Usando dados do NEOWISE, um grupo de astrônomos de Leiden na Holanda observaram dois planetas se colidindo pela primeira vez. A colisão deu resultado a uma nova estrutura que não tinha sido observada antes. Além disso, entender essa colisão pode nos dar resposta de como a Lua se formou quando a Terra ainda era jovem.
Roberta Duarte
Astrofísica - 231 artigosArtigos de Roberta Duarte
O asteroide que ficou conhecido como 33 Polímnia pode conter elementos que ainda não são conhecidos na tabela periódica. Análises do asteroide sugere que ele é muito mais denso do que qualquer elemento da tabela. A descoberta contribuiria para mostrar que elementos com número atômicos maiores podem ser estáveis.
Na sexta-feira, dia 13 de outubro, a NASA deu início à missão Psyche. O objetivo da missão é levar uma sonda até o asteroide Psyche para estudá-lo a fundo. A sonda tem previsão de chegar ao asteroide em agosto de 2029 e a ideia é conseguir compreender a estrutura do que eles esperam que seja a forma que um planeta nasce.
Eclipses podem ser fenômenos bastante importantes. Inclusive, esse fenômeno foi responsável pela primeira observação da teoria da relatividade geral do físico Albert Einstein. Durante esse experimento, o Brasil teve uma participação essencial para que a observação desse certo.
Essa semana acontecerá um eclipse solar anular que poderá ser visto em diferentes regiões do Brasil, especialmente no Norte e Nordeste. Confia aqui os detalhes deste evento.
O CERN publicou resultados do experimento utilizando antimatéria. Pela primeira vez, físicos conseguiram observar como é a interação da antimatéria com gravidade. Isso coloca um ponto final em uma questão levantada há séculos e o resultado é que Einstein sempre esteve certo.
Usando dados do telescópio JWST, grupo de astrônomos podem ter encontrado a origem de CO2 na lua Europa. Isso é uma grande descoberta já que a razão pode ser um oceano de água salgado embaixo da superfície congelada. Europa é onde está a maior chance de encontrar vida no Sistema Solar
A estrutura da Via Láctea é extremamente complicada de mapear. Isso porque estamos dentro do disco galáctico e isso dificulta a visualização em três dimensões. Hoje, sabemos que o disco aparenta ter uma distorção e o grande motivo por trás pode ser uma bolha de matéria escura deformando o disco.
Essa semana, a agência espacial americana (NASA) publicou seu relatório sobre a busca de fenômenos anômalos não identificados e objetos voadores não identificados. O relatório traz respostas e algumas questões sobre os resultados encontrados pelo time de especialistas que compuseram o grupo de pesquisa.
Um exoplaneta observado pelo James Webb Space Telescope mostrou ter CO2 e metanao em sua atmosfera. Essa descoberta deixou todos cientistas empolgados porque são dois elementos essenciais para a vida. Mas antes de comemorarmos, é preciso considerar alguns pontos.
Dados do observatório Swift mostraram um buraco negro a cerca de 500 milhões de anos-luz que está se alimentando de uma estrela semelhante ao Sol. Cada vez que a estrela passa em um ponto próximo do buraco negro, ela perde cerca de 3 vezes a massa da Terra para o buraco negro comilão.
Quando as estrelas chegam nos momentos finais de sua vida, um dos possíveis resultados é se tornar uma estrela de nêutrons. Físicos teóricos do Canadá e da Índia acreditam que as estrelas de nêutrons funcionam como laboratório de matéria escura!
Um estudo liderado encontra evidências de buracos negros mais próximos da Terra. Os buracos negros estariam em um aglomerado de estrelas chamado aglomerado de Híades. Para encontrá-los, utilizou-se o telescópio Gaia que tem como objetivo observar velocidade de estrelas.
Mais de 60% da matéria do Universo está em uma forma que leva o nome de matéria escura. Esse tipo de matéria não é visível de nenhuma forma, não conseguimos observar ou detectar. Então como sabemos sobre a existência dela se não conseguimos observá-la?
É comum ouvir notícias sobre a busca pela unificação da Física. Até filmes e séries acabam usando a Teoria de Tudo em suas produções de ficção científica. Mas o que significa a teoria de tudo e por que os físicos tem tanto interesse em encontrá-la?
Físicos anunciaram esse mês que encontraram a partícula demônio que foi previstar 70 anos atrás. Essa quasipartícula ficou conhecida como partícula demônio de Pines, nome dado pelo físico que fez a previsão da existência dela. E pode ajudar na busca por supercondutores.
Um grupo de pesquisadores do Reino Unido submeteram um artigo no qual eles argumentam a necessidade do uso de uma técnica de inteligência artificial, chamada aprendizado de máquina, para a busca por OVNIs no Sistema Solar. A ferramenta facilitaria na detecção desses objetos e excluiria objetos de origem humana.
A estrela mais distante já encontrada foi registrada pelo James Webb Space Telescope. A estrela que recebe o nome em homenagem à saga Senhor dos Aneis foi registrada cerca de 1 bilhão de anos após o Big Bang. É o registro mais antigo e distante de uma estrela, possivelmente Earendel tem uma estrela companheira.
O mundo das partículas subatômicas ainda tem muita coisa para descobrir e é uma área quente dentro da Física. Físicos do Fermilab refizeram experimento de 2021 que mostrou uma partícula chamada múon se comportando de forma estranha. Talvez seja a descoberta de uma nova força da natureza.
O telescópio europeu Euclid tem como missão a busca e compreensão de matéria escura. Foi lançado no dia primeiro de julho e nessa semana tivemos a primeira foto preliminar obtida pelo telescópio. Ele chegará em pleno funcionamento em outubro desse ano.