Um time de pesquisadores encontrou que uma estrela anã branca descoberta em 2021 possui duas caras. Metade da estrela é composta por hidrogênio enquanto a outra metade é composta por hélio. Essa descoberta pode nos dar mais informação sobre a evolução de uma anã branca.
Roberta Duarte
Astrofísica - 231 artigosArtigos de Roberta Duarte
Uma das maiores buscas dentro da Física pode ter sido encontrada. Essa semana, pesquisadores coreanos submeteram um arquivo alegando que conseguiram realizar um experimento que chegou ao estado de supercondutor em temperatura e pressão ambiente. Caso confirmado, revolucionaria a Física.
O filme Oppenheimer chegou aos cinemas depois de muita expectativa para a volta de Christopher Nolan como diretor de um filme científico. O filme conta a história do físico J. Robert Oppenheimer e há muita Física sendo discutida no filme.
Saiu a notícia de que o filme Barbie da diretora Greta Gerwig criou um déficit de tinta rosa no mundo. Mas sabia que a cor rosa não existe na Física? Aqui vamos esclarecer como nós vemos a cor rosa no mundo.
Essa semana, o empresário e bilionário Elon Musk anunciou a sua nova empresa xAI. A empresa focará no uso de inteligência artificial para desvendar questões do Universo como matéria escura, energia escura e até mesmo o paradoxo de Fermi.
No dia 20 de julho, o novo filme do diretor Christopher Nolan, Oppenheimer, chega aos cinemas. O filme contará a história do físico americano J. Robert Oppenheimer, no seu envolvimento no Projeto Manhattan e criação das bombas atômicas.
Observações de quasares mostraram um efeito previsto por Albert Einstein na sua relatividade geral. A expansão do espaço-tempo causa que o tempo no Universo jovem passa 5 vezes mais lentamente para observadores distantes como nós.
Uma aplicação inédita de inteligência artificial pode nos ajudar a resolver um mistério sobre a atmosfera solar. A questão sobre aquecimento de uma parte da atmosfera tem sido um grande mistério para os astrônomos.
O mês de julho será marcado por chuva de meteoros, cometas e alinhamento de planetas. Além disso, irá acontecer uma Super Lua esse mês. Diversos lançamentos também marcarão datas de julho na exploração espacial.
Grupo de astronômos encontraram um aglomerado globular na Via Láctea que é estimado ter idade próxima ao do Universo. Caso confirmado, esse é um dos objetos mais antigos já encontrados do Universo e está pertinho de nós.
Em uma nova pesquisa, pesquisadores descobriram que moléculas orgânicas essenciais à vida podem sobreviver a um ambiente hostil semelhante ao de Vênus. As moléculas podem servir como uma direção de onde procurar vida no Universo.
A colaboração NanoGrav divulgou hoje que captaram o eco do Universo em ondas gravitacionais. Essa é uma descoberta que os astrônomos estão atrás por décadas e finalmente captaram essas ondas que são conhecida como ondas gravitacionais de fundo.
Recentemente, notícias vieram à tona de um submersível que foi implodido devido à pressão causada pelo oceano. Um dos maiores desafios de visitar o fundo do mar é justamente causado pela pressão hidrostática. A Física explica esse fenômeno.
Uma anã branca foi observada se tornando um diamante cósmico gigante. É algo que é esperado acontecer no núcleo de remanescentes mas ainda falta mais observações para entender melhor o processo.
Essa semana, o telescópio James Webb pode ter encontrado evidências das primeiras estrelas do Universo. Se isso for comprovado, é a solução para uma mistérioa que persiste por décadas dentro da Astronomia.
O telescópio James Webb fez uma das maiores descobertas desde o seu lançamento: encontrou moléculas orgânicas no Universo quando ele tinha apenas 10% da idade atual. Essa é uma descoberta importante para compreender como essas moléculas são formadas.
Pesquisadores propuseram um artigo afirmando que encontraram evidencias de uma estrela de bósons. A estrela seria feita de um material raro que nunca foi observado antes, alguns afirmam que essa seria a resposta do que é feita a matéria escura.
Essa é a pergunta que muita gente já se fez quando leu que o Universo se expande e que tudo está se afastando de nós. É uma pergunta interessante de ser feita porém a resposta pode não ser tão satisfatória e é necessário um pouco de Física para compreender.
Dados obtidos pelo telescópio Hubble podem ter evidencias de uma classe de buracos negros que nunca foi vista antes. Caso confirmado, essa é primeira observação de um buraco negro intermedio, um mistério de décadas da Astronomia.
Junho é o mês do solstício de inverno no hemisfério Sul. Além disso, alguns encontros astronômicos acontecerão no céu de junho. Teremos conjunções e poderemos ver Marte passando em frente a um aglomerado de estrelas.