Pesquisadores identificaram mais de 20 sítios arqueológicos até então não identificados do período pré-colombiano na Amazônia, e preveem que mais de 10.000 ainda estão à espera de serem descobertos.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1429 artigosArtigos de Tiago Robles
Sem trégua! A partir da próxima quarta-feira, 11, um novo evento de chuvas intensas e tempestades vai atingir o Sul e o Sudeste. O tempo instável se mantém ao longo do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Confira os detalhes.
A segunda-feira será com risco de chuvas volumosas e tempestades no Sudeste. INMET emitiu avisos de “Risco Extremo” de acumulado de chuva e “Risco Significativo” de tempestades. Confira aqui os detalhes da previsão.
Alerta meteorológico confirmado: chuvas intensas e tempestades atingem boa parte da Região Sul e já provocam muitos transtornos, como no estado de Santa Catarina. Há alerta de volumes muito elevados nas próximas horas.
Um projeto idealizado por uma empresa alemã e outra ucraniana pretende transformar Chernobyl em um grande parque eólico, para fornecer eletricidade a cerca de 800 mil residências em Kiev e região.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (WMO), a Terra acaba de ter o setembro mais quente da história, ficando neste ano 0,93°C acima da média global de todos os setembros entre 1991-2020.
A Amazônia está enfrentando uma das piores secas da sua história. Várias pessoas estão sendo afetadas, e agora até os animais. Vários botos-cor-de-rosa, um animal emblemático da região, foram encontrados mortos em um lago.
Uma mudança de padrão proporcionou o aumento da umidade em boa parte do Brasil, com chuvas e tempestades atingindo o Centro-Oeste, o Norte, o Sudeste e o Sul. Esse padrão continua com chuvas mais volumosas. Confira os detalhes aqui.
Pesquisadores dizem que este é o primeiro caso relatado desse tipo, fornecendo um raro exemplo de um patógeno que aparentemente está dando um enorme salto através de reinos inteiros.
A NASA divulgou recentemente uma imagem completa de uma cratera permanentemente sombreada no lado escuro da Lua, gerada a partir de inúmeras fotos de duas câmeras em sondas espaciais.
A tartaruga foi achada morta na Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo. Em seu estômago foram encontrados restos de uma máscara descartável. É a primeira vez que encontram esse material em um animal.
A mudança de padrão chegou com a quebra do bloqueio atmosférico, que possibilita o aumento da umidade no centro-norte do Brasil. Chuvas na forma de pancadas e tempestades atingem o Sudeste, o Centro-Oeste e a Região Norte.
O tempo instável continua na Região Sul e o risco de chuvas intensas e de tempo severo aumenta para os três estados. Os acumulados de em 48 horas podem passar muito dos 200 mm.
Cientistas encontraram um novo tipo de vírus bacteriófago a quase 9 mil metros de profundidade na Fossa das Marianas, o local mais profundo dos oceanos, que fica no Pacífico. Veja os detalhes aqui.
O primeiro fim de semana da primavera será sob um cenário extremo! O calor histórico extremo continua, com umidade a nível de deserto! Além disso, a Região Sul possui alertas para o risco de tempo severo.
Os dois fenômenos de aquecimento que estão acontecendo simultaneamente nas águas do oceano Pacífico e do Atlântico inibem a formação de chuvas sobre a Amazônia. O resultado é um agravamento das condições secas na região.
Em um estudo recente, pesquisadores desenvolveram uma bactéria modificada geneticamente para ser capaz de decompor o lixo plástico presente em águas salgadas.
Alerta de onda de calor! A transição do inverno para a primavera será marcada por uma onda de calor que pode proporcionar temperaturas de mais de 40°C em boa parte do Brasil. Confira aqui os detalhes da tendência.
Os últimos dias do inverno serão marcados pela mudança do tempo em boa parte do Sul do Brasil, com risco de tempestade e chuvas intensas. Novamente o Rio Grande do Sul recebe os maiores volumes, mais de 100 mm.
Cientistas fazem um alerta para um problema que está causando rachaduras enormes no solo em todo o sudoeste dos Estados Unidos. Mas o que está por trás disso? Descubra aqui.