A quebra do bloqueio atmosférico traz expectativas do retorno das chuvas para o centro-sul do país e arrefecimento das temperaturas. Quando deve ocorrer essa mudança? Há expectativa de chuvas volumosas no Sul?
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
Já nesta semana uma quebra do padrão de distribuição das chuvas será observado, com uma trégua de precipitação constante sobre boa parte do país. No entanto, chuvas intensas devem ocorrer nos extremos norte e sul.
Uma excepcional e pouco comum onda de calor irá atingir o cone sul da América do Sul, com máximas passando facilmente dos 40°C em parte da Região Sul. No entanto, nos dias seguintes chega às regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Mais chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste! Nos próximos dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável e a precipitação constante em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Nos próximos dias o canal de umidade se organiza melhor sobre o centro-leste do país, proporcionando chuvas mais abrangentes no Sudeste. Além disso, uma massa de ar mais frio contribui para um período de alívio do calor em parte do Sul e também do Sudeste.
Neste mês de janeiro, mesmo sob influência do fenômeno La Niña, será observado uma mudança na distribuição da precipitação, o que traz esperança para a Região Sul. Saiba também o que é esperado para o restante do país.
O que tudo indica é que a primeira semana de janeiro deve manter o tempo instável em boa parte do país, com formação de ZCAS próximo da sua posição climatológica e com a atuação de um ciclone subtropical. Confira aqui a tendência.
O canal de umidade passa a atuar mais para o sul e os volumes mais elevados se concentram em boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Confira os destaques e alertas para os próximos dias.
Os últimos dias de 2021 prometem ser muito quente em parte do centro-sul do país, especialmente nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, onde as máximas podem ficar em torno dos 40°C.
Confira a atualização da previsão do Natal para o Brasil! Nos próximos dias teremos regiões com temperaturas amenas, com muito calor e alerta de chuvas volumosas.
O processo de formação de um ciclone extratropical e sua frente fria traz de volta o risco de tempestade para parte das regiões Sul e Sudeste. Confira os detalhes.
A partir do próximo fim de semana há a previsão de retorno da precipitação extrema no centro-norte do país com elevado potencial para transtornos, principalmente na Região Nordeste. Confira a tendência é a razão do retorno das chuvas.
Mudança de padrão proporciona o retorno das chuvas para o Brasil Central contemplando toda a Região Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. Há potencial de volumes elevados e para a ocorrência de temporais. Chuvas também atingem a Região Sul. Confira a previsão.
Neste fim de semana o calor volta a ser destaque na faixa leste das regiões Sul e Sudeste no fim de semana. Além disso, pancadas voltam a ocorrer em todo o Centro-Oeste e as chuvas diminuem no Nordeste. Confira os detalhes.
A formação de um ciclone contribui para o estabelecimento da umidade no centro-norte do país e para a formação de ZCAS. Alerta de chuvas volumosas com potencial para alagamentos e deslizamentos no Espírito Santo, norte de Minas Gerais e no sul da Bahia.
A formação de um ciclone contribui para a organização da umidade no centro-norte do país e para chuvas volumosas. Uma curiosidade seria a possibilidade de características subtropicais do ciclone. Confira!
O vulcão Monte Semeru entrou em erupção provocando pânico e imagens impressionantes de uma gigantesca coluna de fumaça e cinzas. Confira as últimas informações e o compilados das primeiras imagens.
Nos próximos dias o padrão de distribuição da precipitação se mantém praticamente o mesmo, com chuva na porção centro-norte do país, sendo mais intensas no Nordeste. No entanto, pancadas isoladas voltam a ocorrer na Região Sul. Confira os detalhes.
A partir desta terça-feira (30), as chuvas aumentam no centro-norte do país. Há alerta para tempestades e chuvas expressivas com potencial para transtornos no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
No último sábado, dia 28, um forte temporal atingiu a cidade de Eunápolis na Bahia, provocando muitos estragos. As impressionantes imagens mostram o grau de destruição e a reação dos moradores.