Uma massa de ar polar vai trazer o frio intenso de inverno para parte do centro-sul do Brasil na próxima semana. A tendência dos modelos mostra potencial de neve na Região Sul.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1429 artigosArtigos de Tiago Robles
Paleoantropólogos americanos encuentran marcas de cortes em um antiguo fóssil humano guardado em um museu, o que evidencia que este seja o caso mais antigo de canibalismo, há 1 milhão de anos atrás.
Após sete anos sem sua atuação, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) declarou nesta terça-feira o início das condições de El Niño no Pacífico tropical. O fenômeno retorna podendo gerar recordes de temperatura em todo o planeta.
A tendência vai mudar! As chuvas vão aumentar na Região Sul nos próximos dias e a primeira quinzena de julho será marcada pela formação de 2 ciclones extratropicais. Confira as primeiras impressões.
O megalodonte, o maior tubarão que já existiu, extinto há 3,6 milhões de anos, tinha uma característica diferente de outras criaturas marinhas, o que pode ter levado à sua extinção. Saiba do que se trata aqui.
No início desta semana, a massa de ar frio continua influenciando boa parte do centro-sul do Brasil. Agora, o ar gelado se espalha pelo leste do Nordeste. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Neste fim de semana, a massa de ar frio avança e afeta as regiões Sul e Sudeste. Esse mesmo sistema pode favorecer as chuvas de forma costeira. No início da próxima semana, o ar frio chega ao Nordeste.
Trata-se da Caverna dos Cristais, que fica a 300 metros abaixo do solo, no Estado mexicano de Chihuahua. Ela é muito quente e úmida, e é considerada um dos locais mais perigosos do mundo. Saiba o porquê aqui.
Uma equipe de arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México descobriu uma antiga cidade maia em uma floresta da reserva ecológica de Balamkú, no Estado mexicano de Campeche.
Em um novo estudo, um paleontologista descreve uma nova espécie de baleia dentada que existiu há cerca de 28 milhões de anos atrás no Pacífico Norte e que pode ser o ancestral dos golfinhos de hoje. Saiba mais aqui!
Estudo recente realizado uma equipe de cientistas conseguiu registrar o eco emitido por um buraco negro no centro da Via Láctea há cerca de 200 anos atrás, ou 30 mil anos-luz da Terra. Ouça aqui!
Houve mudanças na previsão para a última semana de junho! As chuvas diminuíram e não há mais ciclone extratropical atingindo as regiões Sul e Sudeste. No entanto, uma frente fria e massa de ar frio vão atuar!
O padrão mais seco e quente continua nos próximos dias em boa parte do Brasil. Sem chuva e com temperaturas acima da média do período, o INMET traz alertas para baixa umidade do ar. Confira as regiões em alerta.
Uma pesquisa recente mostra que os furacões nos oceanos empurram o calor para mais fundo do que se imaginava, aumentando o aquecimento das águas profundas a longo prazo.
Após a atuação de uma frente fria no Sul do Brasil até está sexta-feira, uma massa de ar mais quente se espalha pelo Brasil. Temperaturas em torno de 30° podem ser registradas até mesmo na Região Sul.
Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) encontrou uma alternativa sustentável para o isopor: painéis isolantes feitos a partir de folhas de buritizeiro da Amazônia.
Milhares de toneladas de roupas usadas vindas da Europa, Ásia e América do Norte são descartadas anualmente no deserto do Atacama, no Chile. O volume do “lixão” é tão grande que já pode ser visto do espaço.
Em um novo estudo, cientistas afirmam ter detectado a presença de fósforo em Enceladus, uma das luas de Saturno. A descoberta levanta a possibilidade de existência de vida extraterrestre no satélite gelado.
A semana será marcada pela atuação da massa de ar polar e também pela formação e atuação de uma frente fria no centro-sul do Brasil. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.
Em se trata de longevidade, o Japão no está topo da lista dos países com a maior expectativa de vida do mundo. Um factor importante que contribui para isso é a alimentação saudável dos japoneses. Nesse sentido, quais comidas eles evitam fortemente para ter uma vida longa?