Um novo sistema frontal de forma e avança pela Região Sul trazendo potencial para intensos temporais nos três estados. O contraste térmico é o maior causador do risco de tempo severo.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
A primavera climatológica começou, representando a transição do período seco para o úmido em boa parte do país. Quais as expectativas para o período do retorno das chuvas para o Brasil Central? A Região Sul vai secar? Quais os fatores climáticos? Saiba tudo aqui!
Massa de ar polar se afasta e as temperaturas sobem ao longo da semana. No entanto, no seu início o frio entre o fim do dia e o início da manhã será presente em parte do centro-sul. Já no restante da semana e o calor de mais 30°C se espalha até o Rio Grande do Sul.
Chuvas voltam a ocorrer no centro-sul do Brasil no início desta semana, com precipitação de até forte intensidade e potencial para temporais. Confira aqui os detalhes e alertas para a Região Sul e estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Neste fim de semana a massa de ar polar avança pelo centro-sul intensificando a sensação de frio em toda a Região Sul e parte do Sudeste. Além do frio, a ocorrência de chuva nessas regiões também é destaque.
Período típico de inverno! Mais uma frente fria e massa de ar polar avançam pelo centro-sul do Brasil no fim desta semana influenciando o tempo principalmente na Região Sul e no leste do Sudeste. Confira aqui os detalhes desta previsão.
Massa de ar polar derruba as temperaturas na Região Sul e na porção mais leste do Sudeste e do Nordeste, com frente fria também atuando no leste nordestino. Geadas e temperaturas muito baixas são os destaques para este fim de agosto.
Frente fria avança pela Região Sul neste fim de semana e chega ao Sudeste entre o domingo e a segunda-feira. Há alerta de chuva forte para o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. Massa de ar polar também traz forte queda das temperaturas. Confira os detalhes da previsão.
Frente fria avança pela Região Sul e contribui para pancadas de chuvas que podem ocorrer na forma de temporais. Além disso, uma massa de ar que derruba as temperaturas e traz potencial para a ocorrência de geadas.
Nos próximos dias as temperaturas mantêm a tendência de aumento e o calor se espalha pelo centro-sul. No entanto, essa condição não dura muito e uma massa de ar volta a provocar bastante frio. Confira os detalhes da previsão.
Após uma trégua nas chuvas, com tempo firme predominando em praticamente todo o país, um novo sistema frontal avança pelo centro-sul do país no fim de agosto. A frente fria influencia as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Mesmo com o seu deslocamento para o oceano, a massa de ar polar, que é uma alta pressão, ainda irá influenciar as condições do tempo em boa parte do país. O frio reduz, mas continua, e o tempo fica instável em parte da do leste do país. Confira os detalhes.
Massa de ar polar continua atuando em parte do centro-sul do país neste fim de semana contribuindo para a manutenção do frio. Já no leste do Nordeste a frente fria que provocou temporais no Sul passa a atuar. Confira os detalhes da previsão do tempo.
O La Niña está presente desde o segundo semestre de 2021 e foi responsável por um período muito irregular até fevereiro de 2022. Mesmo com a sua presença desde março, somente julho apresentou chuvas abaixo da média. Qual a razão disso? Explicamos aqui.
Uma intensa massa de ar polar avança no fim desta semana e traz potencial para forte queda das temperaturas em boa parte do país. Além disso, há o processo de formação de um ciclone extratropical. Mas será como o anterior? Saiba aqui.
A semana começa com o avanço de uma frente fria pela Região Sul e chega até os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Há risco potencial de temporais e chuvas intensas. Além disso, uma massa de ar frio volta a derrubar as temperaturas.
Neste fim de semana o tempo firme predomina durante boa parte do tempo em boa parte do país. No entanto, uma região de cavado se forma e inicia uma mudança do tempo risco de temporais na Região Sul.
Após a atuação do ciclone extratropical, que provocou chuvas e ventos intensos nas regiões Sul e Sudeste, duas frentes frias atuam na próxima semana e trazem mais chuva para o centro-sul do país.
As temperaturas já se encontram baixas na Região Sul e nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul. No entanto, uma nova massa de ar polar intensifica o frio e consegue espalhar o ar gelado pelo país. Saiba aqui o que esperar.
A próxima semana será bastante agitada com o processo de formação de um ciclone extratropical, que traz potencial para chuvas volumosas e ventos intensos. Além disso, o sistema contribui para impulsionar o ar frio por boa parte do Brasil.