Um estudo baseado em inteligência artificial sugere que o planeta ultrapassará o limite de aquecimento global de 1.5°C dentro de 10 a 15 anos, muito antes do esperado. Para piorar, a probabilidade de atingirmos 2°C de aquecimento, é muito alta!
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Nos últimos dias os termômetros bateram 40ºC no Rio Grande do Sul, configurando um evento de onda de calor. Mas o que é uma onda de calor? Como podemos definir um evento de onda de calor e como ele se forma?
Os modelos climáticos estão cada vez mais apostando numa transição para El Niño ainda em 2023! Com isso, especialistas do mundo inteiro acreditam que este ano poderá registrar um calor recorde, muito próximo ao limiar de aquecimento de 1.5°C.
O inverno do Hemisfério Norte tem sido marcado pelos extremos! Enquanto partes da Europa registraram temperaturas acima da média, a Sibéria congela sob temperaturas inferiores a -50°C, um frio extremo até mesmo para a região mais fria do planeta!
A camada de ozônio, que protege o planeta da radiação ultravioleta, está a caminho de se recuperar completamente dentro de quatro décadas! Tudo graças ao Protocolo de Montreal, que eliminou grande parte das substâncias que destroem o ozônio, contribuindo também na mitigação às mudanças climáticas.
No ano passado o leste da Austrália sofreu com chuvas recordes e grandes inundações. Agora é a vez do noroeste do país sofrer com inundações históricas consideradas “uma a cada 100 anos”. Mais uma vez, seria a La Niña culpada?
Um poderoso sistema de tempestades atingiu o estado da Califórnia na véspera do Ano Novo, provocando inundações generalizadas, deixando milhares de pessoas sem energia, outras ilhadas em seus veículos, algumas vítimas fatais, além de recordes de acumulados de precipitação.
Uma virada no tempo é esperada no meio desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil! A chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical provocarão muitas chuvas e tempestades severas nessas regiões.
Está chegando a hora de se despedir de 2022 e dar as boas vindas a 2023! A última semana de 2022 será marcada pela presença da ZCAS no Brasil, mas será que ela estará presente no momento da virada? Confira a previsão!
A possível formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul nesta última semana de 2022 provocará muitas chuvas no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A região Sul, apesar de fora da região de atuação das ZCAS, não ficará livre das chuvas.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem causado chuvas muito volumosas em partes do Sudeste e sul do Nordeste nos últimos dias, o que tem causado prejuízos e vítimas. A ZCAS deverá seguir provocando chuvas nesta semana!
A chegada da frente fria na região Sudeste nesta segunda-feira (12) provocou chuvas generalizadas pelo estado, com diversas cidades paulistas registrando volumes expressivos em poucas horas. Como foi o caso de Campinas, que registrou uma série de transtornos.
Após a forte onda de calor que atingirá o Centro-Sul do Brasil nesta semana, a formação de um novo sistema frontal será responsável pelo retorno das chuvas volumosas sobre o Sul do Brasil no início da semana que vem!
Uma virada no tempo no meio dessa semana trará uma forte onda de calor sobre partes do Centro-Sul do Brasil, que poderão ver os termômetros chegarem próximos a marca de 35°C ou até mesmo 40°C em algumas cidades!
No décimo terceiro dia da missão Artemis I a espaçonave Orion fez registros incríveis da Lua e da Terra, enquanto seguia viagem pelo lado oculto da Lua! Além de fazer esses registros, a cápsula bateu recorde de maior distância da Terra!
Montanhas de neve cobriram estradas e casas no oeste do estado de Nova Iorque neste último final de semana após a passagem de uma intensa tempestade de neve. Em algumas regiões a tempestade chegou a descarregar 2 metros de neve, batendo recordes históricos!
A La Niña está ganhando força mais uma vez sobre o Pacífico Tropical e estamos caminhando para o 3º verão consecutivo sob influência da fase negativa do El Niño Oscilação Sul. Porém, os dias de La Niña estão contados!
O estado americano da Flórida está em alerta máximo devido à iminente chegada da Tempestade Tropical Nicole. O sistema ainda poderá chegar à categoria de furacão antes de tocar a terra, algo incomum para o mês de novembro.
A COP27 começou neste domingo no Egito. Líderes mundiais de mais de 120 nações terão até o dia 18 de novembro para discutir e negociar planos e ações concretas para evitar a crise climática do planeta.
O estado do Amazonas vive uma das piores estiagens em anos, colocando em risco o abastecimento e transporte de milhares de comunidades ribeirinhas. Alguns dos principais rios da região secaram a ponto de serem atravessados a pé!