Desde o meio do ano, a empresa OpenAI, responsável pelo ChatGPT, diz que está trabalhando para responder a perguntar: como controlar uma inteligência artificial superhumana?
Roberta Duarte
Astrofísica - 231 artigosArtigos de Roberta Duarte
Sol se aproxima do seu pico de atividade e no último dia 14 tivemos um exemplo do que são as tempestades solares. Mas como elas se formam e por que interfere na Terra?
Machine learning ou aprendizado de máquina é uma expressão que está sempre em alta mas o que ela significa? E como está relacionada ao ChatGPT?
Pesquisadores buscam explicação para um problema chamado de tensão de Hubble. Esse é um problema que deixa a pergunta: qual a taxa de expansão do Universo? sem resposta.
O cometa que visita a Terra a cada 76 anos começou o caminho de volta até a Terra. Isso significa que em menos de 40 anos poderemos presenciar o cometa riscando o céu terrestre.
Um modelo chamado self-interacting dark matter (SIDM) pode explicar problemas que os modelos anteriores sobre matéria escura apresentam.
Muitas ferramentas de inteligências artificiais que vemos hoje tem por trás algo chamado de redes neurais. Mas o que é uma rede neural e como ela funciona?
Um planeta descoberto é massivo demais para orbitar sua estrela. Astrônomos acreditam que parte do modelo atual de formação de planetas terá que ser revista.
O primeiro buraco negro fotografado está perdendo energia através de jatos relativísticos e ele estaria desacelerando sua rotação. Como isso?
Quais são os planos da agência espacial americana de desmontar a estação espacial internacional e como vão conseguir fazer isso? Alguns detalhes foram divulgados.
Em novo estudo, físicos utilizaram dados de binárias para afirmar que encontraram evidências da teoria modificada da gravidade. Será que a MOND pode ser uma teoria para explicar a gravidade?
Usando dados do James Webb Space Telescope, astrônomos encontraram uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo jovem. Esse é um indicativo que pode mudar dois aspectos na Astronomia que terão que ser revistos.
Kilonovas são colisões entre estrelas de nêutrons que resultam em uma explosão tão energética que é capaz de destruir um planeta. Pesquisadores argumentam que uma explosão poderia acabar com a vida na Terra por 1000 anos.
Físicos divulgaram na Nature que construíram um acelerador de partículas que é menor do que uma moeda. Esse é considerado o menor acelerador de partículas do mundo.
Super-Terras são exoplanetas que são mais massivos e maiores do que o nosso planeta mas são menores do que planetas gigantes como Júpiter e Saturno. A pergunta que fica é: será que uma Super-Terra pode ser a tão esperada Terra 2.0?
Vênus é considerado irmão gêmeo da Terra por serem extremamente parecidos. Porém, Vênus é um planeta inóspito e parte era explicado pela ausência de placas tectônicas. Novo estudo sugere que Vênus pode ter tido placas tectônicas no passado.
Buracos negros supermassivos são encontrados nos centros de quase todas galáxias. São objetos que podem ir de milhões até bilhões de vezes a massa do Sol. Mas qual é o maior de todos encontrado até hoje?
Um novo estudo conduzido por universidades japonesas indica que pode ter um planeta desconhecido no Cinturão de Kuiper. Brasileiro que trabalha no Japão está envolvido nessa pesquisa.
Como as coisas evoluem? Essa é a pergunta que pesquisadores estão tentando responder. Galáxias, estrelas e até mesmo a vida como conhecemos passou por um processo de evolução. A questão é entender como esse processo acontece e porquê ele acontece.
Todo ano, durante o mês de outubro, são anunciados os vencedores do prêmio Nobel de diferentes áreas da Ciência. Uma dessas áreas é a Física que já teve nomes como Albert Einstein e Marie Curie! Mas como são escolhidos?