Pesquisadores da Universidade do Texas publicaram um estudo que propõem que o Universo possuiu um segundo Big Bang chamado de “Big Bang Escuro”. O Big Bang Escuro poderia explicar como que a matéria escura surgiu no Universo e porquê é tão difícil observá-la.
Roberta Duarte
Astrofísica - 232 artigosArtigos de Roberta Duarte
Um ramo da inteligência artificial está ganhando forças com as aplicações dos últimos anos. A inteligência artificial generativa é um área da inteligência artificial que tende a criar coisas que não existiam antes apenas observando padrões, desde rostos até obras de arte.
Uma nuvem de gás está espiralando para o buraco negro supermassivo, Sgr A*, no centro da Via Láctea. Essa nuvem pode fazer com que o buraco negro fique ativo pela primeira vez em muito tempo, já que atualmente ele permanece praticamente inativo.
Um resumo de todos eventos astronômicos que você pode observar no céu de março. Março é marcado pelo equinócio de Outono que marca a entrada do outono no hemisfério Sul. Além disso, os planetas Vênus e Júpiter podem ser observados.
Utilizando dados do James Webb Space Telescope, pesquisadores encontraram galáxias que seriam mais velhas do que o Universo. As galáxias seria muito maiores e mais massivas do que esperaria quando o Universo ainda era extremamente jovem.
Pesquisadores observam uma galáxia anã que possui um buraco negro de 20 milhões de massas solares que está fugindo de seu centro. Isso pode nos ajudar explicar como buracos negros podem ser retirados de galáxias.
Estudo publicado essa semana argumenta que a origem da energia escura pode estar conectada com os buracos negros. Se o estudo for comprovado, é o primeiro passo para compreender como o Universo se expande e a natureza da energia escura.
Quando duas estrelas de nêutrons se encontram, a colisão delas libera uma grande quantidade de energia e o produto final é um buraco negro. Pesquisadores encontraram uma explosão que parece muito perfeita para o que é esperado.
Pesquisadores encontraram evidência de uma galáxia tão distante que sua luz quase não chega até nós. Em todos os comprimentos de onda ela é praticamente invisível mas com a ajuda da relatividade geral foi possível encontrá-la.
Essa semana, notícias do mundo inteiro divulgaram que um pedaço do Sol havia se soltado com imagens impressionantes do acontecimento. Pesquisadores explicam exatamente o que vemos nas imagens e o motivo dessa impressão.
Resultados do melhor mapeamento de matéria do Universo mostraram que a distribuição da matéria visível no Universo não é da forma que os modelos teóricos atuais descrevem.
Cientistas utilizam técnicas de inteligência artificial para procurar vida extraterrestre e encontrar sinais que métodos tradicionais podem deixar passar. Quanto isso é viável? O que esperar para futuro?