Em um novo estudo, cientistas sugerem como o cérebro de uma pessoa pode reproduzir memórias conscientes mesmo depois que o coração parar de bater. Eles identificaram um aumento de ondas cerebrais associadas à consciência.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1429 artigosArtigos de Tiago Robles
A próxima semana vai começar o avanço de uma massa de ar frio e trazer de volta o frio para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira aqui as primeiras impressões da previsão.
Um novo estudo realizado por pesquisadores brasileiros identificou que a interação entre abelhas e plantas na Amazônia oriental pode ajudar a restaurar as áreas desmatadas das florestas. Saiba como aqui.
O processo de formação de um ciclone extratropical traz riscos de tempestades e potencial para chuvas volumosas que podem acumular mais de 100 mm em parte da Região Sul. Confira os detalhes da previsão.
Em um clima misterioso, o subsolo de uma Universidade na Dinamarca estaria guardando uma coleção de mais de 9 mil cérebros humanos ao longo de muitos anos. É verdade essa história? Contamos tudo aqui.
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul no início desta semana e fica estacionária sobre o estado provocando chuvas até por volta de meados da semana. Há alerta de tempestades e potencial para queda de granizo.
O mês de maio já está entre nós e já podemos ter uma noção do seu padrão climático e determinar as condições climáticas semanais mais prováveis. O que o modelo de confiança da Meteored está prevendo?
A água é um item essencial para a nossa sobrevivência. Vários fatores fazem do seu fornecimento um grande desafio, o que acaba deixando boa parte da população global sem acesso a ela. Agora, um novo dispositivo foi criado para limpar água contaminada usando apenas a luz solar.
A primeira semana de maio será marcada pelo tempo firme e pelo aumento das temperaturas pelo Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Confira os mapas de previsão e o meteorológico que está provocando isso.
Desde cidades flutuantes até parques alagáveis: várias regiões vulneráveis estão procurando formas de se adaptar ao aumento de inundações e enchentes, uma consequência clara das mudanças climáticas.
As primeiras percepções de curto prazo mostram a possibilidade de atuação de um sistema frontal no centro-sul do Brasil durante o próximo feriado, que acontece em 1º de maio. Confira aqui a análise da tendência.
Frente fria e ventos de leste continuam contribuindo para o tempo instável no leste do Nordeste. Na porção norte, a ZCIT favorece as chuvas em toda a sua extensão. Confira aqui os detalhes da previsão.
Na próxima semana, mais uma frente fria e massa de ar frio vão atuar no Brasil, proporcionando mais um episódio de chuvas no centro-sul e de queda das temperaturas. Saiba o que esperar deste próximo evento de chuva e de frio.
Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma frente fria e pela atuação da primeira massa de ar polar do ano. Esses sistemas continuam atuando ao longo do fim de semana e contamos aqui o que esperar.
Um estudo recente analisou os eventos de perda da cor verde em florestas da Europa durante os últimos 21 anos (2002 a 2022). Os autores identificaram anomalias de temperatura e precipitação como precursoras dos eventos, com o maior impacto observado no ano de 2022.
A primeira massa de ar polar do ano avança nessa semana e influenciará o Feriado de Tiradentes. O cenário mais recente mantém o avanço do ar frio até o Brasil Central, mas e quanto a intensidade? Há potencial para a ocorrência de geada?
Frente fria passa a atuar no centro-sul do Brasil e contribui para a ocorrência de chuvas intensas e elevado volume em parte do centro-sul do Brasil. Os acumulados até terça-feira podem ficar próximos dos 200 mm.
Cientistas detectaram um “canto” único vindo de baleias azuis na porção oeste do Oceano Índico, o que deu indícios de uma nova população que era desconhecida até alguns anos atrás. Esta descoberta foi fruto do trabalho de uma equipe de especialistas de vários países.
A primeira massa de ar polar do outono está prevista para a próxima semana e atuará durante o feriado de Tiradentes. Confira aqui as primeira impressões e se há chance de uma mudança drástica de cenário através da análise de fatores climáticos.
As últimas previsões dos principais modelos climáticos vêm apontando para a possibilidade de um fenômeno El Niño de forte intensidade. Qual é de fato esse potencial? E quando o fenômeno pode começar a influenciar o clima no Brasil.