A iluminação artificial noturna em áreas urbanas representa uma ameaça séria para as aves migratórias. Está cada vez mais atraindo e confundindo os pássaros, e até mesmo causando a sua morte.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1429 artigosArtigos de Tiago Robles
Um novo estudo publicado recentemente identificou que os fungos micorrízicos podem aumentar o rendimento das plantações em até 40%, ao aumentarem a absorção de nutrientes nas raízes.
O verão está chegando, e com ele as altas temperaturas. Em dias quentes, é importante mantermos nosso corpo bem hidratado. Para isso, a especialista enumera as cinco frutas campeãs para a hidratação.
O vulcão do Monte Marapi, na Indonésia, entrou em erupção no último domingo (3), deixando onze pessoas mortas e doze que ainda estão desaparecidas. Veja aqui mais informações deste evento.
Semana começa com previsão de chuvas em boa parte do Brasil. Mesmo com o padrão mais isolado, há risco de tempestades. INMET emitiu avisos de “Risco Significativo” para parte do centro-sul.
Um novo estudo identificou que a vida marinha global está em movimento, se deslocando para outras regiões devido ao aumento da temperatura dos oceanos, em um fenômeno recente chamado ‘tropicalização’.
A COP28 é a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que terá início amanhã, 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. Veja aqui as informações mais importantes sobre o evento.
Chuvas continuam nos próximos dias e os eventos mais intensos e volumosos retornam para as regiões Sul e Sudeste. Há risco de tempestades e de chuvas de até forte intensidade. INMET emitiu avisos de risco moderado.
Um novo estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores revelou que as temperaturas extremas influenciam a distribuição geográfica global de espécies animais. E como isso acontece?
Com o sucesso da missão lunar Chandrayaan-3 este ano, a agência espacial indiana já está planejando a missão Chandrayaan-4, que tem como objetivo trazer um pedaço da Lua para a Terra.
Um novo estudo publicado recentemente na Nature Communications sugere que o buraco na camada de ozônio pode não estar se recuperando, como os cientistas acreditavam, e sim estar ficando maior!
Vários locais da cidade de Gramado apareceram com imensas rachaduras no chão, o que provocou a evacuação de famílias inteiras. Ainda não se sabe a causa exata, mas acredita-se que sejam as fortes chuvas dos últimos dias.
A atuação de uma massa de ar frio proporcionou dias de tempo mais firme em boa parte da Região Sul. Nesta semana, as chuvas intensas e as tempestades severas retornam para os estados do Sul do Brasil.
Mudança de padrão começou e chuvas passaram a se concentrar mais no centro-norte do Brasil, com risco de tempestades para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e até mesmo no Nordeste.
Um estudo recente identificou que todo o Hemisfério Norte sofreu uma deterioração da qualidade do ar, como resultado dos incêndios florestais recordes que ocorreram no Canadá este ano.
Um passo mais próximo da colonização de Marte: um robô de inteligência artificial conseguiu criar oxigênio a partir de pedaços de meteoritos vindos do planeta vermelho. Contamos mais aqui!
Um novo estudo identificou que as recentes fumaças de queimadas vindas da Amazônia e do Pantanal aumentaram em mais de 1000% a concentração de gás carbônico na região da Grande São Paulo.
A atuação de sistemas de precipitação na Região Sul combinada com as temperaturas elevadas traz um elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades severas. INMET já emitiu avisos. Confira os detalhes da previsão.
Um novo estudo identificou um recuo acelerado das geleiras periféricas em toda a Groenlândia no século 21, o dobro do registrado no século 20, indicando uma transição para um novo e rápido estado de degradação.
Um novo episódio extremo de precipitação ameaça a Região Sul nos próximos dias. Tempestade severas e chuvas intensas começam neste fim de semana e se estendem até o início da próxima semana. Os acumulados podem chegar aos 300 mm!