Físicos usando a Teoria das Cordas propuseram que buracos negros seriam defeitos que ocorrem no espaço-tempo. Na Teoria das Cordas é possível que buracos negros sejam defeitos que acontecem no espaço-tempo.
Roberta Duarte
Astrofísica - 231 artigosArtigos de Roberta Duarte
Utilizando dados de dois telescópios espaciais, astrônomos encontraram um planeta semelhante à Terra em um sistema planetário próximo a nós. A surpresa foi que o planeta parece ser um mundo vulcânico e pode nos ajudar a entender como a Terra se formou.
Grupo de pesquisadores australianos utilizaram dados de telescópio localizado no Chile para observar um sistema planetário que está em formação. Essa é uma das primeiras evidências de planetas em formação e pode contribuir a entendermos o Sistema Solar.
Utilizando dados combinados de diferentes anos, astronômos observaram a maior explosão cósmica até agora. Agora o mistério é entender o que pode ter originado uma explosão tão grande comparada a tudo que já observamos até hoje.
Com uma combinação de telescópios, pesquisadores chineses capturaram imagem de um buraco negro supermassivo formando um jato. É a primeira vez que uma observação dessa é feita e nos aproxima um pouco mais de compreender o ambiente desses objetos.
Pesquisadores encontraram algo impressionante enquanto observava um sistema, uma estrela engoliu um planeta gigante. Essa observação é impressionante e pode nos dar mais informação do futuro de sistemas planetários.
Será que se pudessêmos viver no pico do Everest por alguns anos, nós estaríamos prolongando ou diminuindo nosso tempo de vida? Essa é uma pergunta que a Física tem a resposta e inclusive conseguimos calcular essa diferença.
Se estiver em dúvida sobre o que observar no céu de maio, trazemos aqui uma lista completa dos melhores fenômenos que você pode observar durante esse mês. O mês está composto por eclipse, conjunção e outra chuva de meteoros.
Astrônomos detectaram um sinal de rádio vindo de um exoplaneta que estava se repetindo. O sinal de rádio está associado a um exoplaneta relativamente próximo a nós e do tamanho da Terra.
A colaboração EHT publicou hoje, dia 13 de abril, uma imagem nova do buraco negro supermassivo M87*. É a segunda foto que sai desse mesmo buraco mas dessa vez teve a ajuda da inteligência artificial para aumentar a qualidade.
Um grupo de pesquisadores encontrarm um buraco negro considerado raro. Ele se encaixa na classificação de buracos negros ultramassivos e se enquadra em um dos maiores buracos negros já descoberto. Sua origem permanece um mistério.
A Nasa anunciou essa semana os quatro astronautas que estarão a bordo da missão Artemis II. O conjunto de missões Artemis tem como objetivo levar humanos até a Lua novamente e com isso se preparar a ir até Marte.
Em abril é comemorado o mês internacional da Astronomia e astrônomos do mundo inteiro ficam de olho no céu para comemorar. Um resumo do que você pode esperar no céu nesse mês de abril e as datas para comemorar.
A Páscoa está diretamente relacionada com a Astronomia e a data é definida por causa de calendários astronômicos. Se você quer entender como é feito o cálculo para encontrar a data da Páscoa de cada ano, leia a matéria!
Com novo estudo, pesquisadores utilizaram canudinhos de beber para entender melhor sobre um fenômeno da Física que permanecia um mistério. As novas leis foram descobertas após diversas experiências com canudinhos.
Em um estudo realizado utilizando o telescópio ALMA, um grupo de astrônomos encontraram evidências da origem da água ao observar uma estrela recém-formada a alguns anos-luz da Terra.
Um grupo de pesquisadores de Nova York utilizou técnicas de inteligência artificial para encontrar uma equação que calcula a massa de aglomerados de galáxias. A técnica utiliza uma série de interações para encontrar uma equação que calcule a propriedade.
O telescópio James Webb Space Telescope capturou foto de uma estrela do tipo Wolf-Rayet, uma estrela que está entrando no processo final de sua vida. É o primeiro registro desse processo com tanto detalhe.
Com todas as aparições de OVNIs recentes, a pergunta de como seria se eles tivessem em contato com a Terra e como conseguiríamos captar esses sinais surge. Alguns especialistas no assunto levantaram os argumentos como seria esse contato.
Pesquisadores da Universidade do Texas publicaram um estudo que propõem que o Universo possuiu um segundo Big Bang chamado de “Big Bang Escuro”. O Big Bang Escuro poderia explicar como que a matéria escura surgiu no Universo e porquê é tão difícil observá-la.