Uma forte massa de ar polar traz potencial para muito frio, com risco para ocorrência de geadas na Região Sul e temperaturas muito baixas no Centro-Oeste e no Sudeste no início de novembro. O que está influenciando esse padrão atípico?
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
Nos próximos dias o calor se espalha pelo país, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que ainda não experimentaram em sua totalidade temperaturas acima de 30°C. No entanto, essa condição não deve durar muito.
Um padrão diferente de distribuição das chuvas será observado nos próximos dias, com a concentração da precipitação no centro-norte do país e redução no centro-sul. Há alerta de temporais e principalmente de chuvas volumosas e intensas na Região Nordeste.
O tempo instável não dá trégua no centro-sul do país. Mais chuva e volumes expressivos atingem a Região Sul no início da semana. Já para os dias seguintes, as chuvas e temporais se espalham pelo Centro-Oeste e Sudeste com a atuação de um ciclone extratropical e sua frente fria associada.
Fim de semana completo e de contraste! Boa parte do centro-norte do país com tempo firme e muito quente. Já no centro-sul, há calor, mas o frio também será destaque em parte da Região Sul, onde há alerta de mais chuva.
Enquanto que os sistema de chuvas ficam mais presos ao sul, entre a região Sul e os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o tempo firme e muito quente predomina sobre boa parte do centro-leste e norte do país, com máximas próximas dos 40°C.
O tempo volta a ficar instável em parte do centro-sul do país e há potencial para novos eventos de tempo severo. Chuvas volumosas e temporais trazem risco de transtornos para os estados da Região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o estado de São Paulo.
Sem trégua! Apesar do afastamento do ciclone extratropical e de sua frente fria associada, um novo sistema frontal traz potencial de chuvas intensas e temporais no domingo! Para o sábado o destaque fica para a atuação de uma massa de ar polar.
Uma frente fria associada ao ciclone extratropical, que irá se formar na Região Sul, deixa alertas de tempo severo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Trata-se de um sistema extenso e com potencial tempestivo.
Além das chuvas intensas e temporais na Região Sul, o ciclone extratropical contribui para a incursão de uma massa de ar frio pelo Sul e parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Saiba aqui o que esperar.
A primeira parte da semana será de tempo firme em toda a Região Sul, no entanto, a partir da quinta-feira há previsão de um intensa mudança devido ao processo de formação de um ciclone. Elevado potencial para temporais e chuvas intensas.
Frente fria se forma e contribui para a organização de umidade desde a Região Norte até o leste do Sudeste no início da semana. As chuvas ocorrem na forma de pancadas e não se descarta o potencial de temporais no Centro-Oeste e no Sudeste.
Massas de ar frio irão manter as temperaturas baixas em parte do centro-sul do país até os primeiros dias de outubro. O clima de inverno ainda será presente na Região Sul e em parte do Sudeste. Saiba mais detalhes aqui.
A última semana de setembro será extremamente chuvosa no centro-sul do Brasil. No entanto, as próximas 72 horas serão as mais intensas com destaques para os estados do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de São Paulo. O nosso modelo de confiança prevê acumulados muito acima dos 200 mm!
O mês de setembro termina com chuvas intensas e temporais em boa parte do Brasil, com maiores acumulados para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Confira aqui os detalhes da previsão e as regiões com alerta.
O fim de semana foi divido em tempo firme e instável, com ar polar atuando e chuvas voltando a ocorrer em boa parte do país, com risco de temporais e queda de granizo. Confira os alertas e destaque da previsão do tempo.
A primavera astronômica inicia nesta quinta-feira, 22 de setembro, e neste dia uma sistema frontal se forma no centro-sul do país, com alertas de chuvas intensas e temporais nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Posteriormente, o frio também é destaque, com duas massas de ar polar atuando no centro-sul.
A partir deste domingo, 18 de setembro, instabilidades voltam a atingir o centro-sul do Brasil, com alertas de temporais e chuvas intensas para a Região Sul e os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Confira aqui os detalhes da previsão e os alertas.
Neste fim de semana o tempo firme predomina em boa parte do Brasil. Chuvas isoladas ocorrem no Norte e uma frente fria atua no Nordeste. Chuvas litorâneas também ocorrem em parte do Sul e do Sudeste. No entanto, uma nova virada no tempo é destaque para o Rio Grande do Sul. Confira os detalhes aqui.
Chuvas voltam a ocorrer no centro-sul do Brasil e deixam alertas para a forte intensidade e elevado volume para parte da Região Sul e estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Os acumulados podem passar dos 100 mm no início da semana.