considerada a mais intensa dos últimos 2 anos, e agora segue rumo ao leste asiático.
De acordo com novo levantamento feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), enquanto o número de mortes relacionadas a extremos do clima e de água diminuíram ao longo dos últimos anos, as perdas econômicas aumentaram!
Essa será uma semana de altas temperaturas e tempo seco no Centro-Sul do Brasil, configurando um período de veranico! Porém, no final da semana as chuvas voltarão em partes do Sul. Portanto, o veranico já está com seus dias contados!
A Mata Atlântica além de abrigar uma rica biodiversidade, também é o lar da maioria dos brasileiros, fornecendo água e recursos naturais para a população. Porém, por ter sido o bioma mais devastado, a Mata Atlântica tem desaparecido da vista dos brasileiros.