NASA possui projeto de construir um reator nuclear na Lua até 2030 que funcionará como uma fonte de energia para futuras missões espaciais.
Roberta Duarte
Astrofísica - 231 artigosArtigos de Roberta Duarte
Um buraco negro supermassivo está impedindo a sua própria galáxia de formar estrelas. Esse é um possível link entre buracos negros e suas galáxias hospedeiras.
Na última semana de janeiro, a agência espacial europeia confirmou que possui tecnologia o suficiente para iniciar a construção do Laser Interferometer Space Antenna (LISA). Será o primeiro detector de ondas gravitacionais localizado no espaço
Astrônomos encontram um objeto que pode ser o menor buraco negro já encontrado ou a maior estrela de nẽutrons já observada. O mistério é que ainda não fazem ideia de qual objeto pode ser.
O helicóptero Ingenuity encerra sua missão após 3 anos concluindo 72 vôos na atmosfera de Marte. O helicóptero superou as expectativas fazendo muito mais vôos do que o planejado.
Quebrando o recorde do último ano, um novo recorde para buraco negro mais antigo aconteceu no início desse ano. Usando dados do JWST, astrônomos conseguiram observar um buraco negro de quando Universo tinha apenas 400 milhões de anos.
A colaboração Event Horizon Telescope divulgou, nessa semana, uma nova foto do buraco negro supermassivo M87*. A foto foi tirada 1 ano após as observações que geraram a primeira foto.
Resultados do The Dark Energy Survey foram divulgados e trouxe mais um mistério sobre a energia escura. A energia escura parece ser muito mais complicada do que achávamos.
A definição de uma galáxia é um conjunto de estrelas com gás, poeira, matéria escura e um buraco negro supermassivo no centro. O que acontece quando uma galáxia não possui estrelas?
Pela primeira vez, astrônomos foram capazes de observar uma supernova que deu origem a um objeto compacto, que pode ser uma estrela de nêutrons ou buraco negro. É a primeira evidência direta do fenômeno.
Usando dados da sonda Voyager, astrônomos fizeram uma nova análise e chegaram à cor que veríamos Netuno. Esqueça o azul escuro, Netuno é praticamente idêntico ao seu vizinho Urano.
A visão computacional é o domínio da Inteligência Artificial que possibilita um computador enxergar e ter noção do mundo visual. Atualmente, a visão computacional é muito usada para carros autônomos.
A panspermia diz que a vida pode não ter se originado na Terra. Na realidade, a vida poderia se originar em diversos lugares e seria disseminada pelo Universo através de impactos e colisões de um astro no outro.
Novo estudo investiga a possibilidade de planetas estarem no cinturão de Kuiper na borda do Sistema Solar. Esses planetas seriam capturados pelo campo gravitacional do Sol sendo acrescentados à lista de planetas.
Teoria das Cordas é a hipótese mais popular para ser a Gravitação Quântica e unificar a Física. Porém, há empecilhos que dificultam verificar se a Teoria das Cordas prevê corretamente e uma delas é a questão das dimensões do Universo.
Um grupo de astrônomos encontraram evidências que Marte pode ter atividade vulcânica ainda hoje. Isso seria uma nova descoberta na Astronomia visto que, por décadas, acreditava-se que Marte era inativo.
O Sol está se aproximando de um pico de atividade que está previsto para acontecer entre 2024 e 2025. O pico está associado com explosões solares mais intensas e frequentes. O que vai acontecer na Terra?
Já pensou se houvesse um buraco negro dentro do Sol? É isso que um grupo de astrônomos estão se questionando e estudando a possibilidade da existência de estrelas com buracos negros no interior chamadas de Estrelas de Hawking.
Depois de décadas, finalmente humanos voltarão até à Lua. A primeira missão tripulada está prevista para acontecer no ano de 2024 que será um ano considerado como um marco na Astronomia.
Novo artigo de uma dupla de pesquisadores argumentam que o brilho que vemos no lado noturno de Júpiter pode ser causado por matéria escura. Dessa forma, usar planetas como fonte para estudo de matéria escura seria possível.