O Rio Grande do Sul vem enfrentando um período de muita irregularidade da precipitação desde o mês de novembro. Os modelos trazem uma expectativa de mudança de padrão, mas o que de fato esperar? Confira a análise completa aqui.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
Chuvas continuam em boa parte do Brasil nos próximos dias, majoritariamente na forma de pancadas e temporais. A Região Sudeste espera os volumes mais elevados e o maior potencial para transtornos. Saiba mais sobre o tempo aqui.
Neste fim de semana, as temperaturas continuam elevadas e o risco de temporais aumenta no domingo nos três estados da Região Sul, com potencial para transtornos.
Na sexta-feira e sábado, o risco de chuvas intensas aumentou nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Há potencial de temporais e elevados volumes em pouco tempo. Mais de 150 podem acumular até sábado.
Para as próximas duas semanas de janeiro, o padrão de precipitação será diferente ao observado nos últimos dois meses de 2022 e mais semelhante à segunda semana de 2023: mais chuva no centro-sul e calor! Saiba mais detalhes aqui.
Nos próximos dias, chuvas de moderada a forte intensidade podem acumular mais de 100 mm no leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo somente no início desta semana.
Chuvas aumentam até o fim desta semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há potencial para eventos de chuva forte e tempestivos nas três regiões. Confira os detalhes e alertas da previsão do tempo para os próximos dias.
O ano de 2023 começou com a atuação de ZCAS, trazendo volumes já acima da média em várias localidades das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Estamos no período úmido, mas até quando vão as chuvas intensas e os temporais. Haverá alguma trégua nos próximos meses?
Chuvas de até forte intensidade continuam a atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste neste início de semana. Já no Sul, volta a chover de forma mais pontual mas atingindo os três estados da Região.
Muitas chuvas estão previstas para a Região Sudeste nos próximos dias. Com as chuvas realizadas, as que estão por acontecer, os acumulados podem chegar aos 200 mm até a próxima sexta-feira. Confira mais detalhes da previsão do tempo e os alertas.
Frente fria avança pela Região Sul nos próximos dias trazendo risco de chuvas intensas e de temporais nos três estados da Região Sul. Confira os alertas da previsão do tempo para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
A primeira semana de 2023 será marcada pelo avanço de uma frente fria e pela formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul. Devido às altas temperaturas, há a possibilidade de temporais e chuvas intensas.
O fenômeno La Niña ainda influencia o padrão climático de janeiro, mas o oceano Atlântico Sul será bastante determinante no padrão de distribuição das chuvas pelo Brasil. Será que as chuvas se mantêm por todo o país? Pode chover mais no centro-sul?
Uma ZCAS se formou durante esta última semana e continua atuando neste 31 de dezembro, trazendo alerta de temporais e de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste no Sudeste. No Sul e no Nordeste, em boa parte o tempo firme predomina.
No início da última semana do ano, as chuvas atingem todas as regiões do Brasil, com predomínio de tempo firme no Nordeste e destaque para os temporais e chuvas intensas que atingem o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte.
Após chuvas persistentes e volumosas no leste da Região Sul, dias mais estáveis predominam em boa parte dos três estados nos próximos dias. No entanto, no início da última semana de dezembro, uma frente fria traz risco de temporais.
Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuva intensa e transtornos em várias localidades do Sudeste e da Bahia. Até quando vai esse sistema e há previsão de mais chuva?
Aqui contamos quais as primeiras impressões para o fim de semana do Natal para todo o Brasil. Apesar das chuvas em boa parte do país, há regiões com previsão de tempo mais firme!
Nesta segunda-feira e terça-feira, chuvas volumosas deixam em alerta o leste do Paraná, de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Os volumes podem passar dos 100 mm em menos de 24 horas.
Nos próximos dias, o processo de formação de um ciclone extratropical traz potencial de chuvas intensas e elevado volume para a Região Sudeste, com acumulados que podem passar dos 100 mm em 48 horas. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.