A gigante Google vai utilizar satélite e inteligência artificial (IA) para rastrear as fontes de vazamento de metano na Terra, e assim criar um mapa global da poluição. Veja aqui mais detalhes do projeto.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1429 artigosArtigos de Tiago Robles
Estudo sugere que os raios durante as erupções vulcânicas poderiam ter fornecido nitrogênio na forma necessária às primeiras formas de vida aqui na Terra. Saiba mais aqui.
Mudança de padrão está em curso e uma frente fria consegue avançar e trazer alívio ao calor em parte do centro-sul do Brasil. Mas, principalmente, há risco de chuvas muito intensas e de tempestades.
Já anunciamos o fim da onda de calor e o risco de tempo severo para a Região Sul nos próximos dias. No entanto, essa mudança representaria o retorno das chuvas frequentes? Respondemos aqui.
A onda de calor está com os dias contados! Na próxima semana uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e proporcionar a mudança do tempo, com chuvas intensas e tempestades. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.
Pesquisadores descobriram um enorme cânion submarino de cerca de 10 quilômetros de largura, que formou-se no fundo do Mar Mediterrâneo há cerca de 6 milhões de anos.
Pesquisadores mapearam detalhadamente o Lago Rotorua, na Nova Zelândia, e identificaram a presença de um sistema hidrotermal ativo e de uma anomalia magnética estranha em suas profundezas.
O vazamento da água radioativa aconteceu devido a uma falha nas operações de manutenção na central nuclear. Contudo, os especialistas afirmam que não há sinal de contaminação. Saiba mais aqui!
Em uma pesquisa recente, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas acreditam que chegou a hora de acrescentar uma Categoria 6 na escala Saffir–Simpson de ciclones tropicais.
Ao longo de cinco missões espaciais, entre os anos de 2008 e 2024, o astronauta russo Oleg Kononenko bateu o recorde de 878 dias no espaço. Descubra mais sobre sua jornada aqui.
Essas formações estão localizadas no aglomerado estelar Nebulosa da Águia. Possuem um formato diferenciado e sua imagem é uma das fotos espaciais mais icônicas de todos os tempos. Saiba mais aqui!
A descoberta se deu no interior do estado do Rio Grande do Sul. O animal em questão, um cinodonte, viveu onde hoje está localizado o epicentro das descobertas paleontológicas do estado.
Chuvas intensas e tempestades continuam a proporcionar alertas no Sudeste ao longo da semana. No entanto, o calor e o tempo firme predominam em algumas localidades da Região. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Astrofísicos da Universidade de Princeton, EUA, reformularam o mapa plano da Terra, com uma projeção menos distorcida e “radicalmente diferente” de ver o mundo. Veja aqui.
Uma intensa massa de ar quente que atua sobre a Argentina e parte do Paraguai consegue se expandir e influenciar parte do centro-sul do Brasil na próxima semana. O que mostra as previsões mais recentes?
O padrão de chuvas mudou neste mês de janeiro, apresentando uma considerável redução das chuvas na Região Sul. Será que em fevereiro as chuvas vão voltar a se regularizar? Há risco de eventos extremos? Saiba aqui.
Com o enfraquecimento e fim da ZCAS, o potencial de chuvas diminui, mas as instabilidades conseguem provocar chuvas intensa e tempestades no Centro-Oeste e no Sudeste. Confira os alertas.
Com a desconfiguração da ZCAS, os ventos de leste não influenciam mais as condições meteorológicas na Região Sul. As chuvas diminuem e as temperaturas voltam a subir nos três estados. Confira os detalhes da previsão.
Um estudo realizado pela Fiocruz indicou que os rios de cor escura na Amazônia favorecem a proliferação do mosquito Anopheles darlingi, transmissor da doença malária. Saiba mais aqui.
A partir do fim do dia desta terça-feira (16), instabilidades avançam pela Região Sul. Há alerta de chuvas intensas e riscos e tempo severo no Rio Grande do Sul, que se estendem para os demais estados na quarta-feira (17).