A escassez de chuvas obrigou autoridades do Canal do Panamá a alterar suas operações de passagem dos navios que utilizam a via interoceânica, em meio a uma crise no abastecimento de água que ameaça o futuro desta importante rota marítima.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Passageiros de um voo da Delta Air Lines que ia de Houston para a Atlanta tiveram que enfrentar um atraso de mais de 4 horas, pois um enxame de abelhas decidiu se apossar de uma das asas do avião.
Entre os anos de 2019 e 2021 os Territórios Indígenas foram duramente invadidos e, com isso, as taxas de desmatamento e emissão de carbono nesses territórios dispararam. Agora esses povos exigem seu direito de demarcação e proteção das florestas!
A partir de 2025, pelo preço de 670 mil reais, alguns afortunados terão a experiência de jantar a 25 mil metros de altura a bordo de um balão que atinge a estratosfera, com a melhor vista de todas: nosso planeta Terra!
O Brasil é o país com a maior e mais rica biodiversidade do mundo, em fauna e flora! Toda essa riqueza natural está distribuída em 6 grandes biomas, cada um com suas características. Vamos conhecer cada um deles!
Um novo estudo fez uma revelação surpreendente: estamos registrando centenas de home runs a mais nas temporadas de beisebol em comparação com as primeiras décadas deste século! E se a temperatura do planeta continuar subindo rapidamente, esse aumento será ainda maior.
Os primeiros três meses de 2023 foram marcados por recordes de desmatamento nos dois maiores biomas do Brasil: Amazônia e Cerrado. Esses são registros muito preocupantes, visto que temos a frente a temporada de queimadas na região!
As temperaturas oceânicas já bateram recordes, mesmo antes da formação do El Niño! Se um El Niño realmente se formar em 2023, as temperaturas globais poderão ultrapassar o temido limiar de +1.5°C, o que irá gerar consequências irreversíveis para o clima do planeta.
Estados do Norte e Nordeste do Brasil continuam enfrentando as consequências das chuvas volumosas das últimas semanas, principalmente com os transbordamentos dos principais rios da região. Em Rio Branco, a inundação do rio Acre já é a segunda maior da história!
Uma nova onda de tempestades severas foi responsável pela ocorrência de cerca de 100 tornados no sul e meio-oeste dos Estados Unidos. Esse surto de tornados foi responsável pela morte de 33 pessoas, fora a grande destruição deixada nas cidades.
As turbulências atmosféricas são responsáveis por grande parte das lesões durante as viagens de avião, além do trauma que elas podem causar dependendo de sua gravidade. De acordo com cientistas do Reino Unido, as turbulências ficarão cada vez piores com o aquecimento global.
Enquanto partes do Norte vivem dias de chuvas extremamente volumosas e transbordamentos de rios, o Sudeste do Brasil vive dias de muito calor e secura! Por quanto tempo mais essa gangorra meteorológica irá continuar?
O verão finalmente acabou dando lugar ao outono no Brasil! Com a chegada da nova estação, já observamos uma grande mudança no padrão climático brasileiro. Mas o que será desse outono sem a La Niña ou o El Niño?
Agora é a vez da região Norte sofrer as consequências das chuvas! Na cidade de Manaus um deslizamento de terra provocado pelas chuvas intensas causou uma tragédia neste domingo (12), deixando 8 mortos. As previsões indicam que vem mais chuva para a região!
Apesar do El Niño ainda estar distante da nossa realidade, sua versão menor já se mostra ativa na costa da América do Sul, o El Niño costeiro! Apesar de pouco conhecido, seus impactos são fortes na costa do Peru, inclusive gerando um incomum ciclone tropical!
Diversos californianos ficaram presos por vários metros de neve depois que uma série de tempestades de inverno atingiram o oeste dos Estados Unidos. Apesar dos prejuízos, a enorme quantidade de neve ajudou a Califórnia a se livrar das condições de seca severa!
Algumas previsões e fatores climáticos bem conhecidos indicam uma alta probabilidade de ocorrência de eventos extremos de chuva em partes do Centro-Norte do Brasil, incluindo a região Sudeste, entre a segunda e terceira semana de março.
Cientistas brasileiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais conseguiram um feito inédito: uma imagem que mostra instantes antes de um raio tentar se conectar com para-raios e as saliências de prédios na região de São José dos Campos.
Um intenso ciclone tropical, de categoria 4, denominado Freddy, está chegando ao final de sua longa jornada pelo sul do Oceano Índico, se aproximando de seu landfall em Madagascar nesta terça-feira, com potencial de muita destruição e fatalidades.
Novas projeções climáticas indicam que a La Niña está prestes a acabar e muito provavelmente teremos um El Niño no segundo semestre de 2023! Além do El Niño, a fase positiva do Dipolo do Oceano Índico também estará presente.